Negócios em Pauta 17/03/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 16 de março de 2016

A – Abertura da Olimpíada

O McDonald’s, patrocinador e restaurante oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, proporciona uma experiência inesquecível para 100 crianças de vários países no maior evento esportivo do mundo. Elas terão a oportunidade de participar da cerimônia de abertura. No Brasil, 25 participantes serão selecionados por meio da promoção “Pequenos amigos, Grande Festa”, que irá celebrar a “amizade” como um grande valor do Movimento Olímpico. As inscrições vão até o dia 10 de maio. Para participar, basta os pais ou responsáveis por crianças nascidas entre 2003 e 2008 completarem a inscrição no site (www.mcdonalds.com.br) e enviar uma foto que expresse a amizade. Só poderá ser feita uma inscrição por criança, após a foto ser validada, um número da sorte será enviado ao participante para que concorra ao sorteio dos vencedores.

B – Movimentação do Porto

O Porto de Paranaguá é uma peça fundamental para a corrente de comércio brasileira e as milhões de toneladas de grãos, carnes, alimentos e outros produtos que passam pelo local todos são fundamentais para o crescimento do Estado e do País. Atualmente, cerca de 31 bilhões de dólares por ano em mercadorias entram ou saem do Brasil por Paranaguá, o que corresponde a cerca de um terço do PIB do Paraná. O Porto de Paranaguá completa 81 anos hoje (17) com influência crescente na economia local, regional e nacional. As cerca de 22 milhões de toneladas exportadas de derivados e produtos agrícolas paranaenses foram fundamentais para consolidar o Estado como a quarta maior economia do País.

C – Tributos e Conflitos

Nos dias 7 e 8 de abril, das 8h30 às 18h00, na sede do IBPT (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1600), acontece a 4ª edição do Seminário Nacional IBPT. O evento trás relevantes questões sobre economias de tributos, conflitos de incidências tributárias e aborda a racionalização de procedimentos fiscais aptas à eliminação de contingências nas áreas do IPI, ICMS, ISS, Imposto sobre a Renda, PIS e Cofins. Entre os assuntos abordados, está a alterações na legislação dos tributos federais para 2016, os procedimentos necessários na gestão tributária em vendas de produtos industrializados para empresas fiscalmente interdependentes e diversas questões relevantes no universo da gestão tributária das operações de industrializações de produtos. Outras informações em (http://seminario.ibpt.com.br/).

D – Amantes do Vinho

Park City, em Utah, nos EUA, oferece muitas atrações além da melhor neve do mundo. Entre as mais saborosas estão os tours de vinhos, que podem incluir visitas a cervejarias e destilarias da região. Os passeios da Utah Wine Tours são destinados a grupos privados de 2 a 6 pessoas, que percorrem as vinícolas da região em SUVs superconfortáveis. Antes ou depois dos tours, a dica é praticar esportes de inverno nas duas estações de esqui da cidade, Park City e Deer Valley Resort. Park City, a maior área esquiável do país, com mais de 2.954 hectares de terreno para pistas, 17 montanhas, oito halfpipes, incluindo um superpipe e seis naturais, conta com sete áreas de esqui, 41 meios de elevação e mais de 300 pistas. A estrutura da estação é adequada para receber tanto praticantes experientes, como iniciantes e de nível intermediário. Saiba mais em (http://www.parkcitymountain.com/).

E – Mercado de Tintas

Na contramão da crise, a PPG Tintas Renner projeta crescer entre 7% e 8% o seu faturamento nominal de 2016, em relação ao ano passado. Para isso, a empresa seguirá investindo em marketing e comunicação de marca. Em 2015, a PPG Tintas Renner, em parceria com Grêmio e Internacional, lançou tintas exclusivas da Dupla Gre-Nal: o Vermelho Colorado e o Azul Tricolor. Os resultados foram positivos e reforçaram a presença da Tintas Renner entre o público gaúcho. Apesar do momento de crise política e econômica do país, a empresa não abre mão de seguir investindo em ações pontuais. Prova disso, é a abertura de mais duas lojas conceito no Estado, até o final de abril. As cidades de Gravataí e Pelotas receberão os empreendimentos. Ao todo, são 86 lojas pelo Brasil. Mais informações (www.tintasrenner-deco.com.br).

F – Prêmio de Monografias

As inscrições para o Prêmio ABDE-BID de Monografias sobre o Sistema Nacional de Fomento estão abertas. Neste ano, o prêmio chega à sua terceira edição com uma novidade: antes restrito à participação de funcionários das instituições associadas à ABDE, em 2016, qualquer pessoa interessada poderá inscrever seu trabalho. A categoria I, “Desenvolvimento em Debate”, será aberta a membros de universidades, instituições de pesquisa e interessados na temática. A categoria II, que tem como tema “Financiamento: desafios e soluções”, segue exclusiva para empregados das instituições de fomento associadas. A premiação é uma boa oportunidade de pensar caminhos para o crescimento do Brasil. Outras informações (www.abde.org.br).

G – Jovens Profissionais

A 8ª edição do Programa Jovens Profissionais da Leroy Merlin, para recém-formados de todo o país, tem suas inscrições abertas até o próximo dia 31. Jovens que tenham interesse no mercado de varejo podem se candidatar ao processo seletivo para vagas nas áreas de Gestão e Comercial da empresa. A primeira envolve planejamento das seções de produtos, gestão e desenvolvimento de pessoas, enquanto a segunda abrange a área administrativo-financeira da loja, responsável por acompanhar seus objetivos econômicos e buscar resultados, além de atividades de infraestrutura e de serviços da unidade. Não há um número definido de vagas, pois a Leroy Merlin contratará todos os candidatos que estiverem dentro do perfil desejado para trabalhar em todas as 37 lojas da rede. Inscrições no site (http://vagas.leroymerlin.com.br).

H – Os Maiores Barcos

Com o Rio Boat Show, principal evento náutico da América Latina, de volta à Marina da Glória, a Schaefer Yachts – maior estaleiro de barcos de lazer do país – tem a oportunidade perfeita para mostrar suas lanchas e iates mais cobiçados e gigantes. Entre 8 e 17 de abril os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto e fazer test-drives com a novíssima Schaefer 560, lançada em outubro do ano passado no último São Paulo Boat Show, a Schaefer 640 e o iate Schaefer 830 (56, 64 e 83 pés, respectivamente). “São nossos produtos de maior destaque”, afirma Márcio Schaefer, presidente do estaleiro catarinense, ressaltando que os barcos da empresa têm ainda mais oportunidades de customização, deixando-os com a cara do cliente e com novas possibilidades de negociação.

I – Investimentos no Norte

Na próxima sexta-feira (18), o governador do Amapá Waldez Goés (PDT) fará uma apresentação para 100 empresários japoneses, na qual falará sobre os recentes avanços do estado, sua riqueza em recursos naturais e as novas oportunidades de investimento no local e principalmente sobre a recém-criada Zona Franca Verde. O evento acontecerá no hotel Maksoud Plaza, às 11h00 e contará com uma palestra do governador, sobre “Amapá: sinal verde para o desenvolvimento. Um novo cenário de oportunidades para negócios produtivos”. A Zona Franca Verde é um grande ponto de investimento no país, já que conta com isenção fiscal de IPI para empresas que fabriquem produtos com matéria-prima oriunda da biodiversidade amapaense.

J – Brinquedos de Papelão

A empresa gaúcha Eu Amo Papelão surgiu em 2013 com a proposta de lançar no mercado móveis e brinquedos feitos de papelão com segurança e conforto. Dentro desse conceito lúdico e inovador, ainda a utilização de uma matéria prima sustentável, 100% reciclada após sua utilização. A importância desse tipo de trabalho reflete na área social e ambiental. Mais do que uma produção sustentável, os produtos confeccionados pela empresa levam às famílias uma possibilidade de usar mais o tempo com a família saindo do foco tecnológico atual. As produções da empresa são comercializados em todo o país pelo site (www.euamopapelao.com.br) ou pelo tel. (51) 3338-3191.

K – Correndo pela Mulher

Neste domingo (20), no Ibirapuera, com largada às sete da manhã, acontece a 2ª edição da Corrida Movimento pela Mulher. Mais do que um acontecimento esportivo e um estímulo à atividade física, a ideia é levar mulheres e homens a refletir e discutir temas como empoderamento, igualdade e justiça e conscientizar a sociedade e o poder público sobre o grave problema social que é a violência contra a mulher. O evento oferece as modalidades corrida (nas distâncias de 5 e 10 km) e caminhada (5 km). Parte do valor de cada inscrição será revertida para ONGs e associações parceiras que dedicam suas atividades para o fim da violência contra a mulher e empoderamento feminino. Inscrições (www.movimentopelamulher.com.br).

L – Hora do Planeta

Os dois hotéis da rede Tivoli Hotels & Resorts no Brasil participarão da Hora do Planeta que acontece neste sábado (19), das 20h30 às 21h30. No período marcado, o Tivoli São Paulo – Mofarrej e o Tivoli Ecoresort Praia do Forte utilizarão apenas velas nas áreas públicas e seus restaurantes terão menus especiais para o jantar à luz de velas. Este é o sexto ano consecutivo que a rede adere à Hora do Planeta, o maior movimento global pelo ambiente e contra as alterações climáticas. A Hora do Planeta é uma iniciativa global em parceria com a WWF e teve início em 2007 em Sidney, na Austrália.

M – Comércio e Cidade

Entre os próximos dias 21 e 24, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP recebe o quinto Colóquio Internacional sobre Comércio e Cidade: uma relação de origem. O evento é uma oportunidade de discussão e de apresentação de pesquisas e projetos relacionados à temática do terciário (comércio e serviços) e seus desdobramentos espaciais e como subsídio às políticas públicas. Proporciona, ainda, o contato com especialistas internacionais e nacionais por meio de suas palestras e conversas informais; estimula o diálogo com autores de livros sobre Comércio, Consumo e Cidade; possibilita a divulgação de trabalhos de graduação mediante a apresentação de pôsteres; e, proporciona aos participantes uma visita técnica em áreas de comércio e serviços no centro da maior cidade do país. Outras informações em (http://comercioecidade.com/inscricoes/).

N – Longevidade e Beleza

De hoje (17) até sábado (19), acontece no Centro de Convenções Frei Caneca o 2º Congresso Internacional Hi-Nutrition, um dos mais importantes eventos do mundo por focar exclusivamente o uso dos Nutracêuticos na profilaxia e tratamento de doenças, longevidade e beleza. Serão abordados mais de 30 palestras e 15 cursos com os mais renomados especialistas dessas áreas. Mais de 30 expositores de matérias primas, produtos acabados e até de uma instituição de ensino de pós-graduação. Um espaço voltado à degustação de formulações inovadoras com formas nutracêuticas diferenciadas como chocolates e gomas funcionais, além de uma padaria totalmente alinhada com o conceito funcional estão presentes. Mais informações no site (www.congresso.hinutrition.com.br).