Negócios em Pauta 06/08/2019

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 05 de agosto de 2019

A – Internet das Coisas

Os brasileiros já podem enviar comentários e sugestões sobre regras para a expansão da chamada Internet das Coisas no país. A consulta pública, divulgada pela Anatel, estará aberta pelos próximos 45 dias. As manifestações enviadas por meio eletrônico ou por carta serão examinadas pela agência e ficarão públicas no site da Biblioteca da agência (https://sistemas.anatel.gov.br/sacp/). No mesmo endereço é possível consultar a proposta original do governo para a regulamentação dessas tecnologias.

B – Plataforma de Caronas

A BlaBlaCar, maior plataforma de caronas compartilhadas do mundo, chega a 5 milhões de usuários brasileiros neste mês. A plataforma, que já opera no país desde o final de 2015, consolida o Brasil como terceiro maior mercado da startup no mundo, atrás apenas de França e Rússia. No Brasil, o crescimento no número de usuários é de 315% na comparação com o início de 2018. Presente em 22 países, ela já conta com um total de 80 milhões de usuários no mundo e decola com base em um modelo de economia compartilhada que visa eliminar lugares vazios dos carros nas estradas. Outras informações no site: (https://www.blablacar.com.br).

C – Tributos Estaduais

A Secretaria da Fazenda do Estado acaba de lançar o novo Portal de Legislação Tributária (legislacao.fazenda.sp.gov.br), ferramenta de busca e consulta digital que reúne todas as normas relativas aos tributos estaduais. Esse é um importante mecanismo de consulta e pesquisa para o dia a dia de trabalho de contabilistas, contadores, associações de classe empresariais, contribuintes (sejam pessoas físicas ou jurídicas) e de toda a comunidade jurídica. Simplifica a consulta às normas relativas aos tributos estaduais, reduz burocracia e aperfeiçoa a comunicação entre o Fisco e a sociedade.

D – Higiene e Limpeza

Entre os próximos dias 20 e 22, no São Paulo Expo, acontece a 26ª Higiexpo – a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina. O evento traz as novidades do setor e vem demonstrar a relevância e representatividade da limpeza profissional com mais de 120 expositores nacionais e internacionais. São lançamentos e inovações para atender as necessidades de aumento de produtividade, economia de recursos (água e energia) e maior eficiência da limpeza para promover saúde e bem-estar às pessoas. A atividade de limpeza profissional movimenta em média R$ 18 bilhões/ano e emprega mais de 760 mil trabalhadores no Brasil. Outras informações: (www.higicon.com.br).

E – Gestão e Negócios

A WOW , maior aceleradora independente do país, anuncia a 1ª Jornada de Conteúdo Pré-aceleração, que dará a empreendedores o acesso a um valioso conhecimento de gestão e negócios, que, até então, estavam ao alcance apenas das startups aceleradas. A série de eventos, exibidos online e com inscrição gratuita (em formato de webinar) é preparatória para a abertura da 15ª rodada de aceleração da aceleradora, e reúne grandes nomes do ecossistema de empreendedorismo e startups. Os executivos foram convidados a compartilhar sua experiência, em seis trilhas de conteúdo, que vão se estender durante seis semanas, até dia 1º de setembro. Inscrições e mais informações neste link: (https://wow.ac/jornada-de-conteudo <https://wow.ac/jornada-de-conteudo/#inscricao>;).

F – Auditoria Interna

Poucos conhecem as complexas estruturas disponíveis para coibir fraudes no mundo corporativo como Robert Hirth, que acaba de confirmar presença como um dos keynote speakers do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, que acontece entre 15 e 17 de setembro – em Florianópolis, reunindo mais de 800 profissionais. A maioria dos mais de 30 painéis que serão apresentados no encontro terá os holofotes apontados para a tecnologia aplicada na auditoria interna. Temas como cibersecurity, auditoria 4.0, data analytics e Inteligência artificial serão amplamente debatidos durante as plenárias. Experts trarão atualizações com as principais tendências dos mercados mais avançados. Inscrições por meio do site: (iiabrasil.org.br/conbrai).

G – TI e Telecom no Brasil

As redes de comunicação se tornaram necessidades primordiais. Essa transformação digital envolve uma mudança de estrutura, na qual a tecnologia tem um papel fundamental. Assim, o mercado vive a necessidade de aprimoramento nos setores de Telecom e Tecnologia da Informação (TI). Com o intuito de promover a interação entre os profissionais que atuam nesse setor, e as novidades recém-chegadas ao mercado, será realizada entre os próximosdias 27 e 29, no Expo Center Norte, a NETCOM 2019, que vai reunir empresários, profissionais, acadêmicos e poder público para discutir tendências, realizar negócios e trocar conhecimentos sobre o desenvolvimento destes mercados. Outras informações, acesse: (http://www.arandaeventos.com.br/eventos/2019/netcom/).

H – Inteligência Artificial

Amanhã (7) e na quinta-feira (8), a Certsys, responsável pela jornada tecnológica de empresas, com cases de sucesso no mercado, participa da Superbots Experience, na WTC Events, sendo patrocinadora e expositora, no considerado o mais importante seminário no Brasil sobre negócios e tendências do mercado de chatbots e inteligência artificial. O evento reúne centenas de participantes entre executivos das áreas de atendimento, marketing, desenvolvimento de negócios e TI das mais variadas verticais com projetos envolvendo bots (bancos, seguradoras, varejistas, operadoras de telecom, agências de publicidade, etc); call centers; fornecedores de soluções de bots e de inteligência artificial. Informações: (https://botsexperience.com.br/).

I – Liberdade Econômica

A Associação dos Advogados de São Paulo promove amanhã (7), às 19h, debate sobre a MP da Liberdade Econômica. Objetiva discutir as principais inovações inseridas pela MP 881 no âmbito do Direito Privado, cuja conversão em lei está pendente no Congresso. Participam os professores Flávio Tartuce (consultor jurídico) e Andre Luiz Santa Cruz Ramos (procurador federal da AGU), que têm visões diferentes sobre o tema. A mediação será do diretor cultural da Associação, André Almeida Garcia. Na Unidade Jardim Paulista (Al.Santos, 2159), abordando pontos como a desconsideração da personalidade jurídica, a interpretação dos contratos empresariais, a função social do contrato, as sociedades e os fundos de investimento, entre outros aspectos. Mais informações: (11) 3291-9200 e (www.aasp.org.br).

J – Aplicações Nativas

O Cel.Lep, uma das maiores e mais reconhecidas escolas de idiomas, programação e tecnologia do país, acaba de lançar seus cursos profissionalizantes de desenvolvimento mobile, nos sistemas operacionais iOS e Android, por meio da linguagem nativa concebida pela Apple e Google para criar aplicações. É destinado a programador ou não, que busque conhecimentos na área de criação de aplicativos ou até mesmo melhorar a comunicação com seus desenvolvedores, sendo que não é necessário qualquer requisito mínimo na área de coding para frequentar as aulas. O curso também atende programadores que almejam aprender outras linguagens e elevar o conhecimento na área de programação. Mais informações: (http://madcode.com.br/app-dev-pro/).