Negócios em Pauta 12/11/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 11 de novembro de 2021

A – Volvo XC60 ainda mais tecnológico

Símbolo da Volvo Cars em todo o mundo, o XC60 é um ícone e carrega toda a herança da marca sueca em luxo, sofisticação, potência e segurança. Não é a toa que é o modelo mais vendido da marca, referência em design e tecnologia. E chega à linha 2022 repleto de novidades, por dentro e por fora. Os inconfundíveis faróis com Martelo de Thor estão perfeitamente agregados ao novo para-choque frontal, que recebe um desenho único e exclusivo para cada uma das quatro versões: Recharge Inscription Expression, Recharge Inscription, Recharge R-Design e Polestar Engineered. O modelo ainda recebe a moderna Câmera 360º, que facilita as manobras em qualquer ambiente, vem com o prático Head-Up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo, e o carregador por indução para smartphones.

B – Contabilidade e Auditoria

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – lançou o hotsite da 11ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, que contém informações sobre a grade de palestras e painéis e a programação especial alusiva ao aniversário de 50 anos da entidade. O evento, reconhecido como o mais importante do setor, será realizado, em formato online e presencial, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Teatro Bradesco/SP, com transmissão ao vivo pela Internet. Participarão da edição deste ano importantes nomes da auditoria independente, da contabilidade e do mercado de capitais. Informações e inscrições: (https://www.ibracon.com.br/).

C – Residência Médica

Estão abertas as inscrições para os Programas de Residência Médica e em Área Profissional de Saúde do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. Esta será a 27º turma de residência do Hospital Sírio-Libanês, destinado aos profissionais de saúde que querem ter uma formação considerada padrão ouro para especialização em um dos mais renomados centros de saúde da América Latina. Além de oferecer contato com renomados especialistas em diversas áreas, os residentes do Hospital Sírio-Libanês contam também com equipamentos e tecnologia de última geração, para que possam aprender a prática médica com o que há de mais moderno na medicina hoje. Os programas de residência incluem áreas diversas e variam de 1 a 4 anos de duração, com vagas limitadas. Saiba mais: (https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/).

D – Olimpíada de Robótica

Estão abertas as inscrições para o curso Programação do kit robótico PETE aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos. Gratuito, será ministrado na modalidade a distância de 20 de novembro até 18 de dezembro. O objetivo da iniciativa é fornecer para alunos e professores instruções para programação do kit robótico voltado aos desafios da OBR, considerando especialmente o interesse das escolas públicas em realizar atividades complementares à grade curricular. O curso será realizado de forma inteiramente virtual e ocorrerá aos sábados, das 14 às 17 horas, com carga horária total de 30 horas. Inscrições: (icmc.usp.br/e/cf73d).

E – Economia Prateada

Mercado sênior, economia da longevidade, oceano prateado: são muitos os nomes dados ao consumo da população acima dos 50 anos que vem despontando com o aumento da expectativa média de vida. Em busca de produtos e serviços de qualidade, esse segmento vem crescendo e exige um olhar especial. Diante desse cenário, o Insper criou o curso “Negócios para a longevidade”. A formação terá 33 horas e sua proposta é oferecer aos alunos a oportunidade de entender a relevância e o potencial do segmento sênior, a partir das mudanças demográficas sentidas no Brasil e da importância do foco no curso de vida. O curso também prioriza a discussão de caminhos para o envelhecimento saudável. Inscrições e mais informações: (www.insper.edu.br).

F – Combate ao Antissemitismo

O Brasil acaba de aderiu à Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês), organização intergovernamental com 31 países membros, criada para combater o antissemitismo e preservar a memória do Holocausto. O país entra como observador, dando o primeiro passo para se tornar membro definitivo. Segundo o Itamaraty, “a adesão fortalecerá as políticas nacionais de combate ao antissemitismo e de promoção da educação e da pesquisa sobre o Holocausto”. De acordo com André Lajst, cientista político e diretor executivo da StandWithUs Brasil, esse é um passo significativo para conscientizar a população sobre a importância do combate ao antissemitismo no país.

G – Novos Produtos

A farmacêutica multinacional Genomma Lab está lançando o programa latino-americano ‘Anjo para a Inovação’, que busca iniciativas disruptivas para adicionar inovação ao catálogo de produtos da empresa e assim continuar a consolidar o seu propósito de empoderar as pessoas para terem excelente saúde e bem-estar. Todas as universidades, pesquisadores, empresários do México, Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Brasil e Argentina podem participar. As propostas devem conter informações técnico-científicas que suportem a viabilidade da solução, singularidade e que tenham inovação em processos, ingredientes, apresentações e utilizações, para áreas como cuidados com a pele, produtos naturais, medicamentos fitoterápicos e, soluções para cuidados com os cabelos, embalagens sustentáveis e inclusivas, bebidas, entre outros. Mais informações e inscrições: (https://angelparalainnovacion.com/).

H – Eventos Internacionais

Entre os próximos dias 16 e 18, a OutSystems apresenta dois eventos, com ícones da tecnologia no mundo para debater os próximos passos da transformação digital. O NextStep e o OSDC serão transmitidos online, para mais de 150 países. O NextStep acontece no dia 16 para líderes do mercado de TI e pensadores que buscam acelerar o futuro e inovar com aplicativos modernos. Já o OSDC – OutSystems Developer Conference -, que acontece nos dias 17 e 18, é um encontro anual da comunidade global de desenvolvedores da OutSystems para aprender, conectar e construir o futuro do desenvolvimento de software. Mais informações e inscrições gratuitas em: (https://www.outsystems.com/).

I – Museu do Relógio

A Dimep abre suas portas para a 48ª Retrospectiva do Museu do Relógio, um evento anual que sempre ocorre no feriado de 15 de novembro,?única data do ano em que o Museu fica aberto em um final de semana e feriado. Fruto do sonho e da dedicação de seu fundador, o Museu do Relógio Professor Dimas de Melo Pimenta é o único do gênero na América Latina e existe desde 1975. O destaque desta retrospectiva é o?Relógio Galileu Galilei, criado em 1640, provido de um pêndulo e um escapamento livre. A fabricação dos relógios de pêndulo começou em 1657 por obra de artesãos holandeses e teve rápida difusão. Fica na Av. Mofarrej, 840, Vila Leopoldina – São Paulo. Entrada Gratuita. Se preferir, agende uma visita pelo tel. (11) 3646-4000 (https://www.dimep.com.br/museu/).?

J – Mercado de Energia

A Tradener, empresa que inaugurou o mercado livre de energia no país, atingiu 1 bilhão de reais nos projetos que têm participação direta na geração de energia. Já são 5 empreendimentos inaugurados e em operação comercial, com um total de 70 MW médios de geração e 135 MW instalados e operando. Somente neste ano, a Tradener está investindo 260 milhões com duas PCHs em construção. A energia está sendo destinada ao mercado livre, comercializada através da Tradener para atendimento de sua carteira de clientes e vendida em leilões. Também foi inaugurado um parque eólico no município de Pindaí na Bahia, com capacidade de 80 MW. Para um horizonte de médio e longo prazo, a Tradener pretende atingir a geração própria de 300 MW de energia. Outras informações: (www.tradener.com.br).

K – Futuro da Mineração

A indústria global tem se transformado muito rápido por causa das tecnologias, e na mineração não é diferente. Pensando nisso, a Minery – startup que moderniza negociações de commodities entre mineradoras – criou o Connect mine, um evento feito para discutir sobre as tendências mais atuais nas áreas da tecnologia, finanças e ESG (Ambiental, Social e Governança) voltadas para o mercado de mineração. O Connect mine acontece no próximo dia 25, às 15h, de forma gratuita e com transmissões ao vivo. Serão 3 painéis de discussão com duração de 1h30 cada, abordando temas como investimento em mineração, melhores práticas e tendências do mercado, inovação e otimização na solução de problemas com tecnologia. Mais informações: (https://www.minery.com.br/).