Negócios em Pauta 26 a 30/05/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 25 de maio de 2016

A – Adversários Políticos

A Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, realizou uma cerimônia para premiar o Vice-Presidente do país, John Biden, e o ex-porta-voz da Casa Branca, John Boehner, com o título de católicos proeminentes. O que chamou a atenção foi o fato de Biden e Boehner serem de partidos diferentes e, historicamente, adversários políticos. Boehner deu sua opinião sobre o ocorrido dizendo que “é possível achar um lugar comum com o outro lado sem comprometer as suas crenças”. Uma lição de diplomacia que deveria ser aprendida por alguns políticos brasileiros. O encontro foi notícia de capa do The Wall Street Journal.

B – Acesso à Saúde

A segunda edição do Prêmio Abimed de Inovação Transformacional contemplará neste ano projetos que contribuíram para ampliar o acesso da população à saúde e que tenham feito diferença na melhoria do padrão de cuidados médicos. Serão valorizados nessas duas categorias trabalhos que ajudaram na sustentabilidade do sistema de saúde do país. A premiação faz parte da campanha Acelerando a Inovação no Brasil, para estimular o debate sobre inovação, colaborar para a melhoria do sistema de saúde e para aumentar a competitividade do país em produtos médico-hospitalares. Poderão concorrer empresas que apresentem produtos, processos ou serviços inovadores e com resultados verificáveis. As inscrições e a entrega dos trabalhos poderão ser feitas no site (www.abimed.org.br).

C – Mercado Imobiliário

De 27 a 31 de agosto, ocorre a Convenção Secovi 2016, um dos maiores eventos do setor imobiliário brasileiro. Com palestrantes nacionais e internacionais de renome, neste ano, a Convenção tem como mote “É hora de se reinventar”. Um dos destaques será a apresentação de um estudo inédito sobre a viabilidade de empreendimentos destinados a locação residencial a preços acessíveis. Esse modelo de negócios, conhecido no exterior como affordable rentals, prevê uma conjugação de investimentos da iniciativa privada e de incentivos do governo, de forma a oferecer moradia para locação com baixo custo a famílias com menor renda e retorno no longo prazo para investidores. Mais informações tel. 5591-1306.

D – Missão Empresarial

A Amcham realizará, entre 10 e 16 de setembro, missão empresarial aos EUA visando apresentar aos empresários brasileiros as principais iniciativas, tendências e melhores práticas da capacitação em compliance em grandes empresas e instituições americanas em Washington e Nova York. Com visitas programadas a importantes agências e empresas, a delegação terá encontros de networking, capacitação e benchmark estratégicos. A missão é destinada a empresários e executivos de qualquer segmento/porte que possuam alguma relação ou interesse nessas temáticas. Na lista de interesse das companhias aparecem temas como: fundamentos prioritários na execução de programas de integridade; ações de prevenção à fraude e relacionamento com fornecedores, entre outros. Informações e inscrições ([email protected]), tel. 5180-3808.

E – Audiências de Custódia

Apresentar os resultados inéditos do monitoramento do primeiro ano das audiências de custódia na capital paulista é o objetivo do evento “As audiências de custódia na cidade de SP: Avanços e desafios”, que acontece nesta segunda-feira (30), das 18h00 às 20h00, na sede da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O estudo foi realizado pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa, com o apoio da AASP. O encontro contará com a presenças do Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF, e Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ. Entrada gratuita. Inscrições: (http://bit.ly/1WvwO3p).

F – Programação Científica

Pela primeira vez no Brasil, profissionais das subespecialidades em otologia, otoneurologia e foniatria estarão reunidos para discussões relacionadas direta e exclusivamente às três áreas. Trata-se do I Combined Meeting, evento promovido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, que será realizado no Centro Fecomercio de Eventos, de 3 a 5 de junho. O evento reúne três subespecialidades da otorrinolaringologia em um único local, com programação científica altamente qualificada. O encontro terá temas como: otosclerose, colesteatoma, paralisia de Bell, otite externa necrotizante, implantes cocleares, próteses auditivas, cirurgia otológica endoscópica, surdez, tumores, doenças congênitas, entre outros. Mais informações (www.aborlccf.org.br/ICombined).

G – Dia do Amor

O Shopping Penha amplia o significado do Dia dos Namorados e transforma sua campanha em comemoração à data em Dia do Amor. A ideia é incentivar os visitantes a celebrarem todas as relações em que esse sentimento está presente, além do namoro, como o parentesco entre irmãos, netos e avós, a amizade etc. Entre os dias 31 de maio a 12 de junho, diversas atrações que exaltam o mote da campanha Dia do Amor: de todo tipo, de todo jeito, celebre o seu. Fotos ganharão o cenário de uma parede revestida por um adesivo da campanha, declarações escritas à mão em folhas autoadesivas preencherão a Árvore do Amor e fitas poderão ser amarradas em uma ponte, em alusão aos cadeados que antes eram postos na Pont des Arts de Paris. O clima de amor no ar será aproveitado para a promoção da Campanha do Agasalho. As pessoas que quiserem doar roupas podem deixá-las na caixa de coleta. Saiba mais em (www.shoppingpenha.com.br).

H – Batata Assada

Líder, inovadora e antenada às tendências de consumo no Brasil e no mundo, a McCain traz para o Brasil a Batata Assada. O produto apresentado em duas unidades (400 gramas) chega ao varejo como uma opção saudável de consumo para famílias pequenas e pessoas que moram sozinhas (30% da população, de acordo com recente pesquisa Kantar Wordpanel). Prática, saborosa e ‘customizável’, pois o consumidor pode escolher e rechear a batata a sua maneira, a Batata Assada se soma a outros lançamentos da empresa no canal de varejo que está entre as prioridades de negócios da operação Brasil. No País há mais de duas décadas, a McCain foi fundada em 1957 pelos irmãos Wallace e Harrison McCain, no Canadá. Atualmente a empresa conta com 50 fábricas de alimentos congelados no mundo e aproximadamente 20 mil colaboradores.

I – Meirelles e Empresários

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se reúne, na próxima segunda-feira, dia 30, com empresários franceses e brasileiros para debater o desafio das reformas fundamentais e a retomada do crescimento. O encontro, promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB-SP), acontece no hotel Unique, Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 4700, das 8h00 às 10h45, e deve reunir cerca de 200 executivos representantes de empresas nacionais e estrangeiras ligadas à entidade, entre eles o presidente da CCFB, Roland de Bonadona. Existem cerca de 700 empresas francesas no Brasil, que empregam mais de 500 mil funcionários. Na França, a CCFB é membro da União de Câmaras Francesas de Comércio e Indústria no Exterior e trabalha em colaboração com as câmaras de comércio e indústrias locais.

J – Ação de Sustentabilidade

A Avaya como fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes e em todo o mundo, tem como um de seus pilares, colaborar para que os clientes e colaboradores reduzam os impactos nocivos de suas ações sobre o meio ambiente. Com isso em mente, a Avaya Brasil determinou uma meta para seus mais de 250 funcionários no país: diminuir o uso de copos descartáveis, por meio do incentivo ao uso de canecas. O resultado? Entre janeiro e maio, a empresa já deixou de desperdiçar 30 mil copos. No passado, eram usados – em média – 6 mil copos mensalmente e, agora, são apenas 50/mês, usados em eventos e reuniões. A meta para o fim desse semestre é zerar este número. Saiba mais (www.avaya.com.br).

K – Taxa de Rentabilidade

Criado em outubro de 2016, o Poupa Brasil, plataforma online de investimentos que tem como objetivo disponibilizar aplicações com alta taxa de rentabilidade e com garantia de 100% do valor investido, já conta com cerca de 3.500 inscritos. Fundado pela ACREFI – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, com quase 60 anos de mercado -, o site Poupa Brasil oferece aos investidores RDBs (Recibo de Depósito Bancário) pós-fixados de 11 instituições financeiras, todas reguladas e autorizadas pelo Banco Central. Dos mais de três mil cadastrados na plataforma, 78% são homens, com idade média de 40 anos e renda média mensal de R$ 7,5 mil. Por estado, São Paulo concentra o maior número de cadastros (48,78%), seguido por Rio de Janeiro (12,39%), Minas Gerais (8,16%) e Distrito Federal (6,13%). Saiba mais em (www.poupabrasil.com.br).

L – Engajamento com a Marca

A Suzano Papel e Celulose anuncia o lançamento da campanha “Qual o Seu Papel?”, que tem como objetivo associar a marca Suzano Report® a valores relevantes para a sociedade por meio de diálogo e engajamento com as pessoas. A ideia surgiu a partir da necessidade de demonstrar a conexão entre papel e educação e contar casos de pessoas que, por iniciativa própria, encontraram maneiras de pensar no coletivo e provocar uma mobilização para mudanças. Na primeira fase, a campanha apresenta a história da Dona Eunir, professora aposentada de 78 anos, que criou um material didático específico para alfabetizar adultos de maneira gratuita e tem como desejo que sua cartilha seja aprovada pelo MEC. Por ser um projeto de longo prazo, a expectativa da companhia é de realizar ações contínuas por um período de aproximadamente 3 anos (https://www.youtube.com/watch?v=5XCYXcsK3qo).

M – Manufatura e Estamparia

Nos dias 1 e 2 de junho, acontece o Congresso Internacional Abit, no WTC Events Center. O evento é realizado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com o apoio da Apex-Brasil, por meio do Texbrasil. O Congresso reunirá os principais nomes de todos os elos da cadeia produtiva do setor têxtil em âmbito global, abordando temas estratégicos para o setor, como o panorama e as perspectivas da macroeconomia do Brasil e do mundo, para onde caminha o varejo, tecnologia e inovação, além dos novos modelos de negócio, como as startups. À frente do painel “Inovação em processos: os novos paradigmas da produção” estará Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP, acompanhando palestras sobre Tecnologia de RFD (técnica de cadastramento de produtos) como fator de competitividade, Manufatura avançada 4.0 e Estamparia digital. Confira em (www.congressoabit.com.br).

N – Padarias Drive-thru

A rede de franquias Pão to Go atraiu olhares de muitos interessados desde a sua criação no interior de São Paulo, em 2013. Tudo porque foi a pioneira em lançar modelo de padarias drive-thru, em que o cliente não entra na loja para adquirir itens encontrados em comércios tradicionais. Atualmente a marca conta com 15 unidades em operação e outras 11 em fase de implementação. Agora, a franqueadora acaba de investir em um novo formato com a bandeira Pão to Go: o de quiosques. A ideia é oferecer um modelo com menor investimento – total de R$ 120,5 mil – e que alcance um público presente em shopping centers, centros empresariais, terminais rodoviários, estações de metrô e escolas, por exemplo. Os quiosques terão de 9 a 12 metros quadrados e deverão comercializar cerca de 80 produtos, incluindo, é claro, o pãozinho francês, carro-chefe em suas unidades drive-thru. Para mais informações, acesse (www.paotogo.com).