Negócios em Pauta 10/09/2015

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 09 de setembro de 2015

A – Manejo de ‘Zebrafish’

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para um curso inédito de extensão universitária para manejo e criação de “zebrafish”. O animal é utilizado em pesquisas científicas em substituição aos camundongos. O curso é gratuito, acontece entre 5 e 9 de outubro e será ministrado pela pesquisadora Mônica Lopes Ferreira, responsável pela plataforma do Instituto Butantan que tem capacidade atual para 3 mil peixes. A capacitação é voltada para profissionais e estudantes de pós-graduação envolvidos em pesquisas nesta área. O peixe pode ser utilizado em pesquisas científicas em diferentes áreas. Mais informações em (www.butantan.gov.br).

B – Estratégias das Empresas

IBM, Natura, Netshoes, Volkswagen e outras empresas vão comentar suas experiências no 2ª Encontro de Marketing Digital na Amcham, nesta sexta-feira (11), das 08h00 às 11h00. Em debater a reinvenção do marketing combinando uso de tecnologias, databases e automação de sistemas com as operações tradicionais. O encontro será aberto com uma apresentação da equipe IBM Marketing Cloud sobre a reinvenção do marketing pelo digital. Em seguida, haverá painéis de discussões sobre como essa evolução está impactando as estratégias das organizações. Mais informações sobre como participar estão em (www.amcham.com.br/acontece).

C – Produção de Asfalto

A Craft Engenharia está inaugurando mais uma usina de asfalto que triplica sua capacidade de produção de concreto betuminoso usinado a quente com melhorias operacionais e de sustentabilidade. A nova usina, da marca suíça Ammann, é do tipo contrafluxo, com tecnologia embarcada e novos recursos. Seu investimento foi da ordem de R$ 2 milhões. A capacidade de produção é de 140 ton/h e oferece vantagens relevantes quanto à segurança dos trabalhadores e ao meio ambiente, pois os equipamentos geram menor nível de ruído e a produção tem menos impactos poluentes como a emissão de partículas. Saiba mais em (www.craftengenharia.com.br).

D – Empreendedorismo Social

A ESPM sedia a edição do Slush Impact Brazil. Do evento, marcado para o próximo dia 16, sai o projeto vencedor que vai participar de um programa de capacitação de 10 dias, em novembro. Serão selecionados 20 projetos, que farão suas apresentações para uma banca que busca um único vencedor para representar o Brasil em Helsinque, no Slush (www.slush.org), evento que é uma conferência para talentos de start ups encontrarem investidores, executivos e canais de mídia. Em 2014, nos dois dias do evento participaram 14 mil pessoas, 3.500 empresas e 750 investidores.

E – Infância Contemporânea

O Fórum Pensamento Estratégico, da Unicamp, e o Movimento pela Despatologização da Vida realizam, nos próximos dias 14 e 15, no Centro de Convenções da Unicamp, o fórum “Ser criança e adolescer em uma sociedade desigual”. “Falar, pensar, aprender, imaginar, evoluir… A construção social da subjetividade”, “Infância contemporânea: tempos, espaços, experiências”, “La adolescencia como encrucijada” e “Capitalismo, consumo e propaganda” serão alguns dos temas apresentados e debatidos. Participam pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da Argentina. As inscrições são gratuitas. Mais informações: tel. (19) 3521-4171 (www.gr.unicamp.br/penses/forum_adolescer,[email protected]).

F – Núcleo de Dramaturgia

De 21 de setembro a 8 de outubro acontece o 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso. Entre as diversas atividades, acontecem workshops com renomados dramaturgos brasileiros e estrangeiros. O dramaturgo escocês David Harrower (conhecido no Brasil pelas peças Blackbird e Facas nas Galinhas) ministra workshop Como Desenvolver Uma Voz Autoral na Dramaturgia, abrindo a programação do evento. Expoente da nova geração de artistas teatrais uruguaios, Gabriel Calderón ministra workshop A Palavra Como Plataforma de Atuaçãode. Os workshops são gratuitos e direcionados para dramaturgos profissionais e diretores. Inscrições (www.sesisp.org.br/dramaturgia).

G – Fórum de Economia

A Escola de Economia de São Paulo da FGV realiza, entre os próximos dias 14 e 15, o 12º Fórum de Economia. A temática é discorrer sobre o desafio que a economia brasileira não tem conseguido enfrentar: sua integração competitiva nos mercados globais. O desenvolvimento econômico depende do investimento em setores cada vez mais sofisticados tecnologicamente. Haverá 4 painéis, com os respectivos subtemas: 1) Competitividade e o Custo do Capital; 2) Competitividade e o Custo Brasil; 3) Competitividade e Taxa de Câmbio; 4) Salários e Competitividade. Informações (www.fgv.br).

H – Educação Britânica

O British Council promove a UK Universities 2015, maior feira de educação superior britânica das Américas. O evento vai passar por São Paulo no dia 3 de outibro, das 13h00 às 19h00, no Hotel Tivoli Mofarrej. São mais de 60 instituições de ensino que trazem informações sobre cursos de graduação, pós-graduação, programas de mestrado, doutorado e MBA. A programação de palestras traz informações sobre a rotina do estudante no Reino Unido, o sistema de ensino britânico, orientações sobre exames de proficiência em língua inglesa, opções de cursos, bolsas de estudo, entre outros temas. As pré-inscrições já estão abertas no link (http://www.britishcouncil.org.br/feira-uk-universities).

I – Hospitais Privados

Os interessados em participar da terceira edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados já podem se inscrever. Promovido pela Anahp, o evento será realizado no WTC Golden Hall, de 11 a 13 de novembro, e terá como tema central “O hospital na construção da excelência do sistema de saúde: perspectivas e desafios”. São três eixos temáticos: Novos Modelos, Inovação e liderança. Participam da discussão palestrantes da Espanha, Portugal, Estados Unidos, Colômbia e México, que vão discutir a necessidade de atender as demandas atuais e as exigências futuras para construir um sistema de saúde capaz de garantir a excelência na qualidade da assistência. Outras informações em (www.conahp.org.br).

J – Conformação de Metais

As mais avançadas tecnologias de corte e conformação de chapas e tubos metálicos serão apresentadas durante a 8ª edição da feira Corte & Conformação de Metais, no Expo Center Norte, entre os dias 20 e 23 de outubro. Fornecedores, usuários e especialistas da área terão acesso ao que há de mais moderno no setor e poderão participar de palestras, debates, minicursos e uma rodada de negócios. Paralelamente, será realizada a 3ª edição da Brazil Welding Show, feira do segmento de soldagem. Mais informações em (www.arandanet.com.br).

K – Indústria Aeroespacial

Atenta aos progressos relacionados à indústria aeronáutica nacional, a Universidade Metodista promove no dia 15 de outubro, das 8h00 às 12h15, no Campus Rudge Ramos, o seminário gratuito sobre “Indústria aeroespacial, desenvolvimento regional e oportunidades de negócio: cases internacionais da cadeia produtiva do Gripen”. O encontro apresentará os benefícios econômicos e tecnológicos resultantes da aquisição e fabricação de uma nova aeronave no estado da arte, em termos de tecnologia. Serão apresentadas experiências reais de países onde a aeronave Saab Gripen foi incorporada como vetor de defesa aérea. Inscrições (http://portal.metodista.br/industria-aeroespacial).

L – Incidentes de Segurança

Ponto de encontro dos profissionais com experiência em tratamento de incidentes de segurança, o 4º Fórum Brasileiro de CSIRTs reune nos próximos dias 17 e 18, no Blue Tree Premium Morumbi, palestrantes internacionais e nacionais que discutirão o tratamento de incidentes e resiliência das organizações face aos incidentes de segurança. Os interessados em participar do Fórum, promovido pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, devem se registrar por meio do site: (http://www.cert.br/forum2015/inscricao/). O evento tem inscrições gratuitas e vagas limitadas.

M – Setor de Máquinas

O setor italiano de máquinas, equipamentos e insumos para fundição estará presente na 16ª FENAF – Feira Latino-Americana de Fundição, que acontece de 28 de setembro a 1 de outubro, no Expo Center Norte. A Itália é o principal fornecedor do Brasil neste setor, respondendo, atualmente, por 16,2% de tudo o que o Brasil importa na área, de um total de aproximadamente 200 milhões de euros por ano. O Pavilhão Italiano reúne empresas que visam aumentar o intercâmbio comercial no Brasil e na América Latina, além de promover parcerias tecnológicas e a troca de informações. Saiba mais em (www.ice-sanpaolo.com.br/fenaf_2015).

N – Legislação Automotiva

Na próxima segunda-feira (14), Valter Pieracciani, da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; Bruno Bragazza, da Bosch América Latina; e Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul, participam do debate “A evolução do P,D&I e das Engenharias rumo à inovação” no workshop “Os Desafios da Legislação Automotiva 2016”, promovido pela Automotive Business, no Milenium Centro de Convenções. Voltado para profissionais das áreas de estratégia, marketing, vendas e finanças de montadoras e fornecedores de autopeças e serviços, o foco é o cenário de operações da indústria automobilística agravado pela crise política e econômica. Informações tel. 5095-8887.