Negócios em pauta 07/07/2015

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 06 de julho de 2015

A – Mova com o Pensamento

Antes inimaginável, a tecnologia para mover objetos com o pensamento está em constante desenvolvimento e, hoje, já é possível testá-la. A Toyota, em parceria com a Dentsu, lança o “Prius Challenge”, ação inédita no Brasil que traz uma corrida de carrinhos em pista eletrificada, movidos apenas com a energia gerada pelas ondas cerebrais. Objetiva levar ao público essa experiência e ilustrar, na prática, como tecnologias inteligentes são capazes de revolucionar a mobilidade das pessoas. O evento acontece no Shopping Morumbi, entre 28 de agosto a 10 de setembro. A entrada é franca. As inscrições são realizadas no local.

B – Saúde Suplementar

O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) anuncia a abertura de inscrições para o “V Prêmio IESS de Produção Científica em Saúde Suplementar”. As categorias: Economia, Direito e Promoção da Saúde. As inscrições estão abertas até 31 de setembro. O prêmio objetiv incentivar a pesquisa e valorizar estudos com qualidade técnica capazes de contribuir para a melhoria da gestão no setor de saúde suplementar. As inscrições são gratuitas e cada candidato pode inscrever apenas um trabalho. Consulte o regulamento completo em: (http://iess.org.br/?p=premio).

C – Calçados e Acessórios

Começou ontem (6) e vai até quinta-feira (9), no Anhembi, a Francal 2015 – 47ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, a principal feira de calçados e acessórios de moda do país e o evento oficial para o lançamento das coleções primavera-verão, que começam a chegar às lojas já em agosto. O evento é aposta da indústria e varejo de calçados para a retomada dos negócios no segundo semestre. A feira impulsiona as vendas no mercado interno, fomenta negócios com o mercado externo e impulsiona as exportações brasileiras. Cerca de 800 expositores apresentam as últimas novidades. Outras informações em (www.feirafrancal.com.br).

D – Saídas de Cuba

A MSC Cruzeiros, maior companhia privada de Cruzeiros e líder no Mediterrâneo, na América do Sul e no Sul da África, anuncia que, a partir de dezembro, o MSC Opera terá o porto de Havana, como o local de partida para seus 16 roteiros pelo Caribe durante a temporada 2015/2016. Essa será uma oportunidade única para os turistas, já que poderão desfrutar dos encantos caribenhos, a partir de um novo porto de embarque e a bordo de um transatlântico completamente renovado. Os roteiros, com duração de sete noites, partirão de Havana, onde permanecerão por duas noites, com destino à Jamaica, Ilhas Cayman e México. Saiba mais em (www.msccruzeiros.com.br).

E – Frutas e Hortaliças

A Embrapa de São Carlos realiza, de 17 a 21 de agosto, a 4ª edição do Curso de Tecnologia Pós-Colheita em Frutas e Hortaliças.
Programado para conciliar teoria e prática e facilitar o entendimento dos processos que envolvem as perdas pós-colheita, o curso terá participação de representantes da FAO, que falarão sobre os procedimentos adotados pela organização para redução de perdas em alimentos. Panorama e desafios do setor, uso da água, colheita e beneficiamento, fisiologia, rastreabilidade e nanotecnologia são alguns dos assuntos que integram o programa do curso. Inscrições e mais informações em (http://poscolheita.cnpdia.embrapa.br).

F – 25 Anos no Brasil

A American Airlines celebra com orgulho os seus 25 anos de serviços ininterruptos no Brasil. A American iniciou suas operações em 1990, com um voo de Miami para o Rio, com conexão para São Paulo. Atualmente, a companhia aérea opera 103 voos semanais para 10 destinos no país: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre e Recife. Tem mais de 500 funcionários no país, trabalhando com reservas, vendas, carga, atendimento a passageiros, contabilidade, operações e manutenção das aeronaves.

G – Gestão Pública

A HSM Educação Executiva realiza no dia 3 de setembro o 1º Fórum HSM sobre Gestão Pública, que contará com a presença de Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York, e outros especialistas como Vicente Falconi, consultor de gestão no Brasil, Rivadávia Drummond, professor especializado em gestão da inovação e Clóvis de Barros, acadêmico e pesquisador da Unesco. O evento acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. É possível se inscrever individualmente ou de forma corporativa, por meio do site (http://hsmeducacaoexecutiva.com.br/produto-evento/forum-hsm-excelencia-em-gestao-publica-com-rudolph-giuliani/).

H – Economizando Água

A redução do consumo de água e o fim do desperdício de produtos fabricados tornaram-se importantes para as indústrias brasileiras. A solução que muitas companhias encontraram é a limpeza e interna a seco de mangueiras e tubulações do processo produtivo. Utilizadas nas fábricas para transportar produtos líquidos e semissólidos até o envase, as mangueiras e tubulações costumam ficar repletas de produtos acabados parados internamente ao final de cada produção. Enquanto o método mais comum de limpeza dessas tubulações utiliza água e produtos químicos, a limpeza a seco é ecologicamente correta e ainda reduz em até 50% o consumo de água. Mais informações em (www.ultracleanbrasil.com.br).

I – Feira de Orgânicos

A Secretaria de Agricultura do Estado realiza, a partir de agosto, feira de produtos orgânicos ao lado do Metrô Jabaquara, para aproximar o produtor rural e o consumidor. O objetivo é que a feira sirva de embrião para que outras, nos mesmos moldes, sejam realizadas em diversas regiões do Estado para fomentar o setor de produtos orgânicos e oferecer mais opções de alimentação saudável. A feira é uma demanda dos próprios produtores que encontrou respaldo no compromisso do governo do Estado com a segurança alimentar. A iniciativa visa atender à crescente demanda por orgânicos e oferecer um produto mais acessível, adquirido diretamente do produtor.

J – Saúde Pública

Entre os dias 26 e 30 de setembro, acontece em São Carlos, o 14º Congresso Paulista de Saúde Pública. O congresso tem como tema “Saúde e Poder: Reconectando Cidadãos e Trabalhadores ao SUS”. Serão realizadas diversas atividades, como cursos, oficinas, fóruns, conferências, discussões temáticas, debates e painéis. O evento é promovido pela Associação Paulista de Saúde Pública e pela UFSCar, com o apoio da Rede Unida, da Escola de Enfermagem da USP, da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Informações sobre as inscrições e envios de trabalho, disponíveis no site (www.apsp.org.br).

K – Saúde Visual

A Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito – é uma entidade que tem como missão proporcionar à sociedade condições de melhoria na saúde visual e possibilitar a inserção de jovens carentes, entre 16 e 19 anos, no mercado de trabalho por meio de programas de formação profissional. Desde 2009, a entidade oferece o curso de Montador Óptico e 117 jovens de escolas públicas e projetos sociais comunitários tiveram a oportunidade de se formar e iniciar a carreira profissional. Com duração de cinco meses, o curso é voltado ao conhecimento pessoal e temas práticos, como Princípios Básicos da Óptica, Montagem de Lentes Oftálmicas, Montagem de Óculos na Prática Manual e Automática e Técnicas de Venda. Mais informações em (www.abiotica.com.br).

L – Relações com Investidores

Entre os próximos dias 14 e 15, na Fecomercio, acontece o 17º Encontro Nacional de Relações com Investidores debate Mercado de Capitais, Comunicação, Governança Corporativa e Gestão de Crise, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas. Abordará temas como a comunicação, perspectivas para o atual mercado de capitais, targeting, gestão de crise, planejamento estratégico, bem como questões relacionadas à Governança Corporativa. O Encontro é palco de debates importantes para a profissão de RI e também para o amadurecimento do mercado de capitais local. Informações em (www.encontroderi.com.br).

M – Feira de Artesanato

O Shopping Metrô Boulevard Tatuapé é o destino certo para quem gosta de artesanato. Até o final deste mês, o shopping recebe uma feira com grande variedade de produtos. Há artigos da Indonésia, como carrancas, anéis, colares e bijuterias; produtos de vime sintético, elaborados por uma tradicional família paulista; e pulseiras, xales, colares, toucas e boinas importadas da Bolívia. Outras opções são enxovais de bebê, pijamas de algodão, sapatilhas, luminárias em formatos inusitados, quadros, almofadas e óculos retrô originais dos anos 50 e 60. O resultado é uma apresentação de produtos que valorizam o trabalho manual e oferecem personalização aos clientes.

N – Gestor de Serviços

A Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC se une a outras entidades do segmento de administração de serviços, e as instituições de ensino para o Encontro Nacional de Facilities. O evento, que ocorre no dia no dia 6 de agosto, tem como objetivo estimular a capacitação e reconhecimento do gestor de serviços (facilities), por meio da união da classe. Com o tema “Facilities juntos: pensado por nós, feito por nós”, contará com palestras e debates sobre formação do gestor de serviços, impactos da geração “Y” no segmento, papel dos grupos de Facilities e os próximos passos para influenciar o mercado e governo em relação a esta importante atividade comercial. Mais informações em (www.abrafac.com.br).