Negócios em Pauta 16/09/2016

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A – Pedalada Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha global cresce a cada ano no mundo inteiro. São diversas ações com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de mama. Mais uma vez, o Instituto Quimioterapia e Beleza promove a ‘Pedalada Rosa’, evento ao ar livre que mistura bike, esporte, lazer e a luta contra o câncer de mama. Acontece no dia 8 de outubro, às 9h00, na Ciclofaixa da Av. Paulista, saindo da Praça dos Arcos até a Praça Oswaldo Cruz. Empresas também entram na Pedalada fazendo inscrições para seus funcionários. Mais informações: (www.quimioterapiaebeleza.com.br).

B – Feira das Profissões

Além do estudo diário necessário à sua formação, o estudante precisa se preocupar com seu futuro, com a empregabilidade. Cinco escolas se unem para realizar um megaevento de orientação profissional a estudantes do Ensino Médio. Com organização do colégio Concórdia e parceria do Horizontes e Liceu Santa Cruz, e das escolas estaduais Fernando Gasparian e Professora Maria José Antunes Ferraz, será realizada na sexta-feira (23), das 9h00 às 16h00, no Colégio Concórdia, Rua Januário Zingaro, 116, Campo Limpo, a Feira das Profissões, aberta à participação de qualquer estudante (gratuitamente), para oferecer experiências imersivas de diferentes profissões. Além das carreiras tradicionais, apresenta “novas” profissões, de acordo com a demanda do mercado.

C – Ciências Ambientais

Estão abertas as inscrições no processo seletivo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Estão sendo oferecidas 15 vagas para o curso de mestrado e 15 vagas para o doutorado. O processo seletivo para mestrado é composto por prova escrita de conhecimentos específicos e análise do currículo. Para o doutorado, são três fases: prova escrita de conhecimentos específicos, avaliação e arguição do projeto de pesquisa e análise curricular. Documentos, prazos, relação de professores orientadores e demais informações estão disponíveis nos editais de mestrado e doutorado, no site (www.ppgcam.ufscar.br).

D – Desafios da Carreira

A Fundação Estudar realiza o programa Imersão, entre os dias 6 e 8 de outubro, com o objetivo de apoiar jovens em suas decisões de carreira. Universitários e recém-formados interessados em atuar profissionalmente na área de Gestão Empresarial receberão auxílio para mergulhar nessa trilha de carreira, entendendo como ela funciona no dia a dia. O curso prevê bate-papos com profissionais do setor, visitas às empresas, atividades mão na massa por meio de cases e um painel com um executivo sênior. O conteúdo do programa é dividido em quatro principais áreas de atuação: Marketing e Vendas; Gente e Gestão; Finanças; e Operações. Inscrições e mais informações: (www.napratica.org.br/imersao).

E – Reúso de Água

A Fiesp está com inscrições abertas para sua 12ª edição do Prêmio Fiesp de Conservação e Reúso de Água. A iniciativa é uma forma de divulgar as iniciativas das empresas industriais que apostam na redução do consumo e desperdício de água geram benefícios ambientais, econômicos e sociais, aumentando também sua competitividade. O incentivo vem por meio de premiações, com troféus, placas de menção honrosa e certificados de participação. Outro ponto positivo do Prêmio é que ele se torna um indicador ambiental ao compor acervo de cases no Estado de São Paulo, que são reconhecidos e divulgados. Mais informações: tel. 3549-4366 ou (http://www.fiesp.com.br/agenda/12o-premio-conservacao-e-reuso-da-agua/).

F – Construção Naval

Entre os próximos dias 19 e 21, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, acontece a Marintec South America – Navalshore. É a principal plataforma de negócios para alavancar inovações e conectar-se com a comunidade marítima da América do Sul. Ponto de encontro da indústria, reúne armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais em prol do aumento da produtividade, da qualificação profissional, do fomento de novas tecnologias, investimentos e da demanda e oferta para toda a cadeia. Em paralelo, a realização da Conferência Fórum de Líderes, do Seminário de Renovação da Frota Pesqueira e ações de capacitação profissional, além do espaço para inovações de expositores. Saiba mais em (www.marintecsa.com.br).

G – Mobilidade Urbana

Com o propósito de aprimorar a mobilidade e trazer maior qualidade de vida as grandes metrópoles, a Parpe, empresa que viabiliza locações de carros entre pessoas, entrou no mercado apostando no conceito de economia compartilhada. A ideia é conectar pessoas que possuam um carro parado com pessoas que precisam de um automóvel. A empresa é responsável por realizar a transação entre proprietário e condutor de acordo com a possibilidade e necessidade de cada caso. Pode-se alugar por dia, semana ou mês. Todos os carros são segurados pela Mapfre Seguros, que oferece uma apólice que cobre 100% da tabela Fipe e qualquer eventual dano. Saiba mais em (www.parpe.com.br).

H – Cordialidade Forense

A falta de cordialidade entre advogados, por exemplo, pode dificultar um bom acordo, gerar uma ação judicial e inúmeras audiências. É o que afirma Manuel Pacheco Dias Marcelino, um dos coordenadores do seminário “A Cordialidade Forense” que a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) promove nesta segunda-feira (19), a partir das 14h00, na sede da entidade (Rua Álvares Penteado, 151). O objetivo do encontro é alertar os operadores do Direito (advogados, magistrados, integrantes do MP e servidores) para as vantagens que um relacionamento amistoso e cordial pode trazer para o dia a dia desses profissionais e para os cidadãos que recorrem ao Judiciário. Inscrições: (http://cursos.aasp.org.br/).

I – Viagens Corporativas

Idealizado pela HRS, líder global em reservas de hospedagem corporativa, o Fórum de Viagens Corporativas (CTF – Corporate Travel Forum) acontece no próximo dia 27, no Hotel Intercontinental. O encontro é realizado em países como Alemanha, China e Itália e chega ao Brasil para sua primeira edição. Entre os palestrantes já confirmados estão o economista Ricardo Amorim, economista mais influente do Brasil, segundo a revista americana Forbes, e um dos apresentadores do programa “Manhattan Connection”, do canal Globonews. Informações/inscrições e a programação completa e a lista dos palestrantes já confirmados podem ser encontradas no site (www.corporatetravelforum.com.br).

J – Roma e Havana

A companhia aérea italiana Alitalia realiza, a partir de 29 de novembro, voos semanais entre Roma e Havana, no âmbito de uma estratégia de fortalecimento dos voos intercontinentais da empresa. Cuba, cuja uma das maiores fontes de renda é o turismo, é um destino de férias bastante popular entre os italianos. Tanto o turismo como os negócios têm ótimas perspectivas de crescimento em Cuba. Desta forma, serão realizados dois voos semanais, às terças-feiras e sábados. Esta é a quarta nova rota internacional anunciada pela Alitalia neste ano, após Santiago do Chile, Cidade do México e Pequim.

K – Formação de Tradutores

O Brasillis Idiomas está com as inscrições abertas para o curso online de formação de Tradutores. O curso com duração de 15 meses é destinado a quem tem domínio do inglês e do português, boa comunicação oral, idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Para fazer a matricula é preciso ser aprovado no teste de seleção. As aulas serão sempre as sextas, de 19h30 às 21h00. O curso é reconhecido pela ATA (Associação Americana dos Tradutores), ABRATES (Associação Brasileira dos Tradutores) e SINTRA (Sindicato dos Tradutores). Mais informações pelos tels. (21) 2512-3697 / 98304-1624 ou (www.brasillis.com.br).

L – Spaghetti Quadrado

Sinuoso, versátil, elegante, longo… Perfeito para diferentes combinações. Eis o “spaghetti”, massa que se tornou sinônimo de italianidade e talvez a melhor representação mundial da culinária italiana. Agora, imagina esse sucesso todo ainda mais saboroso, com mais superfície externa para agarrar o molho e seus ingredientes? Deste desejo surgiu na Itália, há cerca de um ano, o “spaghetti quadrado”, chega ao Brasil com exclusividade pelo Spoleto. Produzido e criado pela La Molisana – marca tradicional, presente na Itália desde 1912 -, o spaghetti quadrado “de grano duro” estreia por tempo limitado no restaurante na combinação clássica da culinária do país, ao molho bolognesa – que chega com nova receita (www.spoleto.com.br).

M – Espaço Histórico

Para quem vai visitar Blumenau durante a Oktoberfest (5 a 23 de outubro), o Museu Hering é uma boa opção cultural fora do circuito festa-chope-comida. Nele, a história da família Hering e da centenária empresa de vestuário do Brasil é contada em uma exposição que junta memória e interatividade, no espaço localizado numa casa do século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico. Inaugurado em 2010, o museu ocupa uma das edificações que compõem o conjunto arquitetônico da unidade matriz da Cia. Hering. Mais de 76 mil pessoas já visitaram a casa construída no estilo arquitetônico enxaimel. Objetos como um antigo tear, fabricado em 1889, e uma camiseta do início do século XX estão entre as peças mais antigas (www.museuhering.com.br).

N – Assuntos Jurídicos

O Ciclo de Palestras Gratuitas será um dos principais destaques da 13ª edição da Fenalaw, principal feira de assuntos jurídicos da América Latina. A programação será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, e contará com uma série de apresentações totalmente gratuitas, ministradas por grandes nomes do cenário no Brasil. O conteúdo das conferências será focado em inovação no mercado jurídico, abordando temas como empreendedorismo, startups, tecnologia e mercado jurídico, redes sociais e tendências em marketing. Entre os temas: ‘Passei na OAB, e agora?’; ‘Legal Canvas’; ‘Direito Digital no Brasil’. Inscrições e informações: (www.fenalaw.com.br).