Negócios em Pauta 13/08/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 12 de agosto de 2021

A – Primeiro motorhome fabricado no Brasil

A Estrella Mobil, fabricante de veículos recreativos personalizados, criou o primeiro e único motorhome 100% autônomo do país. O veículo tem capacidade para oferecer muito conforto — energia elétrica, ar-condicionado, água quente de forma ininterrupta — sem depender de nenhuma fonte de energia externa. Diferente dos motorhomes convencionais, que utilizam o alternador do veículo localizado no motor para produção de energia, o kit Starlight possui duas fontes distintas de geração de energia: o primeiro por meio de energia solar que gera até 1.200Watts de potência e o segundo por meio de solução criada unicamente no Brasil que utiliza um novo equipamento acoplado ao veículo gerando energia exclusivamente para a casa do motorhome. É sustentável, pois além de ter sistemas adaptados à geração de energia renovável, oferece a possibilidade de transformação dos resíduos fecais em adubo. Saiba mais em: (www.estrella-mobil.com.br).

B – Estética Animal
O mercado pet surpreendeu: faturamento de R$ 40 bilhões de reais e um crescimento estimado de 13,5% em relação a 2019. Quem está de olho neste crescimento são os brasileiros em busca de uma nova fonte de renda e os que já trabalham no setor, mas querem aumentar os ganhos com cursos e capacitações. É justamente esta a proposta do Mega Grooming Show Congress, o maior congresso de estética animal do mundo, organizado pela Pet Society, que acontece nos próximos dias 22 e 23, transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Pet Society. Entre os temas: cortes e tendências na pelagem lisa de cães, tipos de estética para SRD e técnicas de trimming com palestrantes nacionais e internacionais, referências no segmento. Saiba mais em: (https://petsociety.com.br/).

C – Aquisições Aéreas
A Nella Airlines Group, controlada pelo brasileiro Mauricio Araújo de Oliveira Souza, tem projetos ambiciosos para tornar, em breve, a empresa que leva o anagrama do nome da filha, Antonella, numa das principais da aviação no Brasil, América Latina, EUA e Caribe. Com uma operação de US$ 50 mi, o grupo assume o controle acionário da Amaszonas Línea Aérea e dá mais um passo para se estabelecer no concorrido mercado da aviação comercial e de carga da América Latina. A empresa, que tem voos partindo de Guarulhos, opera na Bolívia, Chile e Paraguai e deve retomar, com a aquisição, voos regulares para Rio, São Paulo e Foz do Iguaçu. Há três semanas, Mauricio já tinha assumido o controle da venezuelana Albatros Airlines que voa para Aruba, Costa Rica, Margarita e Punto Fijo (https://www.melhoresdestinos.com.br/nella-servico-bordo.html).

D – Mercado de Tintas
A Sherwin-Williams, líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e vernizes, acaba de inaugurar mais 5 lojas Revenda Master. As novas unidades, em Mogi Mirim (SP), Lauro de Freitas (BA), Nova Iguaçu (RJ), Olinda (PE) e Conselheiro Lafaiete (MG) já estão em funcionamento. A expectativa para 2021 é continuar a estratégia de expansão e crescimento, com abertura de 40 novos pontos.
A empresa oferece aos clientes e futuros revendedores apoio financeiro para montagem de sua loja, no formato Revenda Master, em todo território nacional. O modelo de negócio é totalmente livre de royalties e o payback acontece entre 24 e 36 meses. Para mais informações, acesse: (https://www.sherwin- williams.com.br/revenda-master)

E – Operação de Loja Online
A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) realiza o Ciclo MPE – palestras gratuitas que ensinam os participantes a planejar, montar e operar uma loja online, nos próximos dias 18 e 19, das 9h às 12h. Os interessados devem se inscrever pelo site (https://www.ciclo-mpe.net). Os inscritos receberão o link de acesso à sala do evento por e-mail e, através da plataforma digital, poderão tirar as dúvidas e receber mentorias em tempo real. Na pauta: como planejar sua empresa de forma eficaz desde a escolha do nicho de mercado; como montar sua loja virtual e encontrar o cliente ideal; como usar a logística para atrair mais visitas para sua loja; como transformar visitantes em consumidores; operação eficiente: a importância das ERP’s e dos meios de pagamento na internet; vendas e marketing digital.

F – Saneamento Ambiental
Com o tema “Cidades Inteligentes conectadas com o saneamento e o meio ambiente: desafio dos novos tempos”, o 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental será realizado de 17 a 20 de outubro, em formato híbrido: de forma presencial, em Curitiba, e também online, em plataforma digital exclusiva e interativa. A realização é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O congresso discutirá o desafio de como tornar as cidades e comunidades inteligentes, conectadas, resilientes e sustentáveis. O evento é o ponto de encontro entre os tomadores de decisão e gestores de políticas e projetos em saneamento ambiental e fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços para o setor. Mais informações: (http://abes-dn.org.br/abeseventos/31cbesa/).

G – Conferência de Cibersegurança
Amais importante conferência internacional de segurança cibernética, o Cyber Security Summit 2021, acontece nos dias 28 e 29 de setembro, em ambiente digital. Entre os conferencistas, Alissa Knight, CEO do grupo Brier & Thorn, influenciadora de cibersegurança, criadora de conteúdo e autora publicada; Abbas Kurdati, CISO e Principal Consultor de Segurança Cibernética da Microsoft Ásia; John Bandler, Fundador e Diretor da Bandler Law Firm PLLC and Bandler Group LLC; e Neil Walsh, Chefe da Seção de Crimes Cibernéticos e Prevenção à Lavagem de Dinheiro das Nações Unidas. A proposta para esta edição é tratar de questões relacionadas à economia digital que o mundo está vivendo. Mais informações e inscrições: (https://www.cybersecuritysummit.com.br/).

H – Práticas Pedagógicas
Estão abertas as inscrições para o curso de atualização online “Formação Lúdica de Professores: Construindo Saberes e Fazeres da Prática Pedagógica”, promovido pela UFSCar. Com o objetivo de propor novas e melhores maneiras de ensinar as crianças, a grade curricular promove a discussão, reflexão e construção de conhecimentos teóricos e práticos. Por meio de leituras, atividades, pesquisas de materiais, análise de objetos, produção de brinquedos, narrativas escritas e vivências, os participantes aprendem e olhar a brincadeira e outros jogos como instrumentos educativos. As aulas ocorrem de 25 de agosto a 1º de dezembro. Os interessados devem se inscrever pela plataforma box UFSCar, em (https://bit.ly/formacaoludica). Dúvidas podem ser esclarecidas pela e-mail ([email protected]).

I – Mercado de Audiovisual
Está aberto o credenciamento para a Expocine 2021. A convenção anual do mercado audiovisual vai reunir o setor neste cenário de retomada e de cooperação entre os agentes, propondo o tema “Para além das janelas”, que vai permear os debates da sua acurada programação. Em formato híbrido, a convenção contará com dois tipos de credenciamento distintos: a “Expocine Virtual”, 100% online, que abrange toda programação de cursos, painéis e palestras e rodadas de pitchings públicos. E a “Expocine In Loco”, que terá tudo da versão Virtual, mais as apresentações de line ups das distribuidoras e uma feira com expositores exclusivos, que acontecem de forma presencial no Cine Marquise, em São Paulo. Realize o seu credenciamento em: (https://www.expocine.com.br/).

J – Relações Comerciais
Na próxima segunda-feira (16), das 17h às 18h, acontece o webinar gratuito “Convenção de Singapura e seus reflexos econômicos e negociais”. As profissionais especialistas escolhidas para debater o assunto são Carla Araújo, advogada e membro da Singapore Academy of Law, Grasielle Mello, instrutora em mediação privada e judicial, e Maria Antonieta Prado, diretora administrativa da Câmara de Mediação e Arbitragem. O evento busca estabelecer a possibilidade de os conflitos decorrentes dos contratos internacionais poderem ser resolvidos por mediação. Com isso, o ambiente de negócios, nacional e internacional, ficam mais ágeis e os problemas são resolvidos em um tempo menor, gerando menos custo, por exemplo. O evento é online e as inscrições gratuitas em: (https://www.sympla.com.br/convencao-de-cingapura-e-seus-reflexos-economicos-e-negociais__1304488).

K – Mercado de Carros
A Kavak, companhia mexicana líder no mercado de carros seminovos e usados, dá o primeiro passo para expandir a sua operação nacional e anuncia a criação do Tech Hub, uma célula especial de tecnologia e inovação dedicada a buscar novas soluções e formatos para o negócio. No Brasil, os esforços estarão concentrados na experiência do cliente e a empresa prevê a contratação de 300 dos 500 profissionais de tecnologia que compõem a equipe em todo o mundo. Grande parte das vagas é destinada a engenheiros de software e os atrativos incluem ações da empresa e flexibilidade para migrar entre as futuras sedes de expansão da Kavak. O processo de recrutamento e seleção começam a partir de setembro. Os profissionais interessados podem acompanhar as posições disponíveis no portal de carreira da empresa em: (https://www.kavak.com/br/carreiras).