
Curso sobre Open RAN exclusivo para startups está com inscrições abertas até 22 de abril
@O Centro de Competência Embrapii-CPQD em Open RAN está com as inscrições abertas para a nova turma de um curso exclusivo para startups interessadas em turbinar seus negócios com a tecnologia de redes de acesso por rádio abertas. Totalmente online e gratuito, o curso “Open RAN: Potencializando novos modelos de negócios” será realizado no dia 25 de abril, no período das 9h às 16h. Ministrado por especialistas do CPQD nessa tecnologia, o treinamento oferecerá uma visão abrangente dos principais conceitos, diferenciais, cenários de aplicação, casos de uso e modelos de negócios em Open RAN. Todo o conteúdo é elaborado visando potencializar o negócio da startup com base nessa tecnologia de redes abertas (https://materiais.cpqd.com.br/programa-open-ran-journey-novos-modelos-de-negocios).
Atvos fecha parceria com startup japonesa Tsubame BHB
@ A Atvos assinou uma carta de intenções junto à Tsubame BHB, startup japonesa, para o desenvolvimento de uma fábrica de amônia aquosa verde em Mineiros (GO), onde está localizada a Unidade Morro Vermelho (UMV), responsável pela produção de etanol. A Atvos fará um investimento acima de R$ 70 milhões de reais na nova planta, com capacidade instalada de 20 mil toneladas do produto, que será utilizado para substituir os fertilizantes nitrogenados de base fóssil aplicados nas áreas agrícolas tanto na UMV quanto da Unidade Alto Taquari (UAT), localizada no município homônimo, em Mato Grosso. A partir dessa solução, a estimativa é de que a empresa evite a emissão de cerca de 11 mil toneladas de CO2 por ano, reduzindo consideravelmente sua pegada de carbono (https://atvos.com/).
‘Show in Bio’
@ A forma como uma pequena empresa apresenta e vende suas ofertas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. A Pesquisa Global de Empreendedorismo 2025 da GoDaddy revelou que 32% dos proprietários de pequenas empresas no Brasil administram seus negócios preferencialmente nas mídias sociais, mais do que aqueles que têm seus empreendimentos em um local físico (28%). Para apoiar os empreendedores que priorizam as vendas pelas redes sociais, a GoDaddy lançou o Show in Bio, solução que disponibiliza o catálogo de produtos de micro e pequenas empresas em mídias sociais (https://showin.bio/). Embora seja perfeita para proprietários de pequenas empresas, principalmente os que ainda não têm um site, a ferramenta também oferece suporte à integração de domínios, permitindo que aqueles já com presença on-line estabelecida, usem seu próprio domínio para uma experiência de marca perfeita.