Negócios em Pauta 17/01/2020

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A – Empréstimo entre Pessoas

A primeira plataforma do país que permite o empréstimo direto entre pessoas, sem intermediação bancária, está oficialmente no ar. Aprovada pelo BC, a fintech Bullla é a primeira a operar no formato SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas), possibilitando aos tomadores de empréstimos acesso a taxas mais atrativas do que as disponíveis no mercado e, aos investidores, a possibilidade de melhores retornos. Como o Airbnb, o Bullla segue o modelo de relacionamento direto entre pessoas, conhecido no mundo da tecnologia pelo termo em inglês “peer to peer”. Por isso, operadores do mercado já enxergam a plataforma como o “Uber” do mercado financeiro. Saiba mais em: (www.bullla.com.br).

B – Energia Solar

Pioneira e referência no setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar – que há mais de 10 anos desenvolve projetos, instala sistemas fotovoltaicos e capacita empreendedores para área, comemora o crescimento da sua rede de franquias e traça planos ambiciosos para o futuro. Com 29 unidades, em 17 estados, a marca planeja fechar 2020 com 116 unidades. Essa meta faz parte de um plano mais amplo, que prevê 150 franquias da rede de energia solar em todo o país até 2025, com pelo menos uma unidade em cada estado da federação, além de 50 unidades em países da América Latina. Mais informações: (https://bluesol.com.br/).

C – Investidores e Franqueadores

Nos próximos dias 29 e 30, no Hotel Unique, acontece a Franchise4u. Pioneira no Brasil e maior feira com esse formato no mundo, o evento segue a premissa de reunir marcas já consolidadas e, acima disso, apoiar o crescimento das franquias de baixo investimento que estão se lançando no mercado e ainda não têm espaço para mostrar o potencial da sua franquia e conectar pessoas a esses negócios. Oportunidades para os mais variados tipos de empreendedores, com investimentos a partir de R$ 5.000,00 até valores mais expressivos ultrapassando 1 milhão. Mais informações e agendamentos: (www.franchise4u.com.br).

D – Serviços Financeiros

Seguindo a tendência de crescimento do mercado de motocicletas, o Banco Honda registrou alta de 10% nos financiamentos de motos da marca, em relação a 2018. Foram financiadas mais de 125 mil unidades entre janeiro e dezembro de 2019, ante 112 mil no mesmo período do ano anterior. O Banco Honda possui grande atuação no varejo de motocicletas, sendo o principal parceiro de financiamento da empresa e atualmente representa 14% das vendas financiadas de motocicletas 0km da marca. Em relação aos financiamentos de automóveis, foi o principal agente financeiro da marca para o segmento no ano de 2019, representando 20% das vendas totais da empresa.

E – Business Process

A empresa de consultoria Baker Tilly anuncia a fusão com a BRB SP, prestadora de serviços em contabilidade e especialista em
Business Process Outsourcing. O negócio reforça as operações Baker Tilly na capital com expectativa de um aumento na ordem de 30% dos negócios de terceirização da empresa, ainda este ano. A Baker Tilly integra o ranking das 10 maiores empresas de contabilidade do mundo. Está localizada em 147 países e reúne cerca de 35 mil profissionais em 746 escritórios. No Brasil, está posicionada em oito regiões estratégicas e conta com aproximadamente 500 pessoas, entre sócios e colaboradores (http://bakertillybr.com.br/).

F – Educação Executiva

A Faculdade Fipecafi está com as inscrições abertas para o Programa de Educação Executiva, que trata de temas específicos da área de negócios, com o objetivo de auxiliar executivos de diversas áreas nas tomadas de decisão. Entre os cursos disponíveis: Contabilidade Bancária, IFRS 9 – Instrumentos Financeiros, IFRS e Lei 11.638 – Prático (Cases e Exercícios), Contabilidade para não Contadores, Compliance e Gerenciamento de Riscos, Gestão Estratégica de Controladoria e Mapeamento de Controles Internos SOX – Módulo I – Subsídios para Prática Corporativa. As aulas acontecem na sede da Instituição (Rua Maestro Cardim, 1.170) e as inscrições podem ser feitas pelo site (https://fipecafi.org/Principal/Edux).

G – Arte e Inteligência Artifical

E se a obra de arte pudesse ver o espectador antes mesmo que ele a visse? Essa é a proposta da exposição “ToTa Machina”, da artista visual carioca Katia Wille, que convida o visitante a criar um espelho de si mesmo nas obras, unindo Inteligência Artificial e arte. Com abertura no próximo dia 25, às 11h, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, a mostra é composta por 15 obras, entre pinturas, esculturas e máquinas cognitivas integradas ao ambiente. Através da Inteligência Artificial na nuvem, as obras reagem à presença de pessoas, refletem sentimentos e interagem através de movimentos diante de estímulos visuais e faciais.

H – Consultores de Venda

A Souza Cruz, líder do setor de tabaco no Brasil e parte do Grupo British American Tobacco, está lançando um programa de desenvolvimento exclusivo, que visa capacitar e formar futuros consultores comerciais da companhia. O Commercial Academy terá a duração de até três anos e vai contemplar aulas virtuais e treinamentos práticos, além de mentoria especializada para o desenvolvimento dos recursos durante o seu dia a dia no trabalho. Os interessados em se juntar à empresa neste programa deverão ter formação superior, inglês avançado, CNH B definitiva, possibilidade de mobilidade e aderência ao perfil das vagas. Inscrições até o próximo dia 27, pelo site: (www.souzacruz.com.br).

I – Atualização do Currículo

Para ajudar quem busca atualização ou mesmo recomeçar a vida profissional, o Instituto TIM oferece diversos cursos livres, gratuitos e a distância com o TIM Tec. O vasto conteúdo é voltado a diversas áreas como empreendedorismo, estruturação web, programação, produção de texto, programação em linguagem java, programação de games, entre outros. A iniciativa está apoiada no conceito MOOC (Massive Open Online Course): qualquer pessoa pode acessar a ferramenta pelo site e fazer os cursos gratuitamente. Por ser um software livre, escolas, universidades e coletivos podem também instalar a plataforma de forma autônoma. Outras informações: (cursos.timtec.com.br).

J – Mercado de Livros

O mercado de autopublicação de livros é um dos que mais cresce no Brasil e, com isso, escritores independentes estão se tornando ainda mais importantes para a cena da literatura nacional. No caso dos livros didáticos e para concursos a situação não é diferente, com alguns escritores fazendo bastante sucesso no Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Em 2019, esses livros cresceram 42% em volume de publicações e 38% em vendas. Além disso, cerca de 1.046 novos autores nestas duas categorias publicaram obras através da plataforma no último ano. Saiba mais em: (https://clubedeautores.com.br/).

k – Materiais Biodegradáveis

A Sodiê Doces, maior franquia de bolos do país, anuncia a retirada dos produtos plásticos em todas as lojas da marca nos próximos 6 meses. O objetivo é o de substituir os pratinhos, copos, garfos, mexedores de café e hamburgueiras, por produtos feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis. “Nossa meta para 2020 é que todos os produtos de plástico oferecidos aos clientes sejam substituídos, atendendo a lei que proíbe o fornecimento de produtos descartáveis de plástico. Acredito que é um passo importante que vai inspirar outras empresas a se tornarem mais verdes”, afirma Cleusa Maria da Silva, fundadora da marca.