Negócios em Pauta 10 a 12/12/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 09 de dezembro de 2022

A – Último Boeing 747 deixa a fábrica de Everett

O último Boeing 747 deixou a fábrica de aeronaves de grande porte da empresa e deve ser entregue à Atlas Air no início de 2023. “Por mais de meio século, dezenas de milhares de colaboradores dedicados da Boeing projetaram e construíram este magnífico avião, que realmente mudou o mundo. Estamos orgulhosos de saber que esta aeronave continuará a voar pelo mundo nos próximos anos”, disse Kim Smith, vice-presidente da Boeing e gerente geral dos Programas 747 e 767. A produção do 747, o primeiro avião de corredor duplo do mundo, começou em 1967 e durou 54 anos, durante os quais 1.574 aeronaves foram construídas. A última aeronave é um cargueiro 747-8. Este modelo tem uma carga útil de 133,1 toneladas, o suficiente para transportar 10.699 barras de ouro maciço ou 19 milhões de bolas de pingue-pongue ou de golfe. Saiba mais em: (https://www.boeing.com.br).

B – Escolas Estaduais

Estudantes que estão fora da rede pública de ensino, municipal ou estadual, já podem realizar inscrição em escolas estaduais de São Paulo. Podem se cadastrar estudantes oriundos da rede particular, estados, países e até mesmo aqueles que não possuem matrícula ativa no ano de 2022. A pré-inscrição pode ser feita em qualquer unidade escolar, nos postos do Poupatempo ou através do link da SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline/login). É preciso apresentar os documentos pessoais do estudante e do responsável (RG e CPF), e-mail, comprovante de residência, histórico escolar e o comprovante de vacinação do aluno atualizado. O estudante terá sua documentação analisada e será alocado na unidade escolar mais próxima a sua residência, com vaga disponível e ensino adequado a sua necessidade.

C – Campus Clutch

Um dos mais simbólicos palcos de futebol do Brasil, o Pavilhão Pacaembu abrirá os portões para receber, nos próximos dias 15 e 16, jovens estudantes de mais de 40 países visando à etapa decisiva do maior torneio de Valorant aos universitários, o Red Bull Campus Clutch. E os fãs do game podem acompanhar todas as emoções ao vivo, das arquibancadas. Os ingressos para acompanhar o evento presencialmente estão liberados por meio do link (https://www.eventbrite.com.br/e/red-bull-campus-clutch-world-final-tickets-472628553727). Basta acessar o site, fazer o cadastro e escolher a data ideal para comparecer. O evento é totalmente gratuito. Mas, corra: os ingressos são limitados por ordem de aquisição.

D – Mobilidade Zero

A Nissan Motor Co., Ltd. assinou um contrato de empréstimo verde sindicalizado de 200 bilhões de ienes (aproximadamente 1,4 bilhão de dólares) intermediado pelo Banco Mizuho. Utilizará o empréstimo para suportar seus projetos relacionados à mobilidade limpa e avançar em seu programa de eletrificação de longo prazo e suas ambições de neutralidade de carbono. A empresa está intensificando seu programa de investimentos em eletrificação. Os recursos do empréstimo custearão projetos verdes elegíveis definidos no framework, como P&D, investimentos e despesas com projetos, desenvolvimento e produção de veículos de emissão zero, bem como componentes para veículos elétricos ou outras iniciativas futuras com foco em carbono neutro.

E – Parada no Mercadão

Em comemoração ao Natal, o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e o Mercado Kinjo Yamato recebem entre os próximos dias 18 e 23, a Parada Natalina, uma apresentação encantadora com bandas temáticas e Papai Noel. O evento acontece durante todo o dia nos corredores principais dos dois Mercados, em intervalos de 30 minutos. De acordo com Aldo Bonametti, Diretor Presidente da Mercado SP SPE S.A., empresa concessionária que administra o Mercadão e o Kinjo Yamato, este será um momento mágico para os visitantes, locatários e colaboradores dos Mercados. “Esta é a segunda campanha de Natal da Mercado SP em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. A ação faz parte de uma série de experiências culturais e gastronômicas que integram o novo calendário de eventos programados para os próximos anos”, destaca Bonametti.

F – Nível de Otimismo

A Olímpio Consultancy, consultoria especializada em Inteligência de Mercado e Engenharia de Negócios, apresenta a primeira edição do Estudo Índice de Otimismo Empreendedor. Elaborado e aplicado pela Olímpio Consultancy em parceria com a plataforma Smart Business, o estudo de mercado inédito e exclusivo, nasce com o objetivo de mapear as principais características, desafios e oportunidades dos negócios brasileiros, além de medir o nível de otimismo dos empreendedores para o próximo ano. A pesquisa visa identificar as novas dores dos empreendedores, entender suas características, necessidades, e claro, medir o nível de otimismo dos brasileiros para o próximo ano. Para responder o questionário, basta acessar o link: (https://forms.gle/kEyWzrVsAYgQ9E9RA).

G – Chiara Civello

O Consulado-Geral da Itália em São Paulo trará para a capital paulista um show da cantora de jazz Chiara Civello, no próximo dia 18, como parte da programação de Natal. O show da artista italiana, que já colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Chico Buarque e Gilberto Gil, será realizado no Teatro B32, a partir das 20h. Civello lançou o single “Sono Come Sono”, uma adaptação da canção “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá. A ligação da artista italiana, que tem seis álbuns lançados na carreira, com o Brasil é de longa data. Além de Chico e Gil, ela também lançou um single com a cantora Ana Carolina e colaborou com Maria Gadú. O evento é gratuito, mas é preciso fazer a reserva no site: (https://www.even3.com.br/concerto-di-natale-con-chiara-civello-3%2002344/).

H – Mel de Aroeira

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) anunciou a Denominação de Origem do Mel de Aroeira do Norte de Minas como a IG escolhida para receber apoio técnico e financeiro do Committee on Development and Intellectual Property (CDIP) da OMPI. A seleção foi feita através de um processo seletivo para denominações de origem brasileiras que poderiam se beneficiar do desenvolvimento junto ao órgão. Além do mel de aroeira do Norte de Minas, a seleção contou com a candidatura da IG Mamirauá de Pirarucu Manejado, do Amazonas, e a IG da Própolis Vermelha dos Manguezais de Alagoas. O mel de aroeira é denso e de cor escura, foi menos valorizado que o mel silvestre. A árvore é endêmica do cerrado mineiro, uma região árida, mas rica em biodiversidade (AI/Sebrae).

I – Natal mais Caro

Os produtos e ingredientes típicos da ceia de Natal estão 15,61% mais caros em 2022 do que um ano atrás. Levantamento da FecomercioSP aponta que o aumento médio, nos últimos 12 meses, de alimentos e bebidas representa crescimento de 8,05% acima da inflação oficial geral na Grande São Paulo. Os dados têm como base o IPCA-15, do IBGE. Assim como os produtos alimentícios, os itens procurados para presentear na data também vão deixar o Natal mais salgado. Estes tiveram reajuste de 9,02% no período – crescimento real acima da inflação de 1,89%. Não há outra alternativa a não ser “bater perna” e pesquisar os valores em supermercados e feiras. Nestas últimas, a sugestão é aproveitar os descontos das “xepas”. Dar preferência a frutas da estação também é uma boa opção para economizar (AI/Fecomercio-SP).

J – Pessoas e Mercadorias

A Área Schengen, zona de livre circulação de pessoas e mercadorias na Europa, vai ganhar um novo membro pela primeira vez em mais de 10 anos. Trata-se da Croácia, que se juntará a esse espaço sem controle de passaportes a partir de 1º de janeiro de 2023. O anúncio foi feito pela presidência rotativa da República Tcheca na União Europeia e aumenta para 27 o número de membros da Área Schengen, que reunirá 23 países do bloco, além de Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein, último a aderir, em dezembro de 2011. Integrante da UE desde 2013, a Croácia também substituirá sua moeda, a kuna, pelo euro a partir de 1º de janeiro de 2023. A União Europeia ainda discute o ingresso de Bulgária e Romênia na Área Schengen, ideia apoiada por países como França e Itália, mas que enfrenta a resistência da Áustria, historicamente refratária quando o tema é migração (Ansa).

K – Mercado Automotivo

Peugeot registra, de janeiro a novembro, 39.229 unidades emplacadas, melhor resultado desde o ano de 2014, quando foram comercializados 39.659 veículos. As vendas até novembro, representam 51% superiores às comercializações de 2021 (26.048 unidades), diverso do mercado em geral que retraiu 1% no mesmo período. Resultado alcançado mantém a marca francesa como atual líder, em crescimento percentual, do mercado automotivo brasileiro. No Ranking entre as 10 marcas que mais vendem no país, a Peugeot traz números ainda mais positivos com os dados de emplacamento de novembro. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, a Peugeot cresceu 52% com 4.623 unidades comercializadas, contra 3.047 emplacamentos e alcançou um resultado de 2,4% de participação de mercado, desempenho que não atingia desde o ano de 2011.