Negócios em Pauta 14/07/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 13 de julho de 2016

A – Franco Montoro

Neste momento em que políticos exemplares tornam-se cada vez mais raros, o CIEE; as academias Paulista de História e de Letras Jurídicas; a PUC-SP; União dos Juristas Católicos de São Paulo e o Instituto dos Juristas Católicos de São Paulo promovem o Seminário Comemorativo In Memoriam do Professor André Franco Montoro no Centenário de seu Nascimento. O evento será realizado amanhã (15), às 8h30, no Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi). Contará com especialistas que, além de resgatar fatos da vida do ex-governador de São Paulo, debaterão assuntos que pautaram sua atuação política. Inscrições gratuitas e obrigatórias: (www.ciee.org.br/portal/eventos).

B – Temporada de Descontos

A Samsonite, principal fabricante de malas e bagagens do mundo, deu início na sua tradicional Winter Sales Season com descontos de até 50% em diversas linhas de malas, pastas executivas, mochilas e acessórios. Nas 18 lojas da marca, localizadas em shoppings e em bairros nobres, o consumidor poderá encontrar os produtos marcados com descontos. A temporada de descontos acaba no próximo dia 31, período ideal para garantir ótimos produtos para as próximas viagens, volta às aulas ou renovar as opções de acessórios executivos. Também é possível aproveitar a promoção pelo e-commerce. Com um mix dos produtos das lojas de rua e shoppings, o consumidor encontrará ainda mais descontos disponíveis online. Acesse (www.samsonitebrasil.com.br).

C – Alta Distribuição

Fundada em 2010 na cidade de Piracicaba, a Dama Bier, que produz cerveja com diferencial em qualidade e com grande personalidade sensorial, anuncia a parceria com a Casa Flora, importadora de alimentos e bebidas, para revenda das cervejas para todo o Estado de São Paulo. A empresa possui 12 rótulos em seu portfólio, com diversas premiações em competições nacionais e internacionais. Além de contar com profissionais qualificados em toda a operação desde a produção até a entrega. Na Casa Flora, empresa com mais de 40 anos, o grande desafio como distribuidora é levar excelente opções de produtos e marcas de modo que essa experiência fique marcada de uma forma positiva para todos. Outras informações no site (www.damabier.com.br).

D – Chocolate e Cacau

Os produtores, admiradores e consumidores de chocolate do Brasil sabem que, quando o assunto é o cacau nacional, a cidade de Ilhéus é a primeira que vem à mente. Dono do maior porto exportador da commoditie no país, o município do litoral baiano também é conhecido por ser um polo de produção dos chocolates chamados de “finos”, com maior teor de cacau e de flavonoides. A Mendoá Chocolates – até 2012 conhecida como Magia do Cacau – tem sua base em Ilhéus e, para fortalecer ainda mais seu nome no mercado nacional, participará do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia,que promove a oitava edição entre os próximos dias 21 e 24. A marca contará com estande durante o evento, além de apresentar ao público a linha Brasilis, novidade de seu portfólio. Saiba mais em (www.mendoachocolates.com.br).

E – Melhor Banco

A Euromoney, revista britânica que é referência internacional na cobertura do setor bancário, escolheu o Santander como Melhor Banco do Mundo para Pequenas e Médias Empresas. A instituição também foi vitoriosa na América Latina e Leste Europeu. Esta categoria foi reconhecida pela primeira vez pela publicação, que destacou a estratégia do Santander, que vai além do financiamento e serviços financeiros aos empresários, ao ajudá-los a superar obstáculos para crescer, conforme as características de cada mercado em que o Grupo está presente. No Brasil, a novidade foi anunciada em maio de 2015, com o nome Santander Negócios & Empresas, e trouxe uma revisão completa nas soluções financeiras, além do Programa Avançar, que oferece cursos online para os empreendedores e seus funcionários, apoio à internacionalização e suporte para contratação de estagiários.

F – Finança dos Casais

No relacionamento de todo casal, dentre muitas responsabilidades e mudanças, se inicia um período de vida financeira conjunta. O desafio não é fácil. Três em cada dez brasileiros (29,2%) não sabem ao certo o valor do salário do companheiro. Por isso, o Mercantil do Brasil acaba de lançar, em seu site de Educação Financeira, um teste para refletir como os casais têm se comportado quando o assunto é dinheiro. Por meio de perguntas, como os tipos e a constância das conversas sobre o tema, os planejamentos em comum, e o grau de transparência em relação aos gastos e rendas traçam o perfil do casal e o quanto estão alinhados com a situação econômica. A partir do resultado, o teste traz algumas dicas de como melhorar a relação com as finanças. O teste está disponível no site: (mercantildobrasil.com.br) no link ‘educacaofinanceira’.

G – Cinema das Diretoras

Com a cineasta paulista Anna Muylaert sendo a grande homenageada do ano, a décima primeira edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece entre os próximos dias 20 e 27, no Memorial da América Latina, entre outros locais, apresenta uma programação que celebra a crescente presença feminina na atual cinematografia da região. São 118 filmes em exibição, dos quais 53 (ou 45%) são dirigidos por cineastas mulheres. Dos debatedores escalados para as mesas de discussão, 66% são do sexo feminino. Uma mostra especial focaliza as divas da Época de Ouro do cinema mexicano e uma seleção apresenta as novas cineastas daquele país. Mais informações (www.festlatinosp.com.br).

H – Garantias Reais

No próximo dia 19 (terça-feira), das 09h30 às 17h00, acontece no Forum Cebefi, Treinamento em Direito Empresarial, o curso Garantias Reais. Este curso visa transmitir aos participantes como elaborar com eficácia garantias reais, de modo a assegurar certeza e liquidez das operações a serem realizadas. Tópicos do programa: Hipoteca; Penhor; Caução de Títulos de Crédito; Alienação Fiduciária em Garantia; O Credor Fiduciário na recuperação Judicial e na Falência do Devedor. Será apresentado pelo prof. Dr. Leslie Amendolara. Local: Av. Paulista, 901. Informações: tels. 2309-9414 /9 9231-3768 ou ([email protected]). Saiba mais em (www.forumcebefi.com.br).

I – Valor Ambiental

A MRV Engenharia fechou o primeiro semestre desse ano com 68.338 árvores plantadas, número que representa 62% da meta de plantio previsto para todo o ano que é de 110 mil mudas. A iniciativa é mais um dos compromissos assumidos pela empresa para contribuir positivamente com o ambiente e, consequentemente com a qualidade de vida das cidades onde a empresa está presente. Só nos dois últimos meses, foram mais de 25 mil mudas plantadas nas dez regionais da construtora pelo país. Entre as espécies plantadas, estão o cedro, o camboatã, a gabiroba-banca e o eritrina-candelabro, que são consideradas de grande valor ambiental. Outras informações: (www.mrv.com.br).

J – Energia Renovável

Quando a Actis investiu pela primeira vez na Atlantic, em setembro de 2013, a empresa tinha 220 MW em projetos com contratos de venda de energia de longo prazo, dos quais 70 MW ainda estavam em construção. Desde então, a Atlantic tornou-se uma das mais respeitadas produtoras de energia renovável do país. Em menos de três anos, a Atlantic alcançou 250 MW de potência totalmente operacional e outros 402 MW em construção. A companhia planeja colocar em operação comercial plena todos os seus 652 MW no segundo trimestre de 2018. Também controla um inventário considerável de projetos de desenvolvimento, a maioria deles adjacente às instalações existentes. Os recursos eólicos do Brasil estão entre os melhores do mundo e os parques eólicos da Atlantic, entre os mais produtivos do país. Saiba mais em (www.act.is).

K – Qualidade em Flores

Chegou o momento de celebrar as flores e quem faz deste segmento cada vez mais vivo, florido e criativo! A 18ª Enflor – Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios – está prestes a começar: neste domingo (17), em Holambra. Serão três dias de muitas atividades no Recinto da Expoflora, sendo: congresso, feira de negócios, exposição, workshop etc. O evento atrai floristas, decoradores, organizadores de festas, promotores de eventos, produtores e, sobretudo, atacadistas e distribuidores de todo o País. Outras informações em: (www.enflor.com.br).

L – Arranjos Produtivos Locais

O Plant Inter Cluster Meeting (encontro de APL’s – Arranjos Produtivos Locais) é um evento organizado pela Qualimediterranee e seus parceiros Végépolys e Terralia. A 6ª edição acontecerá em Montpellier (França) nos dias 19 e 20 de setembro. Durante dois dias, clusters europeus (APL’s) oriundos da Dinamarca, da Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, etc, bem como empresas, estarão reunidos para participar de workshops e reuniões de negócios para descobrir as plataformas técnicas e aperfeiçoar as parcerias dentro dos projetos europeus do setor Vegetal. O programa inclui visitas à plataforma de Viticultura de precisão EcosprayViti e da plataforma de tecnologia agroalimentar Qualisud. Mais informações visite: (http://www.vegepolys.eu/en/plant-intercluster/home/).

M – Setor Imobiliário

Amanhã (14), a partir das 9h30, acontece o “Encontro Secovi/PQE – O departamento jurídico do Secovi-SP responde”, na sede do Sindicato da Habitação. No evento, diretores, empresários, empreendedores, gestores e advogados de imobiliárias, administradoras de condomínios e demais profissionais interessados no assunto poderão esclarecer dúvidas comuns do dia a dia imobiliário. As questões mais atuais e relevantes, como o novo Código de Processo Civil e suas implicações na cobrança condominial, serão debatidas e analisadas. Também abordará os problemas mais comuns enfrentados pelos condomínios com a locação de temporada em curto espaço de tempo e questões trabalhistas relacionadas ao corretor associado e a recentes jurisprudências que têm impacto no mercado. Informações no tel. 5591-1306.

N – Inclusão do Nome Social

Durante o recesso escolar, as escolas da Secretaria da Educação de São Paulo continuam abertas para atendimento ao público, incluindo a solicitação do nome social. A escolha do prenome é aberta a alunos transexuais e travestis. O primeiro semestre fechou com mais de 290 pedidos em todo o Estado. Para formalizar a mudança, os interessados devem procurar a equipe gestora das unidades e preencher corretamente um formulário. Alunos menores de 18 anos devem ter autorização dos pais ou responsáveis. As escolas possuem até sete dias para realizar a mudança. O uso do nome civil (o que está no RG) ainda é obrigatório para documentos externos, como o histórico escolar e declaração de transferência.