Negócios em Pauta 11/01/2021

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A – Jeep® revela Novo Renegade

A Jeep lançou ontem (10), o segundo teaser em vídeo do Novo Jeep Renegade, revelando o carro por completo e mostrando algumas mudanças de design por dentro e por fora. O vídeo de 40 segundos começa retomando o badge “T270 4×4”, reforçando a mensagem de que agora o modelo vem equipado com o novo propulsor em veículos com os dois tipos de tração. A seguir já começam a aparecer detalhes das novidades, como a nova grade e os novos faróis com DRL em movimento com função de seta. Depois de uma cena com o Novo Jeep Renegade em uma trilha off-road, entram imagens do painel com central multimídia de 8,4″, além dos novos e modernos volante e quadro de instrumentos Full Digital. Líder entre os SUVs compactos novamente em 2021 e com mais de 350 mil unidades vendidas desde que começou a ser produzido no Brasil, em 2015, o Jeep Renegade chegará com essas e outras mudanças em breve ([email protected]).

B – Residência Artística

A Funarte e a Aliança Francesa convocam todos os profissionais das áreas das artes cênicas (dança, teatro, circo e performance) para o Edital de Residências Artísticas. Com inscrições até o dia 4 de fevereiro, via formulário online, os proponentes podem ser brasileiros e franceses e poderão realizar aperfeiçoamentos artísticos e projetos de residências no Brasil e na França. O concurso concederá quatro bolsas de apoio financeiro, parcial ou integral, no valor de R$ 26.250,00 para os projetos contemplados, que serão realizados ao longo de, no mínimo, 30 dias no Brasil e 30 dias na França. Formulário de inscrição disponível em:
(villa-tijuca.com/dev/inscricoes). Edital em: (https://bit.ly/FunarteAliançaFrancesa).

C – Iniciativas Ambientais

A Câmara Municipal de Maricá, município do leste fluminense, aprovou a Lei Complementar que estabelece a criação de regime diferenciado de tributação local para iniciativas de proteção ambiental, como as chamadas “moedas verdes” ou criptomoedas sustentáveis e fundos verdes. A alíquota do ISS pago por empresas localizadas em Maricá que prestem serviços ambientais será reduzida de 5% para 2%. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto, reforçou que foi criado o ambiente fiscal necessário para estimular empresas de produtos e serviços ambientais a se instalarem na cidade.

D – Liderança do Mercado

A Stellantis, companhia resultante da fusão entre Fiat Chrysler Automobiles e PSA, fechou o ano de 2021 com crescimento de 38% em sua participação de mercado no Brasil. O grupo vendeu 635.538 veículos no país no ano passado, chegando a um market share de 32% em uma indústria que totalizou 1.983.741 unidades. Principal marca da Stellantis, a Fiat (431.068 carros comercializados) recuperou a liderança do mercado com uma fatia de 21,7%, o que significa um crescimento de 34% em relação a 2020. Já a Jeep (148.786 veículos) teve market share de 7,5% (+35,1%). A Peugeot e a Citroën venderam 29.412 e 23.301 carros no Brasil, respectivamente, e viram suas participações de mercado subirem para 1,5% e 1,2% (Ansa).

E – Futuro da Energia

No modelo de civilização em que vivemos, é impossível pensar em futuro ou desenvolvimento sem considerar o papel nevrálgico da energia. Mas como vai ser a matriz energética do futuro, afinal? Os principais caminhos e as tendências do segmento são os condutores do Energy Hub Summit, promovido pelo Grupo de Inovação e Investimentos em Startups Sai do Papel no Rio Innovation Week. O evento será realizado entre os próximos dias 13 e 15 de janeiro, em formato híbrido (presencial e on-line), e já tem participações confirmadas de empresas como EDP, Petrobras, Furnas, Vibra Energia, Enel, Neoenergia, Comgás, Kongsberg, Constellation, Subsea 7, Basf e PwC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: (https://sdp.saidopapel.com.br/eh-energy-hub-summit).

F – Computação e Matemática

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas em três concursos públicos para professores doutores, nas áreas de matemática e estatística aplicadas à indústria, álgebra e inteligência artificial. Os docentes serão contratados em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, com salário inicial de R$ 11.069,17. As inscrições devem ser efetuadas via internet até o dia 3 de fevereiro pelo link (https://uspdigital.usp.
usp.br/gr/admissao
). Os concursos serão realizados em duas fases: a primeira será uma prova escrita e a segunda contemplará o julgamento do memorial do candidato, com uma prova pública de arguição e uma prova didática.

G – Comunicação com Clientes

O Grupo Epicus desenvolveu um aplicativo com o intuito de aperfeiçoar os serviços, concentrando todas as informações e solicitações em um só lugar. O novo recurso vai garantir maior segurança nas informações fornecidas, de acordo com a LGPD e, também, mais agilidade nas atividades. Com o aplicativo, é possível acompanhar de perto todos os processos e serviços onde os clientes podem enviar e receber documentos e guias, além de sanar dúvidas, abrir chamados a qualquer momento, tudo isso através do chat. É a primeira empresa de contabilidade a unir os três elementos de gerenciamento de forma simultânea: compliance, contabilidade e controladoria. Serviços como: departamento pessoal, direito contábil, RH, reengenharia, contabilidade, tributário, treinamento e capacitação. Saiba mais em (www.grupoepicus.com.br).

H – Mídias Digitais

De olho nessa frequente procura por melhora e totalmente alinhado com as necessidades atuais, a Maxxi Trainning, plataforma de capacitação e atualização técnica dos profissionais do setor automotivo brasileiro, elaborou com o apoio do Sebrae uma série de cursos de Mídias Sociais voltados ao primeiro emprego.
Denominado de Primeiro Ofício e totalmente gratuito, o programa se inicia nesta segunda quinzena com 20 alunos, e já tem outras etapas programadas para fevereiro. Os temas são dois: ‘Aprenda Criar Conteúdo para Mídias Digitais’ e ‘Aprenda Criar Posts nas Redes Sociais’. Os pré-requisitos para se inscrever nos cursos, com 20 vagas por edição no total, é ter mais de 18 anos e ser iniciante no assunto. Inscrições e outras informações: (https://www.maxxitrainning.com.br/
cursos-e-aulas/#oficio
) ou via whatsapp +55 19 9 9933-7227.

I – Mérito Contábil

Carlos Pires, sócio-líder de Auditoria da KPMG no Brasil e na América do Sul, membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil e do Comitê Global de Auditoria da KPMG, foi agraciado com a medalha José Rojo Alonso, da Ordem do Mérito Contábil, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP). A distinta homenagem é destinada a profissionais que se destacam nas áreas de auditoria, perícia, mediação e arbitragem, e foi concedida ao executivo pela contribuição relevante à profissão de contabilidade e auditoria. A cerimônia de premiação foi realizada durante a sessão solene em comemoração aos 75 anos de instalação do Conselho, no dia 17 de dezembro, na sede do CRC-SP, em São Paulo.

J – Idade X Desconto

Para começar o ano reforçando seu compromisso de oferecer os melhores produtos e serviços a seus consumidores, a Óticas Carol, maior rede de franquia ótica do Brasil, anuncia sua tradicional, e mais esperada campanha ‘’Sua Idade é Seu Desconto’’, que acontece nas lojas até o dia 28 de fevereiro. Realizada anualmente pela rede, a iniciativa oferece descontos proporcionais à quantidade de anos de vida do cliente em armações selecionadas por cada loja. Por exemplo, se o consumidor tem 75 anos, o desconto será de 75%. A novidade é que, dessa vez, além das lentes tradicionais de grau, o cliente que comprar lentes solares graduadas também estará elegível para o desconto nas armações (www.oticascarol.com.br).

K – Alimentação Saudável

A Bake and Cake Gourmet – plataforma gratuita e interativa de receitas, cardápios e lista de compras – disponibiliza mais de 1.000 receitas com cardápios veganos, vegetarianos, sem glúten, sem lactose, clássicos (sem restrições) e low carb, a fim de atender um público que busca inserir em seu cotidiano uma rotina de alimentação saudável, mas que também seja saborosa e com pratos bem servidos. O intuito da empresa é oferecer uma ferramenta intuitiva que possa disponibilizar diversas opções de cardápios para quem deseja se alimentar de forma saudável, com ingredientes simples e acessíveis no mercado, para que todo tipo de consumidor possa transformar sua alimentação. Outras informações, acesse: (https://bakeandcakegourmet.com.br).