Negócios em Pauta 10/09/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 09 de setembro de 2021

A – Maior grau possível de sustentabilidade

Criado para oferecer o máximo de espaço possível em um pacote com apenas quatro metros de comprimento, o BMW i Vision Circular é a alternativa para a mobilidade compacta de luxo. Pensado como um exercício para o ano de 2040, o carro conceitual reforça o compromisso do BMW Group com a economia circular. O conceito engloba todas as fases de vida de um automóvel, a começar pelo projeto pensado para a reciclagem e o grande uso de material com origem no reaproveitamento. O objetivo é criar um carro feito 100% com materiais reaproveitados e que também seja 100% reciclável. O modelo tem soluções inéditas para reduzir a quantidade de componentes. Dispensa pintura na carroceria de alumínio reciclado, couro e cromados, além de concentrar a maior parte das suas funções em painéis eletrônicos. Tudo no BMW i Vision Circular foi pensado para atingir o maior grau possível de sustentabilidade.

B – Próteses Ortopédicas

A Revo, fabricante de soluções de próteses ortopédicas, desenvolveu um projeto de inovação e mobilidade viabilizado pela parceria entre o techtools health e a Toyota do Brasil. A iniciativa utiliza alumínio de alta qualidade dos motores da marca japonesa na fabricação de pés para pacientes amputados. Já foram produzidas 6 unidades destinadas a membros inferiores, sendo que 2 pés foram dados ao atleta paralímpico, Alan Fonteles (não são pés de competição, mas para uso no dia a dia), e as demais, doadas para pessoas de baixa renda, que são mapeadas pela clínica Pé Ativo. O alumínio excedente da produção de motores da Toyota, onde é utilizado como matéria-prima de altíssima qualidade, é aplicado pela Revo na substituição dos componentes metálicos nas partes que unem todo o pé – um próximo passo será substituir o restante dos componentes. Saiba mais em: (www.revopro.com.br).

C – Energia Solar

Entre os dias 18 a 20 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece o Congresso Intersolar South America, que vai abordar os temas mais relevantes e as tendências do setor solar fotovoltaico e de energias renováveis no Brasil, num ambiente seguro e agradável. Especialistas em energia solar fotovoltaica, armazenamento e gestão de energia estarão reunidos ao longo de três dias para discutir as questões que nortearão o futuro desse mercado. É a maior feira e congresso para o setor solar na América Latina, reunindo toda a cadeia produtiva solar fotovoltaica e térmica – tanto de fabricantes quanto de distribuidoras de células e módulos FV, componentes de BdS, rastreadores e aplicações. Outras informações, acesse: (www.intersolar.net.br).

D – Retomada do Desenvolvimento

Especialistas que participarão do 4º Conexidades, de 23 a 27 de novembro, entendem que o “mundo não é mais o mesmo do que era antes, porque entrou um novo ator nas relações, que é a tecnologia”. Por isso, o evento vai discutir a importância da tecnologia nas relações com os poderes públicos, cujo objetivo é melhorar qualidade de vida das pessoas. O recado que será dado aos prefeitos e vereadores e empresários que estarão presentes, na estância turística de Olímpia/SP, é que o pacto federativo precisa do empenho de todos para que isso aconteça, principalmente com olhos voltados para os municípios. Inscrições e mais informações (www.conexidades.com.br).

E – Práticas em Regulação

O Centro de Pesquisas em Direito e Economia da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV está recebendo inscrições para a 4ª edição do “Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação”. Podem concorrer as iniciativas implementadas no âmbito das agências reguladoras federais, estaduais ou municipais, tanto individualmente quanto em parceria com outros órgãos e entidades. A iniciativa proporciona que essas ações possam ser replicadas e adaptadas em outras instituições e agências que possuem competência regulatória. Além disso, a premiação possibilita o aprendizado na superação de desafios comumente enfrentados nas entidades reguladoras. Mais informações e inscrições: (https://direitorio.fgv.br/premio-regulacao).

F – Transformação Digital

A Sky.One, startup especializada no desenvolvimento de plataformas que automatizam e facilitam o uso da computação em nuvem, será um dos destaques no evento SAP NOW Brasil 2021, que acontece entre os próximos dias 14 e 15, edição 100% digital e gratuita. O tema central será “Empresas inteligentes em rede em um mundo em transformação”. Patrocinadora do evento e da trilha sobre Tecnologia e Plataforma, a Sky.One contará com quatro palestras no primeiro dia de apresentações, as quais contemplarão diversos debates, desde a transformação digital nas empresas até as possibilidades de implementar serviços financeiros na nuvem. Mais informações e inscrições: (https://sapnow.com.br/).

G – Encontro do Turismo

Marcando a retomada das edições presenciais, e do formato itinerante que consagrou o evento ABAV como principal encontro do turismo nacional, a ABAV Expo & Collab chega no próximo dia 6 de outubro ao Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, para três dias de imersão em negócios, capacitação e relacionamento.
Para reunir o trade em total conformidade com as restrições ainda impostas pela pandemia, o evento adotará o modelo híbrido. A participação presencial será limitada a um fluxo diário de três mil pessoas, simultaneamente, com fiscalização permanente para que todos os protocolos de biossegurança sejam assegurados, e a virtual garantida por meio de uma plataforma online, que espelhará toda a programação física. Inscrições e mais informações: (www.abavexpo.com.br).

H – Senai de Inovação

Estão abertas as inscrições para a edição 2021 do Grand Prix Senai de Inovação, competição gratuita em que estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem, tecnólogos e universitários têm até 72 horas para pensarem soluções para desafios da indústria, propostos por empresas parceiras.
Realizada pelo Senai, a competição será via online, envolvendo projetos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação. Nela, times formados por grupos de três a cinco pessoas com idade a partir de 16 anos deverão criar, desenvolver e prototipar sua ideia. Inscrições (até 13 de outubro) e mais informações, em: (http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/grand-prix-de-inovacao/).

I – Mestrado em Matemática

Até o dia 25 de outubro, professores de matemática da educação básica podem se inscrever no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). Segundo o edital, o curso será ministrado em 77 instituições, nos 26 estados e no Distrito Federal. As aulas serão semipresenciais e têm início previsto para março de 2022. A seleção será toda em 2021, com a realização do exame de acesso em 4 de dezembro. A oferta, em todo o país, se dá por uma rede de instituições coordenada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Inscrições e mais informações: (https://www.profmat-sbm.org.br/).

J – Metodologia Ágil

A GFT Brasil, unidade nacional da empresa alemã referência em tecnologias exponenciais para transformação digital e projetos ágeis, marca presença no Festival Agile Trends, que ocorre entre os próximos dias 13 a 15. O evento internacional, patrocinado pelo Santander, é um dos maiores sobre práticas ágeis.
Ao longo dos três dias serão realizados 160 painéis que abordarão a temática diante de um contexto mundial. A GFT Brasil será representada por três experts em agilidade que abordarão: métricas e indicadores, negócios ágeis, o futuro do Agile Coaching e a aplicação do ADKAR em transformações ágeis. O Festival será realizado de forma online e gratuita. E contará com tradução simultânea para o português. Inscrições: (https://agiletrends.online/es/fe3-festival/#register).

K – Ambiente Rooftop

Começa no próximo dia 21, e vai até 15 de novembro, no Parque Mirante, anexo da Arena Allianz Parque, a 33ª edição da CASACOR São Paulo. Aproximando-se do tema da mostra, que nesse ano ressalta a Casa Original, o ambiente evidencia um retorno às origens, à simplicidade e ao rústico, prezando por peças artesanais e materiais naturais que garantem todo o aconchego necessário. “Pensamos em um rooftop que lembrasse um ambiente de férias de verão, inspirado nos beachclubs rústicos de Tulum, Ibiza, Trancoso. É um espaço para que se possa descansar, admirar a vista da cidade e se inundar com sensações de esperança de que logo a pandemia acabará”, destaca a paisagista Catê Poli. O evento conta com 60 ambientes distribuídos nos 9 mil m² da mostra, com estrutura pensada para respeitar todos os protocolos de segurança. Saiba mais: (www.casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo).