Negócios em Pauta 16/04/2024

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 15 de abril de 2024

10 anos do Complexo Industrial da Nissan em Resende

No início, não era fácil parar para fazer o “yoshi yoshi” (técnica de segurança), visitar o “genba” (chão de fábrica) ou ter uma reunião de “douki seisan” (produção sincronizada). Contudo, os ensinamentos e tradições japonesas com foco em qualidade e segurança foram sendo unidos com a criatividade e a motivação brasileiras em uma fusão de culturas e diversidade que, dez anos depois, fazem do Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) uma unidade fabril diferenciada. Exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão, a primeira fábrica 100% Nissan na América do Sul completou ontem (15) uma década de atividades acelerando rumo ao futuro. Inaugurado em 15 de abril de 2014, o Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais que possui da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade (nissannews).

B – Mulheres na Bolsa

Entrou em cartaz no MUB3 – Museu da bolsa do Brasil, a exposição temporária “Muitas Eufrásias: a presença das mulheres na Bolsa”, que conta a história de Eufrásia Teixeira Leite, a primeira mulher a investir na bolsa brasileira. A mostra ficará em cartaz até o dia 15 de junho em um dos prédios da B3, o Edifício JB, conhecido como Prédio das Moedas, João Brícola, 59 – Centro Histórico de São Paulo. A entrada é gratuita. Nascida em 1850, em Vassouras, Rio de Janeiro, Eufrásia é reconhecida como a primeira mulher a investir na bolsa de valores de forma independente. Na exposição, os visitantes terão uma visão detalhada de sua jornada, desde a educação tradicional até a ascensão como uma das investidoras mais respeitadas da época.

C – Rally Raid

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade de Araxá/MG sediará a sexta edição do Rally Minas Brasil. De 15 a 18 de maio, pilotos e navegadores vão acelerar por cerca de 700 km pelas montanhas mineiras, encarando uma prova que há de ser uma das mais técnicas e intensas da temporada 2024 do Campeonato Brasileiro de Rally Raid. Serão três dias de disputas entre os competidores que vão acelerar fundo em busca do menor tempo do rally. De acordo com a organização do evento – a Rallymakers –, os navegadores serão extremamente exigidos ao longo de mais de 200 km por dia e uma planilha com mais de 400 referências por trecho cronometrado, sem zona de radar. Inscrições e mais informações: (www.rallymakers.com.br).

D – Educação Steam

A USP recebe, entre 23 e 27 de setembro, o Encontro Nacional de Educação Steam [acrônimo usado para se referir às áreas de ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemática]. O objetivo é ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam de forma integrada nessas áreas, disseminando esse modelo de ensino nas redes públicas de educação básica e técnica do país. Uma imersão na aprendizagem Steam, aprendendo ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, bem como de empreendedorismo. Mais informações: (https://encontrosteam.febrace.org.br/v2024/).

E – Incentivar a Leitura

Começou a Feira de Troca de Livros do Museu da Língua Portuguesa, cujo objetivo é proporcionar um espaço de encontro e, por meio do livro e da literatura, incentivar a leitura entre os visitantes. A feira, que será mensal e gratuita, funciona das 14 às 17h no Pátio B do museu, localizado na Estação da Luz, centro histórico de São Paulo. Os participantes serão estimulados a doar livros para o museu e, a cada edição doada, a pessoa ganha um ingresso para visitar a instituição até 29 de dezembro. O museu pretende tornar a feira um evento acolhedor e acessível a todos os públicos, onde os visitantes poderão realizar as trocas de seus livros entre si, sem a intermediação da equipe do museu.

F – Excelência em Economia

O Conselho Regional de Economia de SP abriu as inscrições para o “XXVII Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia – Concurso de Monografia 2024”. O Prêmio foi idealizado para incentivar os estudantes à pesquisa de cunho prático, científico e acadêmico, além da busca pela excelência e valorização da profissão de Economista. As inscrições vão até o dia 12 de julho, e cada universidade do estado de São Paulo pode concorrer com um trabalho – as monografias de conclusão de curso devem ser do ano letivo anterior ao ano do concurso. O edital está no site (coreconsp.gov.br/wp-content/uploads/2024/04.Regulamento-Concurso-Monografia-2024.pdf).

G – Basquete Sem Fronteiras

A National Basketball Association (NBA) e a International Basketball Federation (FIBA) anunciaram que a 13ª edição do ‘Basquete Sem Fronteiras Américas’ (Basketball Without Borders – BWB) será realizada entre os dias 17 e 20 de maio no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Esta será a quarta vez que o acampamento do programa global de desenvolvimento do basquete e extensão comunitária da NBA e da FIBA será realizado no Brasil, retornando após 13 anos – a última vez foi em 2011, no Rio de Janeiro. Antes, o BWB Américas passou por Rio de Janeiro (2004) e São Paulo (2007).

H – Distribuição de Biometano

A Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios alcançou marcos importantes na sua jornada de distribuição de biometano para clientes industriais. Lançando mão de seu amplo conhecimento dos clientes e sua expertise no transporte de GNC (Gás Natural Comprimido) no modal rodoviário, a empresa tem sido capaz de levar o biometano para clientes industriais de grande relevância, como Nestlé e PepsiCo, apoiando-os nas suas jornadas de descarbonização e metas ESG. A etapa concretiza o plano da companhia de interiorizar o uso do biometano, habilitando clientes off-grid (fora da rede de gasodutos) a utilizarem o energético renovável.

I – Melhor Revenda

Desde 2016, o Fiat Mobi é um exemplo de carro democrático e isso se aplica até mesmo ao momento da comercialização do veículo. Tanto é que o modelo foi reconhecido no prêmio Melhor Revenda, realizado pela Quatro Rodas e Kelley Blue Book (KBB), sendo o carro que menos desvalorizou em seu segmento no último ano. O Mobi se destacou na categoria “Hatch subcompacto de acesso”, em que obteve 27,8% de desvalorização, o melhor índice do segmento. Aliás, não é só nesse quesito que o Mobi faz bonito. Ele também é um dos modelos mais vendidos do país. No encerramento do primeiro trimestre do ano já emplacou 14.665 unidades.

J – Excelência em Competitividade

O CLP (Centro Liderança Pública) abriu as inscrições para o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria ‘Destaque Boas Práticas’. O prêmio reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade ao definir a agenda do estado por meio de políticas de alto impacto, que influenciam diretamente os indicadores que compõem o Ranking de Competitividade dos Estados. Na categoria Destaque Boas Práticas, o prêmio reconhece as unidades federativas que têm desenvolvido políticas de impacto dentro dos temas que compõem os 10 pilares do Ranking de Competitividade dos Estados. Mais informações: (https://www.rankingdecompetitividade.org.br/premio).

K – Hospedagem e Alimentação

Para incentivar a inovação e debater o futuro e os desafios do Turismo, a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) promove, nos próximos dias 24 e 25, a Fhoresp Experience, durante a Expotel, no Centro de Convenções Frei Caneca, com palestras, workshops e apresentações. Ao menos 50 especialistas do Brasil e do mundo vão compartilhar, durante a programação, seus conhecimentos com empresários, gestores e lideranças atuantes no setor. Com entrada gratuita, o evento está com inscrições abertas aos interessados em participar ou expor marcas, produtos e serviços. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site do evento: (https://fhorespexperience.com.br/).