Negócios em Pauta 10 a 14/02/2024

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024

A – Milan compra terrenos para construção de novo estádio

O Milan deu mais um passo para a construção de um novo estádio e registrou a compra dos terrenos para a futura arena que será erguida em San Donato Milanese, na zona metropolitana de Milão. O clube rossonero já havia separado 40 milhões de euros (R$ 214 milhões) para despesas relativas ao projeto, incluindo documentação urbanística, a aquisição da área para o futuro estádio e aspectos legais. Haverá uma reunião de prefeitos de municípios da região metropolitana para discutir o projeto do Milan, que deseja construir uma arena multifuncional com capacidade para até 70 mil pessoas. A inauguração está prevista para 2028 ou 2029. Atualmente, o clube rossonero divide o San Siro com a Inter de Milão, mas a prefeitura da capital da Lombardia rejeitou a ideia das duas agremiações de derrubar o estádio e construir um novo no mesmo lugar. Com isso, Milan e Inter passaram a procurar terrenos nas cidades adjacentes a Milão, já que não aceitam apenas reformar o San Siro (ANSA).

B – Energia Solar

O preço médio da energia solar no Brasil caiu 31% no último ano, de acordo com o indicador do Radar, um estudo que mede o preço da energia solar, realizado pela Solfácil, maior ecossistema de energia solar da América Latina. O valor, que era de R$ 4,22 por watt-pico (Wp) no último trimestre de 2022, caiu para R$ 2,91 por Wp no último trimestre de 2023. A redução foi motivada pela queda do preço dos equipamentos solares, dólar e importação dos fretes. Apenas no último trimestre de 2023, a redução foi de 8%. A região Centro-Oeste tem o preço médio mais barato do país, com R$ 2,77 Wp. O valor representa uma queda de 32% em relação ao mesmo período de 2022, quando era de
R$ 4,07. O Sudeste tem o segundo preço mais baixo com R$ 2,88, antes era de R$ 4,20, uma redução de 31% (https://landing.solfacil.com.br/).

C – Indústria Verde

A demanda por profissionais com competências em áreas estratégicas para a economia e o desenvolvimento sustentável tem crescido substancialmente. Conectado com as demandas e tendências do mercado de trabalho, o SENAI disponibiliza uma série de cursos para quem quer se especializar em ESG (environmental, social and governance), ou seja, estar apto para atuar em uma empresa atenta aos aspectos ambiental e social. Os cursos são ofertados na modalidade a distância, podendo ser feitos por pessoas de qualquer lugar do país. Existem ofertas gratuitas, com conteúdos que oferecem competências iniciais no tema, e pagas, como pós-graduação. A relação completa dos cursos ofertados está disponível em: (https://www.futuro.digital/).

D – Cargas de Emergências

O programa Avião Solidário da Latam acaba de transportar gratuitamente até o Rio de Janeiro três toneladas de cestas básicas para as vítimas das fortes chuvas na capital fluminense. Ao todo, 200 cestas foram embarcadas de São Paulo/Congonhas para o aeroporto Santos Dumont nos compartimentos de carga das aeronaves em parceria com a organização sem fins lucrativos G10 Favelas. Há 11 anos, o Avião Solidário da Latam coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.

E – Inovação e Segurança

A idwall, empresa de tecnologia especializada em gestão de identidade digital e soluções antifraudes, realiza a sexta edição do idsummit, no dia 12 de março, em São Paulo. O Diretor Jurídico do Google, Daniel Arbix, é um dos destaques da programação, que contará com mais de sete horas de conteúdos sobre tecnologia e negócios, com palestras e debates. Representantes de importantes players de mercado como Bradesco, Mercado Bitcoin, Banco BV, Claro Pay e Youse Seguros também têm participação confirmada. Na oportunidade, será divulgado ainda o Ranking idwall de Experiência Digital 2024, estudo proprietário da tech, com dados inéditos sobre a experiência dos usuários no processo de abertura de contas bancárias (onboarding digital) e percepções sobre autenticação, segurança de dados e fraudes. Saiba mais: (https://idsummit.com.br/).

F – Consumo de Repelente

As temperaturas cada vez mais elevadas e a consequente proliferação de insetos, como a que se vê hoje do mosquito transmissor da dengue, têm contribuído para o avanço no consumo das categorias de repelente e inseticidas nos últimos anos. Estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostra avanço na penetração da categoria nos lares e crescimento de venda no atacarejo. Em 2023 as categorias de repelentes e inseticidas nos lares brasileiros cresceram 15 pontos percentuais (p.p.) e 2,5 p.p. respectivamente em relação a 2022. Já o aumento do volume de repelente consumido foi da ordem de 27%. A maior concentração desse consumo é na classe AB, representando 27% da população e 34% das unidades compradas. A região da Grande Rio de Janeiro é responsável por 12% dos repelentes adquiridos nacionalmente.

G – Grupos Minorizados

Com foco em potencializar e dar agilidade na procura por talentos de grupos minorizados e conectar esses profissionais com os recrutadores, a Blend Edu, principal startup especializada em inovação para diversidade no Brasil, acaba de lançar a plataforma digital Representa SA. Por meio do site haverá um mapeamento e divulgação de oportunidades e vagas afirmativas para contribuir com a carreira de mulheres, pessoas negras, indígenas, com deficiência, da comunidade LGBTQIA+ e pessoas com mais de 50 anos. Além das vagas em si, a plataforma também dá visibilidade para cursos, bolsas de estudo, mentorias, eventos e outros benefícios para contribuir com o desenvolvimento de carreira desses profissionais. Mais informações: (https://representa-sa.com/).

H – Copa da Cerveja

A Copa Sul-Americana de Cerveja está confirmada. A avaliação das amostras acontece nos dias 23 e 24 de abril em Bento Gonçalves (RS), cidade que recebe pela primeira vez a competição. A premiação será no dia 25, junto à programação da Envase Brasil, feira internacional de equipamentos e insumos para os mercados de alimentos e bebidas. Já estão confirmados tanto jurados quanto marcas concorrentes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Inscrições em: (https://beerawardsplatform.com/copa-sul-americana-de-cerveja). O primeiro lote, com valor promocional, vai até 4 de março. O concurso é registrado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP). A consultoria técnica é assinada por Rosária Penz e a coordenação é de Júlia Quadros.

I – Líder em Vendas

O grupo automotivo Stellantis iniciou o ano de 2024 mantendo a liderança dos principais mercados da América do Sul. Ao todo, fechou o mês de janeiro com 62,8 mil veículos vendidos no continente, além de 23,6% de participação no mercado. Esses números contabilizados pelo grupo possibilitaram um avanço de market share de 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2023. Em solo brasileiro, a empresa contabilizou 45,6 mil vendas, com participação de 29,9%, enquanto na Argentina, a Stellantis comercializou 11,9 mil automóveis, somando 36,9% de market share. Além disso, a Fiat fechou janeiro como a marca mais vendida na América do Sul, com 36,9 mil unidades comercializadas (Ansa).

J – Vendas de Cimento

As vendas do insumo no Brasil em janeiro totalizaram 4,8 milhões de toneladas, uma queda de 2,4% em relação ao mesmo mês de 2023 e uma alta de 5,9% frente a dezembro último, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Por dia útil, que considera o número de dias trabalhados e tem forte influência no consumo, a comercialização de cimento foi de 198,6 mil toneladas no mês de janeiro e, representa uma retração de 2,1%, comparado ao mesmo mês do ano anterior e de 0,6% em relação a dezembro de 2023. Ainda que as vendas de janeiro do ano passado registrassem uma base forte, o resultado de agora sinaliza que o fraco desempenho em 2023 persiste no início de 2024. Fonte: SNIC.

K – Limpeza Profissional

Considerada a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a Higiexpo realizará sua 28ª edição entre os dias 13 e 15 de agosto com uma programação repleta de novos expositores, produtos e tecnologias. Organizada pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a feira reunirá 150 expositores e espera receber um público de 16 mil pessoas nos pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo. Serão apresentadas as principais inovações, lançamentos e novidades de toda a cadeia da limpeza, incluindo fabricantes e distribuidores de máquinas, produtos químicos, equipamentos, acessórios, descartáveis e serviços especializados. Mais informações: (https://higiexpo.com.br/).