A – Voando com combustível sustentável
Um helicóptero de resgate voou pela primeira vez com combustível de aviação sustentável, atingindo um novo marco na história da aviação internacional. Operado pela ADAC Luftrettung, organização alemã sem fins lucrativos, o H145 teve uma cerimônia de reabastecimento de seus motores Arriel 2E com biocombustível, um tipo de SAF, na estação de resgate aéreo da Harlaching Clinic, em Munique. O H145 utilizou biocombustível de segunda geração, que reduz as emissões de CO2 em até 90% comparado ao seu equivalente fóssil, graças a sua produção baseada em resíduos da economia circular, como gordura e óleo de cozinha usado. Como resultado, o combustível não impacta na produção agrícola de alimentos. O biocombustível está atualmente certificado e aprovado para uso na aviação em uma mistura máxima de 50% com querosene convencional do tipo JET-A1. O helicóptero de resgate ADAC voou com uma combinação de 40%.
B – Prêmio Gabo
A Fundação Gabo, criada em 1995 pelo jornalista e Nobel de literatura colombiano Gabriel Garcia Márquez, abriu inscrições para a nona edição do Prêmio Gabo de Jornalismo Iberoamericano. Objetiva reconhecer o trabalho de profissionais de imprensa que colaboram para a melhoria da sociedade ao denunciar injustiças, combater a desinformação e propor soluções para as questões sociais. Os vencedores em quatro categorias vão receber 35 milhões de pesos colombianos (em torno de US$ 9,5 mil), um certificado e a escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro. Os dois finalistas de cada categoria da premiação receberão 8 milhões de pesos colombianos (em torno de US$ 2,5 mil).
Nas oito edições anteriores, a Fundação Gabo já premiou 47 profissionais. Inscrições e informações: (https://premioggm.org/el-premio/bases/#portuges).
C – Cervejas Artesanais
Referência nacional na produção de cervejas artesanais, a cervejaria paranaense Way Beer acaba de expandir o alcance de seus produtos. Por meio de uma parceria inédita com a Olist, maior plataforma de marketplace do Brasil, agora é possível adquirir os principais rótulos da cervejaria, além de Kits exclusivos de produtos em qualquer cidade do Brasil, em poucos dias. A nova opção digital de compra permite o acesso aos produtos Way Beer nos principais sites de e-commerce do Brasil, entre eles Ponto Frio, Americanas.com, Magazine Luiza, Extra e Mercado Livre. As entregas nacionais fazem parte do projeto de expansão e estratégia de distribuição da marca, que há mais de 10 anos é uma das principais referências do mercado brasileiro. Saiba mais: (www.waybeer.com.br).
D – Chip Próprio
Atenta às necessidades de consumo de seus clientes, a Pernambucanas continua utilizando a tecnologia para fortalecer o relacionamento. A partir de agora, vai comercializar, nas mais de 400 lojas da marca, o Chip Pernambucanas. Será a primeira varejista de moda a lançar um chip próprio de telefonia móvel. A inovação objetiva oferecer um portfólio de produtos cada vez mais completo às famílias brasileiras, alinhado às suas necessidades e preferências. O Chip Pernambucanas se enquadra no conceito Mobile Virtual Network Operator, ou seja, trata-se de uma operadora móvel virtual que não possui rede própria e nem frequência. Por isso, o consumidor que já tem um número de celular, pode pedir a portabilidade ou comprar o chip e ficar com duas linhas em seu aparelho (www.pernambucanas.com.br).
E – Negócios Internacionais
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de sua iniciativa ConnectAmericas, juntamente com a Apex-Brasil, o Sebrae e a CNI irão realizar, entre os dias 12 e 15 de julho, a terceira edição do Business Connection Brazil, desta vez, dedicada a produtos sustentáveis provenientes da região amazônica, nas áreas de alimentos e bebidas, cosméticos e insumos biológicos. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 30 de junho no endereço eletrônico (https://mbmapp.com/event/bcbrazilamazonia). A iniciativa propicia network de alta qualidade dentro do universo do comércio internacional e desmistifica o processo de exportação, preparando e impulsionando as micro, pequenas e médias empresas para internacionalizarem seus produtos amazônicos.
F – JBS Adquire Rivalea
A JBS acaba de anunciar a aquisição da indústria de carne suína australiana Rivalea, por US$ 135 milhões (o equivalente a R$ 681 milhões). Trata-se da maior produtora de carne suína da Austrália, com uma participação de 26% no processamento de suínos. A compra da Rivalea fortalece as operações da Primo, negócio australiano de alimentos processados à base de carne suína controlado pela JBS. Com a transação, o grupo brasileiro assume a liderança em carne suína na Austrália, disse o CEO global, Gilberto Tomazoni, em comunicado. De acordo com a JBS, a Rivalea fatura cerca de US$ 310 milhões atualmente, com um Ebitda de 37 milhões de dólares australianos, o que indica uma margem de 9,2%.
A Rivalea pertence à QAF Limited, uma companhia listada em Cingapura.
G – Canais de Venda
A Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC), oferecendo uma gama completa de produtos, soluções e serviços de tecnologia, busca parceiros de negócio no Brasil para ampliar sua capilaridade. A meta da companhia é um crescimento de 20% no volume de vendas no atual ano fiscal. A empresa quer crescer principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e precisa de parceiros de negócios engajados e qualificados para isso. A companhia também oferece certificação para execução de atividades de instalação e suporte, crescimento previsível com opções sustentáveis, pacotes promocionais exclusivos com ofertas selecionadas para os canais trimestralmente e reconhecimento dos parceiros destacados do ano fiscal. Mais informações em: (https://www.fujitsu.com/br/microsite/spp/index.html).
H – Bolsa de Estudo
O Banco Inter abriu as inscrições para 3 mil bolsas de estudo gratuitas, em seu novo programa de aceleração, destinada a profissionais que atuam como designers e em áreas ligadas à experiência e interface do usuário. Os alunos que tiverem o melhor desempenho poderão ser contratados pela instituição bancária. O novo curso foi aberto por meio de uma parceria fechada entre o Órbi Conecta – hub de inovação do Grupo MRV – e a Digital Innovation One, maior plataforma open education da América Latina. O programa Aceleração Global Designer aceita profissionais com no mínimo dois anos de experiência no segmento. Interessados podem se cadastrar até esta sexta-feira (11), por meio do link (https://digitalinnovation.one/aceleracoes/aceleracao-global-designer-1-inter).
I – Serviço de Oxi-sanitização
A Volkswagen do Brasil – em conjunto com sua rede de concessionários – oferece o serviço de oxi-sanitização, que utiliza o ozônio como agente principal e higieniza o interior e o sistema de ar dos veículos. O processo tem eficácia comprovada de 99,99% no combate ao COVID-19, vírus e bactérias, dado revelado em pesquisa realizada pela UNICAMP. “Trata-se de uma campanha com abrangência nacional, que proporciona aos nossos clientes a possibilidade adicional de se protegerem contra o coronavírus”, afirma Sétimo Spini, diretor de pós-vendas da Volkswagen do Brasil. Pelo valor do serviço de R$220, o cliente recebe também um frasco de álcool gel e pode ter o pagamento facilitado em duas parcelas de R$ 110. A promoção é válida até o final deste mês.
J – Garantia em Recebíveis
O Itaú Empresas acaba de lançar um recurso digital para ajudar seus clientes a acompanhar e fazer a gestão dos recebíveis de cartões – inclusive os transacionados por credenciadoras e/ou domiciliados por bancos concorrentes. A novidade, chamada de ‘Gerenciador Financeiro de Cartões’, permite que o cliente visualize seu saldo a receber como garantia em mais de uma instituição financeira. A solução do Itaú é gratuita e já está disponível no app Itaú Empresas. Com ela, o cliente terá uma visão unificada dos valores a receber referentes a todos os pagamentos recebidos por meio de cartões. No caso daqueles creditados no Itaú e disponíveis no mercado, será possível visualizar as entradas por mês e por dia – permitindo identificar com facilidade em que período os recebíveis estão concentrados e simplificando a gestão.
K – Negócios na Periferia
A despeito dos grandes desafios, o empreendedorismo de impacto social tem se fortalecido dentro das periferias do Brasil e mostrado a sua potência inovadora. Para debater essa mobilização transformadora e dar voz aos verdadeiros protagonistas desse movimento, a Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia (ANIP) anuncia a quarta edição do Fórum de Negócios de Impacto da Periferia (FNIP), que acontece nos próximos dias 29 e 30, on-line. Gratuito, o evento conta com as parcerias da Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Fundação Casas Bahia, do Instituto Humanize e da Az Quest Investimentos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site (conteudo.articuladoranip.com/fnip2021).