Dia do contador: o salva vidas em um mar de impostos

Adão Lopes (*)

No dia 22 de setembro comemora-se o dia do Bacharel em Ciências Contábeis, o contador.

Essa data vem homenagear a fundação do primeiro curso superior de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antes, só havia cursos técnicos na área. Não foi a toa que se chegou à conclusão de que era necessário um curso superior, mesmo lá no tão controverso governo Vargas. O contador é um verdadeiro salva vidas das empresas em todos os tempos.

Cada vez mais sofremos enxurradas de impostos, alterações, migrações, detalhes e pormenores que o administrador não tem como acompanhar no seu dia a dia. Ser resiliente na mudança, mutável e informado é o que garante aos contadores surfarem nesse mar diverso que chamamos de gestão de recursos de uma empresa. A área mudou muito ao longo dos anos. Como em todos os segmentos, a renovação acompanha seu desenvolvimento.

Contudo, nos últimos tempos, a crescente tecnologia focada na área contábil impôs mudanças radicais e significativas no cenário empresarial.

As ferramentas ERPs, e os softwares de emissão e gestão de documentos eletrônicos, e os próprios documentos digitais, representaram essa mudança, e também a reciclagem desse mercado e profissão. Mesmo com a tecnologia, essa é uma área que demanda, acima de tudo, resiliência, análise e inteligência.

É papel do contador usar sua formação, sua experiência e seu senso crítico para lidar com as informações que a máquina dispõe. A inteligência humana é o que guiará as decisões e identificará os pontos vulneráveis de uma empresa, permitindo que esse profissional não se limite a apenas pagar e receber contas, mas também a fazer parte do processo de estratégia comercial.

É por esse papel e importância, que hoje, cercados de tecnologia, abraçamos o futuro, sem deixar de valorizar o real papel do profissional, que ganha espaço onde ele realmente contribui para o processo, na inteligência. Na Varitus Brasil nos preocupamos em auxiliar o trabalho, em proporcionar agilidade e segurança às diversas etapas do processo.

Mas, é ao lado desse profissional que as empresas podem enfrentar as ondas violentas do mar de mudanças, impostos e taxas, que impedem a administração de ver claramente os pontos de tomada de decisão.

Agradeça a seu contador. Feliz 22 de setembro.

(*) – Manager da Varritus Brasil (www.varitus.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap