Negócios em Pauta 17/05/2019

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de maio de 2019

A – Brasil que Queremos

O PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresarial) e a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) recebem Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, dentro da série de encontros o Brasil que Queremos – Desafios da Sociedade, na próxima quinta-feira (23), às 8h30, na Avenida da Liberdade, 532. Alckmin exporá sobre as transformações da sociedade global, os impactos dessas transformações macroeconômicas na sociedade brasileira, os cenários político-econômicos que permeiam a nação e o desafio de se atuar por um novo processo civilizatório. O evento é aberto aos interessados e as inscrições podem ser feitas pelo email ([email protected]).

B – Museu do Vinho

Criado para valorizar e incentivar a economia brasileira, o Mercado Enocriativo chega a sua terceira edição reunindo 47 marcas. Acontece nos dias 1 e 2 de junho, no Museu do Vinho (Rua Minas Gerais, 246 – Higienópolis). A curadoria é da chef, enóloga e empreendedora, Larissa Fin, do consagrado evento Vinho na Vila. Criando uma ponte entre empreendedores e consumidores finais, o evento reúne produtores brasileiros de vinhos e espumantes do mundo todo, além de gastronomia, moda, arte e design. Os visitantes podem prestigiar trabalhos exclusivos, criativos e sustentáveis, com opções de presentes e marcas que fogem do convencional.

C – Observação de Aves

A USP, campus Butantã, recebe o tradicional Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar) entre hoje (17) e domingo (19). A programação inclui palestras, oficinas, exposições, jogos para crianças, concurso literário e diversas outras atividades. Os temas: Filogenia das aves: por que você deveria saber mais sobre isso; Feira de aves da América do Sul; Abelhas brasileiras: um olhar sobre a diversidade ecológica; Os problemas que as aves enfrentam na cidade de São Paulo; e Aves de Galápagos. É um evento aberto ao público e para participar da feira, das exposições e das atividades não há necessidade de inscrição. Mais informações: (www.avistarbrasil.com.br/av19/index.php).

D – Meliponários em Escolas

A General Mills Brasil, em parceria com o Instituto Melhores Dias e a ONG SOS Abelha Sem Ferrão, promove um módulo educacional sobre a importância da preservação das abelhas em 177 escolas públicas das cidades de Cambará, Ribeirão Claro, Pouso Alegre e Jaboatão dos Guararapes, locais onde a empresa possui unidades fabris. A Iniciativa prevê a criação de dois meliponários (coleção de colmeias) em Cambará e Ribeirão Claro para oferecer refúgio às quatro espécies nativas de abelha sem ferrão (Jataí, Mandaçaia, Mirim Droryana e Manduri) e criar um local de estudo sobre o comportamento das abelhas. O projeto fará a distribuição de material didático sobre as espécies sem ferrão, primeiro do país com foco infanto-juvenil sobre o tema, para mais de 60 mil crianças.

E – Design de Moda

Entre os dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro-Magno, acontece o Inspiramais 2020_II – o principal salão de desing da América Latina, envolvendo toda a industria da moda nacional e reunindo o mercado de desing e moda do Brasil, América Latina Estados Unidos e países da Europa. O evento será norteado pelo tema Zen – consciência do próximo e respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor. O projeto atua ao lado da indústria, com desenvolvimento de produtos baseados nos temas propostos, palestras nos estados polos de moda nacional, e pesquisas de referências mundiais, que se entrelaçam às características do Brasil. Mais informações e inscrições: (www.inspiramais.com.br).

F – Inovação da Indústria

Como a inovação e a tecnologia já estão transformando a sociedade? Quais promessas fazem para o futuro, do acesso à saúde ao papel do trabalho? As questões estarão no centro dos debates do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, no São Paulo Expo. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sebrae e faz parte da agenda da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros discutirão os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas e quais estratégias países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica. Saiba mais: (www.congressodeinovacao.com.br).

G – Setor Automotivo

No próximo dia 27 (segunda-feira), das 8h às 18h, no São Paulo Expo, acontece a ABX19 – Automotive Business Experience, maior encontro de negócios do setor automotivo que visa entregar conteúdo e promover o relacionamento, com nove horas de rodadas de negócios. Essencial aos profissionais que atuam ou querem atuar no setor automotivo, o evento reune 135 palestrantes e 2 mil participantes. A indústria automotiva é o próximo horizonte de disrupção da sociedade e, pela primeira vez, um evento expressa a convergência que já está em curso no segmento, que passa a disputar a preferência do consumidor com startups de mobilidade e empresas de tecnologia. Mais informações: (www.abx19.com.br).

H – Energy Week

Entre os próximos dias 28 e 30, no Transamérica Expo Center, acontece a primeira edição da Energy Week, trazendo junto, paralelamente, dois grandes eventos do setor elétrico brasileiro, o Energy Solutions Show e o Brazil Windpower. Promovido pelo Grupo CanalEnergia, portfólio de energia da Informa Markets, o encontro deve se consolidar como o principal da área de energia elétrica, e o mais completo do setor. Reune um conjunto de fóruns setoriais e duas feiras de negócios orientadas para cadeias de produção e para consumidores comerciais e industriais de energia. Uma completa feira de negócios com soluções, inovações e tecnologias voltadas tanto para a cadeia produtiva, quanto para a cadeia de consumo de energia. Outras informações: (www.energysolutionsshow.com.br).

I – Escola em Quadrinhos

Os alunos de toda a rede estadual ainda podem produzir histórias em quadrinhos (HQ) para o concurso Escola em Quadrinhos, realizado em parceria entre a Secretaria Estadual da Educação, o Instituto Mauricio de Sousa e o Parque da Mônica. Serão premiadas as melhores HQs seja com os já conhecidos Mônica, Magali, Cebolinha e cia ou com personagens inéditos criados pelos alunos em três categorias: anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As histórias precisam ser sobre o tema alimentação saudável. Precisam estar divididos em grupos de 3 a 5 alunos mais um professor orientador. Os trabalhos devem conter no máximo cinco folhas. Mais informações: (www.educacao.sp.gov.br).

J – Inovação e Liderança

O Instituto Mauá de Tecnologia promove de segunda-feira (20) a sábado (25), a 2.ª edição da Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo (SMILE), no campus de São Caetano do Sul. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o evento objetiva integrar as áreas de Administração, Design e Engenharia e apresentar novas tendências do mercado, tecnologias, além de promover o contato entre empresas e profissionais. Entre os convidados, o filósofo Mario Sergio Cortella. É uma iniciativa em que o modelo de aula convencional é substituído por atividades práticas, mostrando que a diversidade de ideias e a integração das áreas são promotores do desenvolvimento. Mais informações e inscrições: (https://smile.maua.br/).