Negócios em Pauta 12/01/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A – Maior drone fabricado no Brasil

Na próxima sexta-feira (14), às 16h, o CEO da Stella Tecnologia, empresa que fabrica drones, Gilberto Buffara Junior, fará uma palestra sobre a indústria das aeronaves não tripuladas e sobre o desenvolvimento do Atobá. O maior drone fabricado no Brasil, será exposto ao público pela primeira vez no Rio Innovation Week 2022. O Drone Atobá (foto) pesa 500 kg, mede 11 metros entre uma asa e outra, e pode voar por até 28 horas com equipamentos de monitoramento pesando 70 kg. O Atobá pode ser usado para monitorar a floresta Amazônica, nossa faixa oceânica e fiscalizar o desmatamento, as queimadas, e poluidores institucionais dos nossos mares. O Rio Innovation Week é o mais completo evento de inovação e tecnologia já realizado na América Latina e começa amanhã (13), indo até o dia 16, no Jockey Club Brasileiro, no Rio. Confirmados mais de 500 palestrantes, além da presença de 1.000 startups e 190 expositores.

B – Vacina contra Ômicron

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, anunciou que a vacina contra a variante Ômicron estará pronta em março e que a empresa já começou a produzir as doses. O executivo disse que o imunizante também servirá para outras variantes em circulação, embora ainda não esteja claro se a Ômicron, que carrega dezenas de mutações na proteína spike do Sars-CoV-2, vai exigir uma fórmula específica. Países como Brasil, Estados Unidos e os membros da União Europeia já usam o imunizante da Pfizer, desenvolvido em parceria com o laboratório alemão Biontech, para o reforço da vacinação, independentemente de qual tenha sido a fórmula utilizada no primeiro ciclo (Ansa).

C – Congresso de Odontologia

A empresa mineira Radio Memory é presença confirmada na 39ª edição do Congresso Internacional de Odontologia, que acontece entre os próximos dias 26 e 29, no Complexo de Eventos Anhembi. A empresa levará aos congressistas todas as novidades sobre os sistemas iDoc, Studio 3, Inteligência Artificial, distribuição e visualização 3D. Imagens tomográficas em 3D exigem alta capacidade de armazenamento dos arquivos. Mas com o iDoc e o Studio 3, o profissional de radiologia e a clínica odontológica têm nesses sistemas – que podem ser usados em qualquer dispositivo conectado à internet ou não – a transmissão e o armazenamento destes arquivos dispensando download e instalação. Inscrições: (https://materiais.radiomemory.com.br/39ciosp).

D – Grandes Ídolos

Bicampeão olímpico no salto triplo (Helsinque-1952 e Melbourne-1956), Adhemar Ferreira da Silva é o primeiro homenageado da classe 2022 da coleção ‘Grandes Ídolos do Esporte’, iniciativa da Memorabília do Esporte em parceria com a Casa da Moeda do Brasil. Três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos (1951-1955-1959) e cinco vezes recordista mundial na prova, o paulista, que completaria 95 anos em setembro, será lembrado em séries limitadas e exclusivas de medalhas lançadas nesta segunda-feira, dia 10, com peças em prata, bronze dourado, bronze e cuproníquel, o primeiro ídolo do esporte nacional homenageado em 2022 (e o décimo da coleção). As medalhas já estão à venda pelos sites: (www.clubedamedalha.com.br) e (www.memorabiliadoesporte.com.br).

E – Emprego na Irlanda

A Seda College, escola de idiomas fundada pelo brasileiro Tiago Mascarenhas, em Dublin, acaba de lançar a plataforma Seda Jobs Club. Em uma parceria inédita com empresas do país, estão sendo disponibilizadas 1 mil vagas de emprego aos estudantes. O projeto consiste na conexão entre quem busca um emprego e quem tem uma vaga para preencher. Os brasileiros que forem para a Irlanda encontrarão o suporte necessário para alavancar suas carreiras. As vagas disponíveis abrangem as mais diferentes áreas, como hotelaria, serviço, restaurantes, entre outras. Algumas demandam certa experiência e um nível mais elevado de inglês. O melhor de tudo é que os brasileiros não precisam de visto prévio para entrar na Irlanda. Mais informações: (https://sedajobsclub.com/).

F – Transporte de Gás

A TBG e a Delta Geração assinaram contratos de capacidade de transporte de gás natural de curto prazo na modalidade Diário. É a primeira vez que este tipo de serviço é prestado no mercado nacional. Também é o primeiro contrato de curto prazo da transportadora com um agente, além da Petrobras. A TBG é a única empresa do setor no Brasil que oferece serviço de transporte nas modalidades trimestral, mensal e diário. O serviço apoia o abastecimento da usina de William Arjona, em Campo Grande (MS), primeira termelétrica do país a usar gás natural do gasoduto Bolívia-Brasil. Com um sistema que permite acionamento pontual, a usina pode demandar até 1,3 milhão de metros cúbicos por dia. Outras informações: (https://www.tbg.com.br/).

G – Setor Marítimo

O segmento de ship chandler é o responsável pelo abastecimento das tripulações em alto mar, e a busca pela inovação na área é o que motivou a criação da NavSupply, a primeira empresa do mundo a lançar um aplicativo para que clientes façam pedidos de produtos essenciais e de segunda necessidade. As mercadorias disponíveis vão desde alimentos até ferramentas para reparo das embarcações e equipamentos de EPI para trabalhadores. Fundada em 2015, é capitaneada por Eduardo Bediaga, CEO que possui mais de uma década de experiência no setor marítimo. Atualmente, a empresa se faz presente em 18 pontos de entrega no Brasil em 15 estados e espera fechar o ano de 2021 com um faturamento de R$ 18 milhões. A expectativa para o ano que vem é dobrar esse valor. Para mais informações, acesse (https://navsupply.com.br/pt-br).

H – Recordes de Vendas

A Nissan Frontier segue demonstrando a consistência de sua trajetória no Brasil e superou mais uma vez sua performance de vendas, obtendo novos recordes em dezembro e no fechamento do ano. A picape obteve novo recorde de unidades comercializadas em um mês na atual geração – lançada em 2017 –com as 1.402 unidades vendidas em dezembro. O melhor resultado anterior tinha sido obtido em novembro, com 1.351 unidades. E 2021 também marcou o melhor ano completo da 12ª geração do modelo da marca japonesa: 11.821 unidades vendidas no país, superando em 46% o melhor resultado anual até então, de 2019. A picape apresentou forte crescimento anual nas vendas em estados como: Mato Grosso, com 81% de evolução; Tocantins, com 89%; dobrando os totais em Goiás, com 98%, e Minas Gerais, com 100% de crescimento de 2020 para 2021.

I – Cerveja Artesanal

O Grupo Halo traz para a capital paulista a franquia Heilige Pocket, que abre as portas para o público nesta sexta-feira (14), na Rua Cônego Eugênio Leite, 449, Pinheiros. Há mais de 10 anos no mercado e presente no varejo em 18 estados, a marca de cerveja artesanal gaúcha já foi eleita a melhor cervejaria da América do Sul pela Southbeer Cup, em 2015, e a segunda melhor cervejaria do Brasil pelo Festival da Cerveja de Blumenau, em 2016. O Heilige Pocket Pinheiros chega com uma nova forma de consumir cerveja, em que o cliente tem total controle da experiência no sistema de autoatendimento: basta baixar o aplicativo Heilige Pocket, liberar a torneira escolhida através de um QR Code e servir a quantidade que desejar.

J – Melhor Marketplace

O Iguatemi 365, e-commerce premium da Iguatemi, destacou-se como melhor marketplace de shopping centers no país, segundo relatório do JP Morgan ‘A Christmas Tale: Testing Companies Marketplaces – Quem oferece a melhor experiência?’. Durante o último Natal, a equipe do banco de investimento norte-americano realizou compras em plataformas de venda online para testar e analisar a experiência do consumidor comparando o custo do frete, o tempo de entrega e a qualidade geral do serviço. Na análise final, que contou com diversos players do setor, o Iguatemi 365 figurou como o melhor do mercado, sendo apontado como diferenciais sua plataforma, layout de fácil acesso e mix de produtos. Além disso, o prazo de entrega e qualidade da embalagem também foram destacados como positivos (www.iguatemi365.com).

K – Encontro da Inovação

O Rio Innovation Week, que começa amanhã quinta-feira (13) e vai até domingo (16), no Jockey Club, é um evento para todos os players – empreendedores, investidores, jovens e profissionais do futuro, executivos e representantes do governo. A estrutura contará com mais de 40 mil m2, 19 palcos, com cerca de 615 palestrantes, 1265 startups participantes e 210 expositores, além de treinamentos que irão mobilizar empreendedores, investidores, executivos, educadores e estudantes e representantes do governo. O Sebrae levará mais de 500 startups para participar do encontro e expor seus produtos. Também terá 44 atrações e 110 palestrantes no palco Sebrae Like a Boss voltadas para projetos inovadores, com assuntos voltados para sustentabilidade, negócios de impacto social, turismo, economia e inovação. Saiba mais em: (https://rioinnovationweek.com.br/sebrae-like-a-boss/).