Negócios em Pauta 12/02/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

A – Empresários Refugiados

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Rede Brasil do Pacto Global lançaram a Plataforma Refugiados Empreendedores, para dar visibilidade aos empresários refugiados que residem em diversas cidades brasileiras e reúne recursos e informações para pessoas dispostas a iniciar ou fortalecer os seus negócios no País. É um repositório de conteúdo, com materiais de apoio, capacitação e mentoria para refugiados e imigrantes dispostos a iniciar ou fortalecer os seus negócios, contandom com o apoio da Aliança Empreendedora, Migraflix, Facebook, IFC (Banco Mundial) e Estados Unidos. Consumidores podem acessar (www.refugiadosempreendedores.com.br) e conhecer essa trajetória, adquirir seus produtos e incentivar o desenvolvimento de seus negócios.

B – Bolsas de Estudo

A Fundação Estudar contribui com a valorização da ciência e da pesquisa por meio das bolsas de estudo do Programa Líderes. Entre os que receberam apoio da organização para concluir a graduação ou a pós, estão cientistas e pesquisadores responsáveis por avanços acadêmicos. A excelência nas melhores instituições de ensino superior ajudou os bolsistas a perseguirem uma trajetória de impacto em suas áreas. A iniciativa foi criada em 1991 com o objetivo de desenvolver novas lideranças com potencial de transformar o país por meio de projetos e soluções de impacto. Os jovens interessados em concorrer às bolsas de estudo de até 95%, a mentoria da comunidade da Fundação Estudar e receber acesso à programas exclusivos, têm até o dia 5 de abril para se inscreverem no site (https://lideres.estudar.org.br/).

C – Comércio Exterior

O Grupo Pinho Logística, especializado em comércio exterior e logística aduaneira, abriu vagas de emprego para atuação em Curitiba, Itajaí e São Bernardo do Campo. As atividades poderão ser exercidas em modelo home office por conta da pandemia. Vagas disponíveis: Analista de Importação; Assistente de Importação; Analista de Marketing; Assistente Comercial SDR; e Desenvolvedor Backend. O processo seletivo será realizado em três etapas, sendo composta por avaliação de perfil, entrevista com os respectivos gestores das vagas e testes de aptidão. Mais informações e inscrições: (https://pinho.abler.com.br/).

D – Sustainability Yearbook

Maior varejista de moda omni do Brasil, a Lojas Renner foi listada pela primeira vez no ‘The Sustainability Yearbook 2021’, anuário da S&P Global que reúne as empresas com as melhores práticas sustentáveis do mundo. A Renner é a única varejista de moda brasileira que integra a publicação. O anuário avaliou mais de sete mil companhias que participam do Dow Jones Sustainability World Index, referência em sustentabilidade corporativa, e apenas as 15% com melhor pontuação em seu setor foram listadas na publicação. A Lojas Renner integra a carteira do ISE B3 pelo 7º ano seguido, sendo a única varejista de moda. Também está pela 6ª vez entre as mais sustentáveis do mundo.

E – Fonte Solar

A Solfácil é uma startups com negócios voltados ao uso da tecnologia para o desenvolvimento de smart cities e enxerga na fonte solar um dos pilares para a construção de cidades inteligentes, por meio da democratização do acesso aos sistemas de painéis fotovoltaicos. A empresa oferece uma linha de financiamento inovadora: de forma 100% digital, o cliente troca o custo da conta de luz por um investimento parcelado em um sistema fotovoltaico. O consumidor paga em até 120 vezes, com juros muito acessíveis. O valor da prestação mensal fica até 30% inferior ao custo com a conta de energia elétrica. Em geral, um sistema de energia solar dá um retorno sobre o capital investido 10 vezes superior ao rendimento da poupança.
Outras informações: (www.solfacil.com.br).

F – Inversor Solar

A mais recente aposta tecnológica da fabricante austríaca de soluções para o mercado fotovoltaico – o inversor solar híbrido Fronius GEN24 Plus –, acaba de ser agraciada com mais um prêmio, desta vez pelo seu design. Depois de abocanhar o Intersolar Award 2020, um dos mais importantes da indústria solar, o produto ganhou agora o German Design Award 2021. O produto é um inversor híbrido que promove a autossuficiência solar e representa um elemento-chave de integração de setores, com armazenamento, energia de backup, aquecimento e mobilidade eletrônica. Solução moderna, o produto apresenta um conceito inovador de resfriamento ativo, com a ventoinha na frente do equipamento, que protege o produto contra o aquecimento por radiação solar. Saiba mais: (https://www.fronius.com/pt-br/brasil).

G – Setor de Seguros

A 123Seguro, empresa Insurtech com maior presença na América Latina, anunciou seu desembarque no Brasil através da aquisição da corretora digital Seguro.com.vc. Com 10 anos de experiência no setor de seguros, a empresa Insurtech, que lidera seu segmento na Argentina, Colômbia e Chile, desembarca no território de maior mercado da região e se consolida como a Insurtech com maior projeção na América Latina.
“Chegar ao Brasil sempre foi um desafio para nós, visto que é um mercado com grande potencial e oportunidades para o setor de seguros”, afirmou Martin Ferrari, CEO e Co-Fundador da 123Seguro. Dessa forma, a empresa ampliará sua oferta de seguros de vida, comercial e de automóveis, além de sua capacidade de trabalhar com as maiores seguradoras do mercado brasileiro. Outras informações em: (www.123seguro.com.ar).

H – Aumentam as Startups

O Paraná possui atualmente 1.434 startups que geram mais de 12 mil empregos em 87 cidades, o que torna o estado um dos principais ecossistemas de inovação do Brasil. Os números são do Mapeamento das Startups Paranenses 2020/2021, do Sebrae/PR. Esse total representa um aumento de 39% (402 novas empresas) em relação ao último levantamento realizado em 2019. Mesmo com a pandemia, 374 novas startups foram criadas apenas em 2020, número que apresenta um crescimento contínuo desde 2015 e, sendo o maior desde 2014, quando a apuração foi iniciada. Além disso, 685 empresas (47,7%) ainda possuem menos de dois anos de operação. O estudo completo está em: (https://www.sebraepr.com.br/startup-mapeamento/).

I – Defensor Público

O Conselho Superior da Defensoria Pública do Rio aprovou o edital para abertura do “XXVII Concurso Para Ingresso Na Classe Inicial Da Carreira Da Defensoria Pública Do Estado Do Rio De Janeiro”. Ao todo serão oferecidas 32 vagas, com aumento no percentual de vagas para cotistas, sendo 30% destinadas a candidatos negros ou indígena, 10% para candidatos com hipossuficiência econômica e 5% para candidatos com deficiência. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março, pelo site (www.fgv.br/fgvconhecimento/concursos/dpgerj2021) da FGV, Instituição organizadora do concurso. As provas serão realizadas de forma presencial, respeitando o distanciamento social e os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

J – Aposta no PIX

Pioneira no setor de cafés em porções individuais de alta qualidade sustentável, a Nespresso passa a adotar o PIX nas 34 Boutiques distribuídas nas principais cidades do país. Com o uso do sistema instantâneo de pagamento, a empresa busca proporcionar uma experiência completa ao cliente que vai desde a aquisição de produtos até a conclusão da compra. A empresa estima converter até 70% de suas vendas de débito ou dinheiro para sistema de pagamento instantâneo nos próximos anos. Como o PIX funciona por leitura de QR Code através do aplicativo do banco ou fintech, o público tem a comodidade de realizar sua compra nas Boutiques de forma descomplicada. A proposta é ofertar serviços personalizados que correspondam a diferentes estilos de vida e preferências de cada público.

K – Incubadoras e Aceleradoras

Realizado pela Anprotec, o Sebrae e o Ministério da Economia, o Programa Ideiaz – powered by InovAtiva – objetiva apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos de todas as regiões do país. A iniciativa visa a mobilização, seleção e qualificação de incubadoras e aceleradoras para que recebam e apoiem esses projetos. Serão selecionadas até 15 entidades para compor o cadastro referente à primeira chamada para atendimento de projetos inovadores. Todas irão receber uma qualificação virtual de 40 horas oferecida pela Anprotec e o valor de até R$ 3.000,00 por projeto inovador atendido relativo aos serviços prestados, sem a necessidade de aporte de contrapartidas financeiras ou econômicas. Inscrição até o próximo dia 28, em: (https://www.worldlabs.org/).