Negócios em Pauta 17 a 19/04/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 16 de abril de 2021

A – SP cria fase de transição e libera comércio no fim de semana

Depois de mais de um mês com proibição de funcionamento de atividades não essenciais por causa do aumento da gravidade da pandemia do novo coronavírus, o governo de São Paulo decidiu agora liberar o comércio e os serviços no estado, numa nova fase que foi chamada de transição e que foi estabelecida entre as fases Vermelha e Laranja do Plano São Paulo. Essa liberação, no entanto, será gradual.

Na primeira semana, entre os próximos dias 18 e 23, as atividades comerciais serão permitidas, mas só poderão funcionar com capacidade limitada a 25% e entre as 11h e 19h. A ideia do governo paulista é evitar que o comércio abra no mesmo horário de pico do transporte público e que o funcionamento não ultrapasse o horário do toque de recolher, estabelecido entre as 20h e 5h e que continuará valendo em todo o estado. Já na semana seguinte, entre os dias 24 e 30, além das atividades comerciais, também serão liberadas as atividades do setor de serviços.

Com isso, restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, atividades culturais e academias poderão reabrir. Com exceção das academias, o horário de funcionamento também será das 11h as 19h. Já as academias poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h. O limite para todas essas atividades é de 25% de sua capacidade. Parques e clubes também serão reabertos nessa etapa, informou o governo. Já bares continuam proibidos nessa fase de transição.

B – Empresas Familiares

A FGV Educação Executiva promove na terça-feira (20), um webinar sobre valoração de negócios familiares, com a participação do sócio-fundador da Arpoador Capital, Augusto Sales, especializado em negócios, fusões, aquisições e joint venture. O mercado brasileiro de compra e venda de empresas está aquecido com as operações de fusões e aquisições (M&A) batendo recordes sucessivos. Segundo PwC Brasil, de janeiro a novembro de 2020, foram 909 transações, representando um crescimento de 14% comparado ao mesmo período do ano anterior. O evento, aberto ao público tem como moderadores o coordenador dos cursos de Formação Executiva em Finanças da FGV, Diego Ozorio, e o sócio da Arpoador Capital, Marcus Teixeira. Quanto vale o seu negócio? Como preparar um negócio familiar para venda? Horário: 14h. Inscrição: (https://evento.fgv.br/negociofamiliar).

C – Graduação Presencial

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) publicou a lista (https://bit.ly/3acpLrV) dos candidatos convocados na primeira chamada para ingresso nos cursos de graduação presenciais, por meio do SiSU. Os convocados deverão requerer a matrícula entre os próximos dias 19 e 23, e enviar a documentação para as comissões, de acordo com a modalidade escolhida no momento da inscrição pelo SiSU. Para efetuar o requerimento de matrícula no formato remoto, o candidato deve atentar-se às orientações presentes na folha de rosto da publicação de convocação. Os requerimentos devem ser feitos em (https://sistemas.ufscar.br/siga/candidato/login.xhtml) e exigem do candidato o acesso ao e-mail cadastrado no momento das inscrições do Enem e do SiSU.

D – Design & Negócio

Com foco na apresentação de inovações que surgiram durante o cenário da pandemia, o festival online ‘A Hora do Café: Design & Negócio em debate’ promete trazer rico conteúdo criativo para o setor. Com apresentação de Márcia Croce, atuante no segmento de joias, bijuterias e folheados o formato dinâmico do projeto estimula os participantes a terem reflexões e provocações do que o período pós-pandemia vai exigir de cada um de nós, o que é destacado pela profissional. A ideia é que, tanto no âmbito acadêmico como profissional, o Webinar possibilite um momento de transformações e muito aprendizado, que serão úteis para trilhar novos caminhos em 2021. Com foco na cadeia produtiva de joias, o evento online nos próximos dias 27, 28 e 29, trata reflexões e discussões sobre tendência, processo criativo e estratégia pós-pandemia. Para se inscrever, acesse: (http://ahoradocafeoficial.com.br/).

E – Vagas de Trabalho

A Estrela10, um dos maiores sites de vendas do Brasil, acaba de abrir 21 postos de trabalho em diferentes áreas. São cinco posições para desenvolvedor web, quatro vagas par analista comercial, dez vagas para suporte ao cliente e duas vagas para estágio em Direito. As contratações são para trabalhar na Cidade de Marechal Rondon (PR). A única exceção são as posições de desenvolvedor, que contam com a possibilidade de trabalho 100% remoto. Para este cargo, a empresa solicita conhecimentos em POO e MVC, banco de dados relacional (SQL), HTML, CSS, Javascript, GIT, desenvolvimento ágil e boas práticas, além de bom relacionamento interpessoal, facilidade de trabalhar em equipe e agilidade na execução das demandas. Todos os currículos devem ser enviados para ([email protected]).

F – Consumo de Chocolate

Em 2020, a taxa de penetração da categoria de Chocolates cresceu 1,5% com relação ao ano anterior, atingindo 82,6% dos lares brasileiros, segundo pesquisa encomendada pela Abicab e realizada pelo Instituto Kantar. A frequência de compra cresceu 9,3% no período, aumentando de 7,5 para 8,2 a quantidade de vezes em que o brasileiro foi aos pontos de vendas nos últimos doze meses. Bom resultado também para o faturamento do setor de chocolates que apresentou um incremento de 2,4% em comparação com o ano anterior, representando um montante superior a R$ 11 bilhões, valor estipulado pelo consumo doméstico. Na divisão por segmentos, Bombom permanece representando o maior volume com quase 134 mil em toneladas, seguido por Tablete que apresentou um aumento de 4,42%, em relação a 2019, e alcançou um volume de aproximadamente 86 mil toneladas em 2020.

G – Jogos Digitais

Mais um golaço para a indústria brasileira de jogos digitais! O game brasileiro de tower defense Skydome será lançado na Europa Ocidental e América do Norte pela gamigo group, publisher alemã que já publicou mais de 30 MMOs (Massively Multiplayer Online Game) e mais de 500 jogos casuais pelo mundo. Skydome é publicado no Brasil pela Nomad EGL, empresa criada pela desenvolvedora Kinship e a agência de marketing esportivo e entretenimento Octagon Brasil, e está disponível de graça no país nas plataformas Steam e Nuuvem.”Skydome é um jogo genuinamente nacional, mas nossa ideia sempre foi publicá-lo em outros países”, conta João Gava, cofundador da Kinship e CEO da Nomad EGL.

H – Segmento de Mortadelas

Perdigão, presente na mesa das famílias brasileiras há mais de 80 anos, registrou resultados positivos no segmento de mortadelas. A marca atingiu 41,6% de market share valor em 2020, assegurando a liderança isolada na categoria, segundo levantamento feito pela Nielsen, que confirma a estratégia assertiva de Perdigão. A submarca Premium OURO, carro chefe da marca nas categorias de frios e embutidos, conhecida por seu sabor inconfundível e pela sua defumação natural, também consolidou sua liderança no segmento, com 25,9% de market share valor. Ainda em 2020, além da Mortadela OURO Tradicional, Perdigão passou a oferecer mais duas versões do produto: ervas finas e azeitona verde.

I – Segurança Pneumática

Com o foco em auxiliar técnicos, engenheiros e projetista na área de elétrica a compreenderem as novas tecnologias na área de segurança hidráulica e pneumática, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), preparou curso no próximo dia 23, das 9h às 17h.
Neste treinamento, Sidney Esteves Peinado, Diretor Técnico da Fast Solution e com 40 anos de experiência na área de engenharia elétrica e automação, apresentará tópicos como introdução básica à hidráulica/pneumática; verificação dos requisitos de segurança às normas ISO 4413 e ISO 4414; requisitos de segurança funcional em conformidade com a norma ISO 13849; arquiteturas de ligação; nível de desempenho requerido; e cálculo e verificação do nível de desempenho avançado. Mais informações e inscrições (http://bit.ly/curso-nr12-pneumatica-hidraulica).

J – Vagas em Tecnologia

A Knewin, maior PRTech da América latina, anuncia mais de 20 vagas nas áreas de tecnologia. As oportunidades são para desenvolvedores Java, C# e PHP com conhecimento em inteligência artificial, especificamente em machine learning e P.O.s (Product Owner). Com sede em Florianópolis, adaptou o processo seletivo e a imersão dos recém-contratados e todo o período de trabalho para o modelo remoto. Os colaboradores poderão atuar em home-office e qualquer pessoa do Brasil poderá se candidatar às vagas. A Knewin, que completa dez anos de atuação em 2021, é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países. Para realizar a inscrição o candidato precisa entrar no link: (https://knewin.gupy.io/)

K – Varejo e Indústria

A Souk é um marketplace que conecta as indústrias aos varejistas. Na plataforma, as negociações acontecem em um modelo de leilão, com a atribuição de valor feita pelos compradores. Já são mais de 22 mil varejistas cadastrados e um portfólio que inclui indústrias como Seara, Tirolez, Nestlé DPA e Massa Leve. Atualmente, a Souk comercializa 2,5 mil toneladas de produtos por mês com um ticket médio de R$ 2 mil. Criado em 2018, o marketplace tinha como objetivo inicial agilizar o escoamento de produtos próximos ao vencimento. Porém, a plataforma foi além, promovendo uma mudança de paradigma no modelo de negócios de distribuição e venda de produtos, ampliando a oferta para itens com validade regular. Saiba mais em: (www.souk.com.br).