Negócios em Pauta 14 a 16/05/2016

A – Renegociação de Dívidas

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), em ação conjunta com a Serasa, o Banco Central do Brasil, o Sebrae e a Febraban, realizará na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, entre os dias 16 e 30 de maio, uma grande ação de renegociação de dívidas em todo o Brasil. A iniciativa permitirá que o cidadão, Microempreendedor Individual (MEI), Micro e Pequenas Empresas façam a renegociação de suas dívidas com instituições financeiras sem sair de casa ou do escritório. O caminho para o cidadão e o MEI renegociarem é a plataforma (www.consumidor.gov.br). Já as companhias podem acessar o Limpa Nome Online Empresas da Serasa pelo link (www.limpanomeempresas.com.br).

B – Relacionamento com Startups

Com o objetivo de se relacionar com as startups, identificá-las e conectá-las com as oportunidades internas, além de estimular o surgimento de outras nas áreas e temas de interesse, a Natura busca parcerias com empresas que contribuam para sua proposta de valor, gerando inovação e aumentando o bem-estar do cliente no uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O programa conta com uma plataforma online com uma interface simples e dinâmica. Entre as informações disponíveis, estão os temas de interesse da empresa, detalhes sobre cases anteriores, repercussão do Natura Startups na mídia, FAQ, assim como passo a passo de como enviar uma proposta. Saiba mais em (http://www.natura.com.br/a-natura/inovacao/startups)

C – Setor Têxtil

Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição do Congresso Internacional Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) que acontece nos dias 1 e 2 de junho, no WTC Events Center. Os debates abordarão temas estratégicos para o setor, como o impacto e as perspectivas da macroeconomia, o futuro do varejo, inovação tecnológica e modelos de negócios. Além de ter sido organizado para inspirar todos os segmentos da cadeia têxtil, como os produtores de fibras, fiações, tecelagens, varejo, universidades, pesquisadores e instituições governamentais. Dentre os palestrantes: Eduard Macquin (Lectra, França), Elgar Straub (VDMA, Alemanha), Fernando Cunha (Universidade do Minho), Flávio Rocha (Riachuelo), José Luis Cordeiro (Singularity University), Alexandre Cobra (Adriana Degreas), Lars Leber (OQvestir), Renato Meirelles (Data Popular) e Paulo Renato Macedo (Tropos Lab). Inscrições e mas informações no site (www.congressoabit.com.br).

D – Discutindo o Brasil

As principais personalidades brasileiras se encontram no Teatro Santander para debater ‘O Brasil que Temos para o Brasil que Queremos’. Será no próximo dia 23, a convite de VEJA. Já confirmaram presença o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, o juiz federal Sérgio Moro, o presidente da Goldman Sachs no Brasil, Paulo Leme, o professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, Bolívar Lamounier, um dos cientistas políticos mais respeitados do Brasil, e o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira. As discussões do evento serão norteadas por três grandes temas: Economia, Justiça e Política. Personalidades e especialistas reunidos por VEJA farão um balanço da situação atual e apontarão caminhos para o Brasil. O evento, que vai das 8h00 às 12h30, terá cobertura ao vivo de VEJA.COM.

E – 60 Anos da Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, está completando neste domingo (15), 60 anos de atividades no Brasil. A entidade representa a indústria automobilística brasileira e reúne fabricantes de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e rodoviárias. Fundada em 1956, a entidade contava com 8 associados – Ford, General Motors, Vemag, Mercedes-Benz, Volkswagen, Willys Overland, International Harvester e Brasmotor. Na época, a indústria automobilística empregava 9,8 mil pessoas, produzia 30,5 mil veículos no Brasil, comercializava quase 31 mil e não exportava nenhum deles. Atualmente a associação reúne 32 associados. Na soma destes 60 anos de atividades da indústria no Brasil mais de 78 milhões de veículos saíram das fábricas brasileiras e 70 milhões foram comercializados.

F – Orgânicos e Agroecologia

Entre os dias 8 e 11 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, acontece a Bio Brazil Fair/Biofach America Latina – 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, o principal encontro para os negócios do mercado de produtos orgânicos. O evento terá a presença de varejistas (lojas, supermercados, farmácias, padarias) atacadistas, distribuidores, hotéis, hospitais, clínicas e spas, produtores orgânicos, agrônomos, profissionais de saúde, entre outros, para conferir, em primeira mão, as novidades que o mercado apresenta, em termos de produtos e serviços. São centenas de novidades divididas em quatro categorias de produtos: Bio Alimentos, Bio Cosméticos, Bio Moda e Bio Produção. Em paralelo, acontece a Naturaltech 2016 – 12ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde. Outras informações em (www.biobrazilfair.com.br).

G – Fotos de Fauna e Flora

O Instituto Butantan está com inscrições abertas para o concurso fotográfico “Butantan, floresta urbana”. A iniciativa permite a inscrição de até oito fotos feitas dentro do parque da instituição e as imagens poderão ser utilizadas em materiais institucionais. A ação faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os próximos dias 20 e 25, com o tema “Ação e reação: reflexos no meio ambiente e na saúde”, e tem como objetivo estimular o conhecimento, e registro e a divulgação da biodiversidade no espaço, por meio da promoção da ciência cidadã e melhor qualidade de vida. Cada participante poderá enviar até oito imagens até o dia 31, e as fotos serão avaliadas por um júri especializado e também por um júri popular. Os resultados serão divulgados no dia 6 de junho. Confira o regulamento completo em (www.butantan.gov.br).

H – Jungle Fight

A Voxx Suplementos, empresa do Grupo Cimed, patrocina mais uma edição do Jungle Fight, maior campeonato de MMA (Mixed Martial Arts) da América Latina. A parceria é válida pela 87ª edição do campeonato, que ocorre no próximo dia 21, no Ginásio Mauro Pinheiro – Complexo do Ibirapuera. Um dia antes, durante a pesagem dos competidores no Hotel Pulmman, na Vila Olímpia, a Voxx promove degustação de produtos e distribuição de cupons de desconto para compras de suplementos pelo e-commerce da marca (www.voxxsuplementos.com.br). Pela categoria 93 kg, Bruno Cappelozza, do Corinthians MMA, enfrenta o amazonense Klidson de Abreu, da L.A. Pela categoria peso-palha feminino, Pollyana Viana defende o título contra a paranaense Debora Dias. Quemuel Ottoni e Paulo Borrachinha disputam o cinturão interino dos pesos médios.

I – Segurança para Carroçarias

Pela primeira vez na história da indústria automobilística brasileira, as montadoras vão dividir com seus pares ‘segredos’ que desenvolveram na produção da estrutura de seus modelos de carro. Isto vai ocorrer durante a terceira edição do Simpósio SAE Brasil CarBody 2016, a ser realizado nos dias 8 e 9 de junho, na sede do IPT em São Paulo. O objetivo principal é debater novos conceitos, tecnologias e matérias-primas para o desenvolvimento das ‘células de sobrevivência’. O chairperson do evento, Jessé Paegle, diretor da JWP Engineering & Consulting, informa que reunir as fabricantes de carros para troca de experiências sempre foi a finalidade do evento – inspirado em encontros similares realizados na Ásia e Europa. Estão confirmadas as apresentações, ao lado das respectivas carroçarias, de executivos da Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes-Benz, PSA Peugeot Citröen e Volkswagen, que mostrarão as soluções que utilizam para ampliar a segurança. Outras informações em (www.saebrasil.org.br).

J – Mercado de Saúde

O mais importante evento de saúde nas Américas acontece entre os próximos dias 17 e 20, no Expo Center Norte. A Hospitalar 2016 – 23ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios – apresenta os lançamentos mais importantes e as novas tecnologias aplicadas à saúde, desenvolvidas por 1,25 mil empresas brasileiras e de outros 35 países. Entre as inovações mais relevantes, destacam-se o scanner localizador de veias, que facilita a identificação precisa das veias de qualquer parte do corpo e projeta a imagem na tela, evitando adversidades em procedimentos que necessitem de acesso venoso. Além disso, a Mercedes Imed apresentará o primeiro protótipo nacional de mesa de cirurgia que responde a comandos de voz. Se o equipamento não reconhecer a ordem do médico, ele automaticamente responderá “não entendi, doutor”. Mais informações (www.hospitalar.com).

K – Ambientes Decorados

A presença de estampas, as cores fortes e o uso reciclado de materiais são a tônica de uma decoração moderna e contemporânea para se criar uma ambientação jovial. E essa será a temática que o Shopping Interlar Interlagos usará, até 3 de junho, em quatro propostas: Loft, Saleta, Sala de Jantar e Dormitório de Casal. Para quem deseja criar ou transformar ambientes seguindo essa linha é importante saber: que o antigo patchwork – ecologicamente correto, ao aproveitar retalhos de tecidos; hoje pode revestir poltronas, se transformar em uma colcha e estar presente até mesmo em papéis de parede. As cores primárias, como o amarelo, vermelho e azul voltaram a se destacar no ramo mobiliário através da moda “vintage”. Mais informações no site (www.interlarintelagos.com.br).

L – Ameaças Cibernéticas

Mais de metade das empresas brasileiras não está preparada para lidar com ameaças cibernéticas, é o que indica a nova edição do Global Information Security Survey, estudo anual da EY (Ernst & Young). A pesquisa, realizada com 1755 executivos C-level das áreas de Segurança da Informação e TI em 67 países, indicou que 63% das organizações nacionais não possuem programas para prevenir ameaças cibernéticas, enquanto 43% não têm um programa para identificação de vulnerabilidades e 45% não dispõem de nenhum tipo de programa para detecção de brechas. Para 36% dos entrevistados, a área de TI de suas empresas demora em média até 1h para iniciar a investigação de um possível ciber incidente, enquanto 15% disseram que essa resposta pode levar mais de um dia. Outras informações em: (www.ey.com.br).

M – Atividades da Enogastronomia

A sexta edição da Wine Weekend SP, que ocorre entre os dias 30 de junho e 3 de julho, na Bienal do Ibirapuera, terá como destaque a história, as regiões e vinhos da França. A organização do evento escolheu o país por seu papel relevante na construção da cultura do vinho. Além do pavilhão, com 60 expositores e 2 mil rótulos de diversos países, uma série de eventos paralelos marcam esta edição. O museu do vinho, patrocinado pela Embaixada da França, apresentará as 6 mais emblemáticas regiões vinícolas da França: Champagne-Ardenne, Aquitania (Bordeaux), Borgonha, Rhône-Alpes, Provence e Languedoc- Roussillon. Por conta da sustentabilidade, haverá a exposição Rolha Verde, para a conscientização dos consumidores de vinhos da importância da reciclagem. Saiba mais em (www.wineweekend.com.br).

N – Portal para Estudantes

O Portal da Educação está de cara nova. O endereço virtual da Secretaria do Estado de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br) foi reformulado para aproximar ainda mais alunos e rede. Com a mudança, estudantes do Ensino Fundamental e Médio terão acesso a conteúdos exclusivos como dicas de leitura, datas de vestibulares e boas ações em práticas nas escolas paulistas. Outra novidade é o espaço para material colaborativo. A ideia é que os grêmios estudantis criem, em conjunto com a equipe de redatores do site, pautas e vídeos. A linguagem visual mais moderna também tem o objetivo de tornar o Portal mais atrativo. O internauta navega em uma página colorida, dividida por público (aluno, professores, servidores e pais) e mais próxima às redes sociais. Dessa forma, qualquer pessoa interessada em conhecer o maior sistema de ensino público da América Latina terá uma experiência mais eficiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap