Negócios em Pauta 17/12/2015

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A – Profissionais da Contabilidade

O plenário do Conselho Federal de Contabilidade aprovou alterações na Norma Brasileira de Contabilidade PG 12, que trata da Educação Profissional Continuada, obrigatória para os profissionais da contabilidade que têm registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), e, a partir do próximo mês, será obrigatória também para os responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis e profissionais que exerçam função de gerência ou chefia no processo de elaboração dessas demonstrações em empresas sujeitas a contratação de auditoria independente. Mais informações no site (www.cfc.org.br).

B – Volta ao Mundo

Azamara Club Cruises®, companhia boutique do grupo Royal Caribbean, acaba de anunciar seus roteiros de 2018. A empresa vai oferecer 69 saídas em 228 portos – incluindo 30 novas escalas – em um total de 64 países. A companhia voltará a navegar na Austrália e Nova Zelândia, além de atracar em portos menores onde os grandes navios não têm acesso. A companhia também irá introduzir o cruzeiro inédito de volta ao mundo, que levará os hóspedes para uma viagem ao redor do mundo em 102 dias, visitando 61 portos em 29 países, com início no dia 8 de abril de 2018 em Sydney, Austrália, e com término no dia 17 de junho em Londres, Inglaterra. Mais informações sobre os roteiros, acesse (www.azamaraclubcruises.com).

C – Shopping dos Noivos

Atenta às necessidades dos casais que buscam cada vez mais praticidade durante os preparativos da cerimônia de casamento, a plataforma Lejour, que integra aplicativo, rede social e lista de presentes, anuncia o lançamento do primeiro marketplace no nicho de casamento. O serviço – espécie de shopping virtual com fornecedores do segmento – reúne mais de 30 categorias, entre lojas de vestidos de noiva, roupas para noivo, decoração & cenografia, espaços de eventos, fotografia & filmagem, assessoria, convites, buffet & bar e Destination Wedding (casamentos realizados fora da cidade ou país de residência). Outras informações em (www.lejour.com.br).

D – Investimento em Franquia

O Grupo Bittencourt considera que investir em franquias é uma boa tendência de investimento. Além de ser uma das melhores opções para o empreendedor iniciante, aquele que vai abrir um negócio pela primeira vez e que detém pouca ou nenhuma experiência em empreender. Ao abrir uma franquia ele conta com o suporte da franqueadora, portanto terá muito mais chances de obter sucesso com o negócio. As estatísticas sobre mortalidade dos negócios independentes x os negócios de franquias comprovam isso. A recomendação é de que se faça um bom plano de negócios considerando o capital que tem para investir. Saiba mais em (www.bittencourtconsultoria.com.br).

E – Sessões Especiais

O sucesso do CineMaterna é unânime entre as mães, que não dispensam elogios à iniciativa. Por conta disso, o processo de expansão das atividades da ONG, pioneira em sessões de cinema amigáveis para mães e bebês de até 18 meses, se dá em ritmo avançado. Em 2015, a rede chegou a 31 novas salas de cinema, em seis novas cidades, atraindo, somente nestas novas sessões, mais de cinco mil adultos e 3.400 bebês. De janeiro a novembro de 2015, quase 45 mil adultos e 27 mil bebês estiveram presentes em 90 salas de cinema de 41 cidades, em 16 estados – um crescimento de 40% em relação ao ano anterior. Saiba mais em (www.cinematerna.org.br).

F – Prestadores de Serviço

Com a recessão econômica, várias empresas estão reduzindo seus custos fixos e apostando nos freelancers, ao mesmo tempo em que o desemprego aumenta e muitos procuram recolocação profissional ou uma renda extra. A Hora Extra (www.hextra.com.br) é uma plataforma que se encaixa perfeitamente nesse cenário, colocando em contato companhias e prestadores de serviço e utilizando um modelo que reduz em até 80% as ausências destes. A dinâmica é simples: as empresas anunciam o que precisam, os profissionais que se encaixam nos pré-requisitos são avisados e se candidatam.

G – Dentro do Estado

Os paulistanos valorizam o estado que vivem e pretendem conhecer cada vez mais cidades vizinhas nas próximas viagens. O Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo, revelou que 45,1% dos moradores da capital paulista vão viajar dentro do estado, um crescimento de 28,1% em relação a novembro de 2014. Para viagens curtas, o meio de transporte escolhido foi o carro, com 46,8% das citações. Em comparação com o número registrado no mesmo período do ano interior, houve um crescimento de 50%.

H – Era das Videoconferências

O IDC divulgou uma pesquisa que apontou o crescimento da adoção das tecnologias de conferência e telepresença no mundo. Só no segundo trimestre de 2015, as vendas desta tecnologia aumentaram 21%. Os sistemas de telepresença ficaram conhecidos em uma época anterior de crise, na qual os executivos tiveram que trocar suas viagens a negócios por salas imersivas, de alta tecnologia, que praticamente os transportavam para onde tinham que estar, sem o jet lag. Hoje, os custos com banda larga diminuíram significativamente e as empresas passaram a contar com soluções mais custo-eficientes tecnologicamente. Saiba mais em (www.netglobe.com.br).

I – Zona de Classificação

A paulista Victoria Lovelady melhorou 20 posições no ranking mundial feminino de golfe profissional divulgado na segunda-feira (14). Agora, ela é a 512ª melhor golfista do mundo, e segue na zona de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Victoria passou o corte do Omega Dubai Ladies Masters, etapa final do Ladies European Tour que aconteceu no Emirates Golf Club, em Dubai. Ela terminou em 48º lugar, o que lhe rendeu pontos para o ranking mundial. Victoria somou 293 tacadas, com parciais de 74/73/75/71. Outras informações em (www.cbg.com.br).

J – Franquia de Teatro

Existem algumas franquias que podem ser uma opção rentável como é o caso da Fun Science Ciência Divertida. Trata-se de uma empresa líder em atividades teatrais interativas para crianças entre 4 e 17 anos, que conta com mais de 146 escritórios distribuídos por 37 países e funciona no formato Home Based. Quem compra uma franquia da Ciência Divertida passa a comercializar peças de teatro interativo e oficinas temáticas com know how da marca, direito de imagem, além dos roteiros dos espetáculos. São sete temas centrais: Ciência, Meio Ambiente, Nutrição, Astronomia, Saúde e Prevenção, Robótica e Incentivo à leitura, que ao todo somam mais de 120 roteiros diferentes. Outras informações em (www.cienciadivertidabrasil.com.br)

K – Clássico de Madrid

Oito brasileiros poderão assistir a partida entre Real Madrid e Atlético de Madri, um dos clássicos do futebol europeu no Estádio Santiago Bernabéu. A Netshoes e a adidas levarão quatro consumidores, e um acompanhante para esse jogo, válido pelo Campeonato Espanhol e que ocorre no dia 28 de fevereiro. Para compras de produtos de futebol adidas a partir de R$299,00 na (www.netshoes.com.br) até 20 de janeiro, os consumidores receberão um número da sorte por e-mail para participar do sorteio da Loteria Federal. Se essa compra contemplar uma camisa do Real Madrid, o consumidor receberá um número da sorte adicional para concorrer.

L – Jogos Presenciais

Os cariocas acabam de ganhar uma nova e eletrizante diversão: desembarcou em Copacabana o Escape 60, da primeira empresa brasileira de entretenimento a lançar esse tipo de atração, com salas de jogos presenciais, temáticos e interativos. Cada sala foi pensada para transportar seus participantes a um mundo lúdico e misterioso, sem interferências do mundo real, onde cada pista leva à solução final. Para resolver o enigma, os participantes têm até 60 minutos. A primeira unidade do Escape 60 está localizada na Vila Olímpia, em São Paulo, e já se tornou um sucesso de público. Saiba mais em (www.escape60.com.br).

M – Setor Calçadista

A Couromoda – a maior feira de calçados e artigos de couro da América Latina – abre o calendário nacional de eventos no país. Em sua 43ª edição, entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Expo Center Norte, o evento promove o maior e mais assertivo encontro de negócios do setor calçadista, lançamento de tendências em moda e a atualização profissional do mercado de calçados e artefatos. São vitrines do que vem por aí em calçados, bolsas, artigos de couro e moda para lojistas de todo o Brasil e importadores de mais 60 países. Integrada à feira, ocorre a São Paulo Prêt-à-Porter, que em sua 6ª edição é destinada às indústrias de vestuário e acessórios de moda, de pequeno e médio porte (www.couromoda.com).

N – Recesso para Higienização

A Fundação Ema Gordon Klabin entrou em recesso para a manutenção anual do imóvel e higienização do acervo. Em 2016, a Casa Museu retorna com as visitas monitoradas e a sua tradicional programação que vem fazendo do espaço o novo Polo Cultural da Cidade de São Paulo. Para o próximo ano, estão previstos uma série de shows e concertos gratuitos pelos Programas Tardes Musicais, Música do Mundo e Nova Música, além de exposições, bate-papo com artistas (Arte-Papo), Aula de Mestres, oficinas, feira de trocas, cursos e palestras. Toda a programação para o primeiro trimestre estará disponível no site em janeiro (www.emaklabin.org.br).