Negócios em Pauta 17/06/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de junho de 2016

A – Arte Contemporânea

A Coleção Helga de Alvear é hoje um dos mais importantes acervos de arte contemporânea da Europa, com base em Cáceres, na Espanha. A partir do próximo dia 25, 137 obras reunidas pela colecionadora alemã poderão ser vistas na Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado. A mostra, denominada ‘Fora da ordem – Obras da Coleção Helga de Alvear’, patrocinada pelo Banco Bradesco, ficará no primeiro andar do museu com pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e gravuras realizadas a partir da década de 1930, com ênfase na produção de meados da década de 1960 até os dias de hoje. A grande maioria dos trabalhos é inédita no Brasil e alguns artistas serão apresentados pela primeira vez no País.

B – Medalhas para a Bueno

A vinícola Bueno Wines, de Galvão Bueno, conquista medalhas de Ouro para os vinhos Bueno Paralelo 31 e Bueno Bellavista Estate Pinot Noir, ambos safra 2013. Realizado na Serra Gaúcha, o VIII Brazil Wine Challenge, concurso brasileiro com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da União Internacional de Enólogos reuniu, neste mês de junho 53, especialistas nacionais e internacionais para avaliação de 623 amostras de vinhos e espumantes vindas de 17 países. A característica do Bueno Paralelo 31 é de um vinho potente, equilibrado, com notas balsâmicas. Apresenta aromas de frutas maduras de casca escura, notas de tosta e de tabaco. Acompanha bem carnes, vermelha e de porco, e queijos fortes como Grana Padano, Pecorino e Gorgonzola. Saiba mais em (www.buenowines.com.br).

C – Alimento Saudável

O mercado gastronômico ganhou uma nova opção de churros saudável. A Don Churro traz a proposta de proporcionar uma experiência única para seus clientes, que remeta à infância ou que resgate uma memória do passado – como aquela sensação de comer um churro na praça da cidade do interior, na praia à noite ou na quermesse. A franquia possui dois modelos de negócio, um com investimento inicial a partir de 40 mil reais e outro a partir de 50 mil reais, ambos com prazo de retorno em até 6 meses. A expectativa é que até o final do ano sejam abertas 30 novas franquias e que a marca obtenha uma receita de 1,3 milhões de reais. A Don Churro oferece churro saudável, atraves de uma fórmula que oferece um churro pré-frito e feito na hora, mas que mantém a qualidade dos churros fritos. Obtenha mais informações no site (www.donchurro.com.br).

D – Indústria de Cimento

Entre os próximos dias 20 e 22, no Hotel Maksoud Plaza, acontece o 7º Congresso Brasileiro de Cimento, evento que reunirá profissionais ligados ao setor cimenteiro do Brasil e do Mundo para trocar experiências, a partir de boas praticas, tendências e iniciativas globais. Terá uma área de exposição técnica com 33 fornecedores da indústria distribuídos em uma área total de 546 m², um programa com cerca de 60 palestras, 11 delas “conferências especiais” de especialistas nacionais e internacionais, mais 19 apresentações técnico promocionais, além da exposição de 17 trabalhos da sessão pôster. Um dos focos do encontro este ano é o Mapeamento Tecnológico do Cimento (Roadmap Brasil). Informações: (www.7cbci.com.br).

E – Aplicativo do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) acabou de lançar o aplicativo móvel #EuFiscalizo, disponível para smartphones e tablets. Com ele, o cidadão poderá enviar para o TCU sua manifestação, de onde estiver, e contribuir, assim, com a fiscalização. Colaborar com a fiscalização dos recursos públicos, por meio desse aplicativo, é bastante simples. Depois de baixar o aplicativo – o que poderá ser feito a partir da página (www.tcu.gov.br/app) ou, ainda, pelas lojas App Store ou Google Play – o cidadão poderá se cadastrar, entrar anônimo ou fazer autentificação pelo Facebook para ter acesso às funcionalidades. Ao acessar a opção “Manifeste-se e faça a sua parte”, poderá selecionar uma categoria, escrever um título e sua mensagem, bem como adicionar evidências por meio de fotos georreferenciadas e arquivos em PDF.

F – Guitarra Autografada

Falta menos de um mês para o sorteio da guitarra autografada pelo Iron Maiden. Até o dia 12 de julho, os interessados poderão comprar quantas rifas desejarem exclusivamente pelo hotsite (www.hospitaldabaleia.org.br/ironmaiden). A ação, nunca antes realizada por um hospital no Brasil, foi possível por meio do apoio de grandes parceiros do Baleia: Circuito do Rock, Malab Produções e Estádio do Mineirão, que viabilizaram a compra do instrumento (autografado pela banda quando da passagem por BH, em março deste ano) e Move Concerts, TF7 Eventos e Ezo Soluções Interativas. O sorteio acontecerá 13 de julho, Dia Mundial do Rock, pela Loteria Federal. Para os entendidos, o modelo é Jackson Signature Adrian Smith – White Snow.

G – Educação Musical

O Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, abre no próximo dia 27, cerca de 7.000 vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical (este dedicado às crianças de 6 a 8 anos), em mais de 300 polos de ensino no interior e litoral. O Programa tem centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Marília, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. O interessado não precisa participar de processos seletivos nem possuir instrumento musical, basta ser matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular do estado de São Paulo. Inscrições e outras informações no site: (www.projetoguri.org.br/polos-guri).

H – Roldão e Sebrae

Entre os próximos dias 20 e 22 (segunda a quarta-feira), a loja Nações Unidas do Roldão Atacadista vai receber a unidade móvel do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP) para orientar empreendedores da região no planejamento do negócio e até mesmo na melhor forma de divulgação da empresa. Os interessados receberão informações sobre abertura e formalização de empreendimentos. Também serão distribuídos materiais informativos sobre produtos oferecidos pelo Sebrae-SP, em áreas como administração, finanças e marketing. O atendimento será feito gratuitamente das 10h00 às 16h00, no endereço: Avenida das Nações Unidas, 22.063. Interessados devem comparecer com documentos pessoais e o número do CNPJ, caso tenha empresa constituída.

I – Segmento de Pizzaria

A 6ªExpo Pizzaria Atacadão 2016 acontece nos dias 11 e 12 de julho no Pavilhão de Exposições do Anhembi, e traz uma variedade de cursos em sua programação. Palestras e workshops serão oferecidos gratuitamente aos participantes que atuam no segmento de pizzaria, panificação, bares e lanchonetes com o objetivo de proporcionar capacitação aos profissionais e, ainda, inspirar novos empreendedores e resgatar o conhecimento dos que já atuam no mercado. Além disso, incentivar o networking e a troca de experiência entre os empresários. As inscrições podem ser realizadas no local do evento e são limitadas. Ao todo, são 40 vagas disponíveis. Mais informações no site (www.expopizzaria.com.br).

J – Profissionais de TI

A ascensão global da GFT no desenvolvimento de projetos digitais para o setor financeiro gerou um crescimento em projetos de longo prazo, especialmente para o Brasil e para a Espanha. Para atender a estas demandas específicas, ambas as unidades de negócios abriram recentemente 100 oportunidades de emprego cada, a serem preenchidas até ao final deste ano. As demandas de projetos para bancos e companhias de seguros nacionais e internacionais continuam altas. Os projetos vão desde aplicações críticas para as principais empresas financeiras até projetos inovadores de consultoria de negócios. Para se candidatar às vagas brasileiras, os interessados devem se inscrever através da página (www.gft.com/oportunidades). Já para a vaga IT Professionals (Java, Front-end, Big Data and Testing) da Espanha, os profissionais devem se cadastrar através da página (www.gft.com/empleo).

K – Uma Pequena Editora

Em um mercado editorial cada vez mais competitivo, muitas pessoas que gostariam de abrir sua própria editora ainda têm dúvida se devem ou não assumir essa responsabilidade. Para analisar as oportunidades e dificuldades de ter o próprio negócio, a Universidade do Livro lança o curso on-line Como montar e manter uma pequena editora, ministrado pelo editor Jiro Takahashi. Ao longo de seis aulas, serão abordadas as razões de ser uma pequena editora: as oportunidades e os riscos gerais; os cuidados editoriais e mercadológicos, bem como legais e administrativos; as particularidades de funcionamento: os projetos editoriais e a produção, a divulgação e a distribuição. O curso conta com depoimentos de vários convidados, que relatam suas experiências. Confira apresentação em vídeo: (https://youtu.be/Lmt0cm0rczs).

L – Comitê de Diversidade

A diversidade é considerada hoje um fator de produtividade para as organizações. Quando integrada nas práticas rotineiras, promove oportunidades para inovação, competitividade e valorização de novos talentos. Para incentivar as empresas a investir no tema, a Amcham lança na próxima segunda (20) um programa voltado aos gestores e lideranças empresariais interessados na governança de uma politica de talentos diversa e inclusiva. O programa reunirá executivos de empresas de todos os portes e segmentos interessados em analisar as melhores práticas com foco nesse tema. Palestras de: Adriana da Costa Ferreira, líder de Diversidade & Inclusão da IBM Brasil, e Regina Madalozzo, especialista e professora do Insper. O tema “O Valor da Diversidade e Inclusão para os Negócios”. Informações e inscrições no (www.amcham.com.br/acontece).

M – Encontro de Docentes

A Fundação Vanzolini é uma das organizações apoiadoras e responsável por sediar o 1°Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial, que acontece entre os dias 6 e 8 de julho. O evento objetiva promover o desenvolvimento dos docentes de ensino superior que atuam em cursos de administração de empresas, economia, engenharia e áreas correlatas. Durante o encontro, professores, mestres e doutores poderão apresentar artigos científicos previamente selecionados pela comissão do congresso. Os profissionais da área poderão discutir práticas profissionais e participar de palestras sobre metodologia do ensino superior e sobre metodologia de pesquisa científica, como forma de desenvolver e melhorar a atuação dos professores. Outras informações e inscrições: (http://endge.com.br/).

N – Marketing Promocional

As agências de Live Marketing tem somente até o próximo dia 20 de junho para inscreverem seus cases no Ampro Globes Awards 2016, a maior premiação do Live Marketing no Brasil. As inscrições para a etapa regional da premiação terminam nesta data e somente os trabalhos vencedores nas regionais poderão garantir participação na etapa Nacional do prêmio. Ampro Globes Awards é a versão nacional do The Globes Awards, a maior premiação mundial do Live Marketing criado pela MAAW – Marketing Agencies Association Worldwide, que anualmente reconhece as melhores campanhas em mais de 25 países. A lista de vencedores da etapa Regional do AMPRO Globes Awards está prevista para divulgação em 15 de agosto. Mais detalhes no site da premiação: (www.amproglobesawards.com.br).