
A – ABAV Expo 2025 apresenta nova identidade visual inspirada no Brasil atemporal
A ABAV Expo 2025 anuncia a renovação de sua identidade visual, trazendo um design sofisticado e alinhado às tendências contemporâneas. A nova assinatura visual reforça a conexão do evento com o Brasil e sua cultura vibrante, transmitindo modernidade, diversidade e sofisticação. A escolha dos elementos foi baseada na cidade do Rio de Janeiro, que será sede da edição 2025. Uma das principais mudanças é a estilização do “A” com formas orgânicas e onduladas, inspiradas nas curvas icônicas da cidade maravilhosa e na fluidez das ondas do mar. Essa evolução destaca a relação do evento com a paisagem carioca e a atmosfera envolvente da cidade. Além disso, o novo padrão visual, presente no preenchimento da marca, adiciona profundidade e textura à identidade da ABAV Expo 2025, remetendo à riqueza de detalhes da cultura brasileira (www.abavexpo.com.br).
B – Construção Civil
De 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo, acontece a 16ª edição Concrete Show South América consagrado como o maior evento de negócios ligados à cadeia produtiva da construção civil da América Latina. Com ênfase na indústria do concreto e de seus assuntos correlatos, fomenta o mercado e promove ao redor do mundo conteúdo técnico qualificado, networking e oportunidades de negócio, alavancando a cadeia construtiva e reunindo tecnologias e tendências do setor. Inscrições e mais informações: (https://www.concreteshow.com.br/pt/credenciamento.html).
C – Produção sem Crescimento
A produção industrial brasileira variou -0,1% em fevereiro, registrando o quinto mês consecutivo sem crescimento, segundo dados divulgados no início de abril pelo IBGE. No acumulado desse período, a perda chega a 1,3%, eliminando o avanço de 1,0% registrado nos meses de agosto e setembro de 2024. O setor opera hoje 1,1% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas ainda está 15,7% abaixo do pico histórico atingido em maio de 2011. A redução de ritmo está associada a um ambiente de menor confiança por parte de empresários e consumidores, reflexo do aperto na política monetária, da depreciação cambial e da inflação, especialmente de alimentos.
D – Ponto Alto
Segundo a PiniOn, a previsão é que neste ano 15% a mais das pessoas comemorem a Páscoa, em comparação com 2024. O período já é conhecido por suas tradições, momentos em família e trocas de presentes, como é o caso do chocolate que com suas variadas versões, se torna a estrela durante essa época. De acordo com a Abicab, a iguaria despertou otimismo na indústria, que prevê o crescimento de cerca de 17% na produção do chocolate para a Páscoa de 2025. Além disso, a maioria dos brasileiros devem ir às compras este ano, é o que ainda aponta a pesquisa da PiniON, que revela que 77% dos consumidores pretendem presentear alguém.
E – Mercado de Autos
A Stellantis encerrou o primeiro trimestre do ano na liderança do mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul, sendo a empresa que mais comercializou veículos na região. De janeiro a março, a companhia somou mais de 228 mil unidades vendidas, alcançando 23,7% de market share, um aumento de 36,6 mil unidades em relação ao mesmo período de 2024. Somente em março, foram registrados 74,1 mil emplacamentos, o equivalente a 22,2% de participação no mercado sul-americano. No Brasil, as vendas da Stellantis totalizaram 159 mil unidades nos primeiros três meses de 2025.
F – Economia de Combustível
A Azul Linhas Aéreas, que opera 900 voos diariamente de bases de todos os cantos do país e do exterior, sempre teve a preocupação de aperfeiçoar cada vez mais os seus pousos e decolagens. E as iniciativas da companhia para isso envolvem mais do que a garantia de pontualidade e segurança. Apoiada na expertise das suas equipes de Malha e do Centro de Controle de Operações (CCO) e também com o aval do DECEA, a companhia procura encurtar os trajetos de subida e descida de suas rotas mais frequentes, para deixar cada voo ainda mais rápido, eficiente e econômico. Com isso, só no ano passado, a Azul conseguiu economizar 15,6 milhões de litros de combustível – o equivalente a dois anos da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo.
G – Agenda Verde
De cada dez empresas paulistas, seis (64,5%) foram impactadas de alguma forma pelas mudanças climáticas no último ano [gráfico 1] — desde chuvas excessivas que fizeram com que estabelecimentos interrompessem operações até o calor intenso que afetou cadeias de fornecimento inteiras, por exemplo. Esses dados são de uma sondagem do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, às vésperas do lançamento da sua Agenda Verde (https://representa.fecomercio.com.br/agenda-verde). A sondagem foi realizada com 200 empresas do Estado de São Paulo entre os dias 27 de fevereiro e 21 de março.
H – Eletrificado mais Procurado
O Corolla híbrido encerrou o primeiro trimestre de 2025 como o eletrificado (elétrico ou híbrido) usado mais procurado do Brasil. É isso o que apontam os dados de um levantamento do Webmotors Autoinsights, com base no número de visitas de usuários da plataforma entre janeiro e março. Os modelos eletrificados usados mais buscados da plataforma foram, o clássico da Toyota responde por 16,15%, seguido por Volvo XC60 híbrido (11,90%), Corolla Cross híbrido (11,11%), Porsche Cayenne híbrido (10,56%), BYD Song Plus híbrido (9,08%), Toyota RAV4 híbrido (8,98%) e GWM Haval H6 híbrido (8,82%).
I – Boa Governança
A Autoridade Portuária de Santos (APS) assinou o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor). O acordo conecta o Porto de Santos – o maior do hemisfério sul – a uma política nacional que visa integrar desenvolvimento logístico com responsabilidade socioambiental e boas práticas de governança. O pacto prevê o compromisso das operações portuárias com a descarbonização, transição energética, infraestrutura sustentável, resiliência climática, transparência corporativa, equidade, diversidade, inclusão e impacto social positivo nas comunidades locais.
J – Leilões de Veículos
Em março, o Volkswagen Gol se destacou como o carro mais leiloado do Brasil. O levantamento extraído pela Infocar, empresa especializada em avaliação veicular, revelou que os modelos populares continuam sendo os mais procurados nesses eventos. Na segunda posição aparece o Ford Fiesta Flex. O top 5 é complementado por motocicletas da marca Honda, que também tiveram uma alta participação nos pregões, com a CG 125 Fan, a CG 125 Fan KS e a CG 160 Fan, somando em mais de 1000 veículos leiloados.
K – Gastronomia na RMC
Responsável por 7,1% do Produto Interno Bruto do Estado de São Paulo e 14º destino turístico mais pesquisado no país em 2025, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) é reconhecida por seus polos industrial, científico, pesquisa, acadêmico, hospitalar e o turismo de negócios. Outro segmento tem se destacado: o gastronômico, rico e diversificado, com atração de investimentos de marcas consolidadas e grupos regionais. A RMC tem uma população estimada em 3,2 milhões de habitantes. Com mais de 37 mil restaurantes e bares, o setor responde por uma parte significativa da movimentação do PIB regional.