Negócios em Pauta 18/04/2024

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 17 de abril de 2024

A – Obra irá garantir a duplicação de trecho sinuoso da BR-116

A duplicação da Serra das Araras, demanda histórica dos motoristas de todo o país que trafegam diariamente pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre São Paulo e Rio de Janeiro, está bem perto de virar realidade. O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou a ordem de serviço que vai garantir o novo traçado desse trecho sinuoso e movimentado. A Serra das Araras passará a ter oito faixas – quatro em cada sentido –, além dos acostamentos, nos dois lados da estrada. A Dutra desempenha um papel crucial na economia brasileira. Responsável por transportar cerca da metade do PIB nacional, é uma via de grande importância logística. Por volta de 30% do tráfego na Serra das Araras é composto por veículos pesados. A duplicação permitirá que a velocidade de circulação aumente de 40km/h para 80km/h, tanto na descida quanto na subida da serra. Com isso, a previsão é reduzir em cerca de 25% o tempo de percurso na pista de subida – sentido São Paulo –, e em 50% na pista de descida – em direção à capital fluminense (AE/mtransportes).

B – Itália Condecora Ana Maria Braga

O cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, entregou na última segunda-feira (15) a condecoração “Cavaliere dell’Ordine della Stella d’Italia” (“Cavaleira da Ordem da Estrela da Itália”, em tradução livre) para a apresentadora Ana Maria Braga. Segundo Fornara, a apresentadora brasileira foi escolhida pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, por toda sua carreira, na qual por muitos anos atuou como jornalista e escritora e “fez um trabalho excepcional no valor de divulgação, de informação, a promoção da cultura italiana, a promoção das suas raízes e da descendência da Itália” (Ansa).

C – Adote uma Abelha

A Bee2Be, startup focada em preservação da biodiversidade e de abelhas por meio da apicultura e meliponicultura, anuncia o lançamento da campanha “Adote uma Abelha Rainha” em parceria com o Pólen Dourado, um posto avançado da Unesco para a preservação da Mata Atlântica. As abelhas desempenham um papel fundamental na polinização das plantas e na preservação da biodiversidade. No entanto, elas enfrentam sérios desafios, como a perda de habitat, o uso de pesticidas e o aquecimento global. A campanha “Adote uma Abelha Rainha” visa conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ecológico e incentivar ações em sua proteção. Mais informações: (https://bee2be.eco.br/).

D – Stock Car

Líder mundial na produção de aço, a ArcelorMittal ampliou sua participação na temporada 2024 da Stock Car Pro Series. A categoria anunciou a realização do “GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car”, prova que vai celebrar os 45 anos de história da principal categoria do continente. A corrida será realizada em Interlagos, neste domingo (21), um dia antes da data de fundação da Stock Car, em 1979. Marca importante na história moderna da Stock Car, a ArcelorMittal também apoia os planos de futuro da categoria, desenvolvendo uma solução em aço inovadora que será utilizada no novo carro da Stock Car, a ser lançado em 2025. Moderno e repleto de tecnologia, o projeto já atrai a atenção de fãs, pilotos e categorias de automobilismo em diversos países.

E – Programadores do Amanhã

Estão abertas, até o dia 28, as inscrições para a sexta turma do “Programadores do Amanhã”, um curso gratuito de programação, inglês e soft skills. Serão selecionados 120 jovens, homens e mulheres, desde que pretos, pardos e indígenas, de 16 até 21 anos e de baixa renda. O programa tem duração de 12 meses e as aulas serão online, o que permite que se candidatem jovens de todo o Brasil. Os alunos selecionados passarão por uma formação full stack em programação focada em JavaScript. Além disso, serão ministrados também mais três módulos: inglês aplicado ao mercado de TI, soft skills e apoio psicológico. Os interessados devem se inscrever em: (bit.ly/pdaturma6).

F – Indústria de Eventos

Durante o Fórum Eventos, principal encontro da indústria de Eventos no Brasil, marcado para os próximos dias 29 e 30, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Especialistas e gestores de eventos de grandes marcas vão abordar temas mais requisitados do setor, com o compartilhamento de cases e insights sobre planejamento e gestão. Também contará com Seminários e Painéis que trarão temas diversos do setor, da perspectiva atual e futura, além de um espaço nomeado como “Arena Networking”, fomentando a conexão entre os melhores stakeholders, empresas e HUBs de soluções do mercado. Saiba mais em: (www.forumeventos.net).

G – Plataforma de Educação

Profissionais que desejam se preparar para as novas tecnologias e oportunidades no mercado de trabalho, podem contar com diversos cursos gratuitos para atualizar conhecimentos. Chat GPT, Inglês, Excel e Word são as novas modalidades disponíveis na plataforma de educação Veduca, que oferece mais de 24 cursos online gratuitos de instituições renomadas como USP e UFSCAR e já soma mais de 4 milhões de alunos. O Veduca é uma edtech que oferece educação de qualidade por meio de cursos produzidos pela própria startup e ministrados por professores de universidades e instituições renomadas. Fundada em 2012, a empresa já qualificou mais de 4 milhões de alunos. Para mais informações, acesse: (https://veduca.org/contato).

H – Energia Solar

A cidade de Fortaleza, no Ceará, será placo de um dos maiores eventos sobre o futuro do mercado de energia solar no País. Trata-se do Sunhub Summit, que irá acontecer nos dias 1 e 2 de maio, com a presença de mais 500 empresários e empreendedores do setor fotovoltaico brasileiro, sobretudo os integradores e instaladores que atuam no segmento. A proposta é impulsionar as vendas dos integradores e instaladores ao longo deste ano, por meio de um olhar prático e comprovado. Serão explorados, por exemplo, os diferentes nichos de atuação e as tendências do mercado fotovoltaico para os próximos anos. Inscrições e mais informações: (http://bit.ly/4brPudQ).

I – Seleção de Startups

O Grupo Finger anunciou que seu braço de private capital com sede em Guarulhos/SP está com as portas abertas para startups em busca de investimento anjo e oportunidades de escalonamento. Com um histórico consolidado em fomentar negócios promissores, o CEO do Grupo, Ricardo Botega, busca agregar ao seu portfólio startups que se destaquem por sua criatividade e potencial de mercado. “Estamos em busca de empresas que não apenas vislumbrem uma nova ideia, mas que tenham o potencial para revolucionar o mercado”, afirmou. As startups interessadas em receber investimentos e suporte estratégico devem enviar suas propostas para o e-mail ([email protected]).

J – Passageiros em Guarulhos

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou 22,8 mil pousos e decolagens e a movimentação foi cerca de 3,4 milhões de passageiros no mês de março. No mesmo período do ano passado, foram 3,2 milhões de pessoas embarcando e desembarcando pelos terminais. No primeiro trimestre de 2024, foram 10,5 milhões. Março foi marcado pelo feriado de Páscoa, resultando em uma maior movimentação nos terminais de passageiros. As operações nacionais tiveram uma média de 75 mil passageiros por dia, com 2,9 mil pousos e decolagens. Isso equivale a mais de 580 operações por dia, que conectaram 55 destinos domésticos. Os mais procurados no terceiro mês do ano foram: Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Confins.

K – Feira de Franquias

Segundo pesquisa do Sebrae, o Brasil somou mais de 90 milhões de potenciais empreendedores em 2023, com a segunda maior população adulta do mundo que não é empreendedora, mas deseja ser em até três anos. O Brasil abriu 859 mil micro e pequenas empresas em 2023, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, o que representa uma média de 2,3 mil novos negócios desse porte abertos por dia. A ABF Franchising Expo, feira de franquias, chega a sua 31ª edição como o melhor local para quem deseja conhecer o setor e facilitar a abertura do seu negócio. O evento ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Saiba mais: (https://www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html).