Negócios em Pauta 06/07/2022

em Negócios em Pauta
terça-feira, 05 de julho de 2022

A – Ícone atemporal, Fiat 500 completa 65 anos

Era uma vez um autêntico e piccolo automóvel italiano, que atravessou fronteiras e conquistou o mundo. É claro que estamos falando do Fiat 500, que com o seu design singular e inconfundível, além de estilo único, se tornou um ícone e importante personagem não só da história da Fiat, mas da indústria automotiva mundial. Inspirando mudanças desde 1957, o modelo chegou aos tempos atuais mais moderno do que nunca. No Brasil, é vendido em versão elétrica. Seja chamado de “Cinquecento” ou de “Quinhentos”, o pequeno conquistou o coração de milhares de fãs pelo mundo afora. O modelo já teve mais de seis milhões de unidades comercializadas, é vendido em mais de 100 países e acumula mais de 40 prêmios em seu currículo. Em 2017, quando completou 60 anos, virou obra de arte definitivamente e entrou para o acervo permanente do MoMA, em Nova York.

B – Bartenders & Baristas

A marca espanhola Licor 43, trazida com exclusividade pela Aurora Fine Brands, apresenta a sexta edição do campeonato anual Licor 43 Bartenders & Baristas Challenge, evento que desafia profissionais dos dois balcões a criarem as melhores receitas que levem Licor 43 e café. O campeonato acontece online e as seis combinações que mais agradarem os jurados irão para a final que acontecerá em um evento em São Paulo, onde o vencedor garante a vaga para participar da final global. A disputa acontece pela terceira vez em formato virtual com inscrições gratuitas. O Brasil participa da competição pelo terceiro ano e é o atual campeão mundial com o coquetel Tropicália, da bartender natural de Natal, Thalita Freire. inscrições gratuitas em: (https://www.licor43.com/bartenders-baristas-challenge/).

C – Aquisição de Soluções

A Petrobras lançou novas oportunidades de contratação de soluções inovadoras, com investimento de até R$ 21,2 milhões, voltada para empresas de tecnologia e startups. Trata-se do início do módulo Aquisição de Soluções, que neste ciclo seleciona inovações nas áreas de robótica, tecnologias de inspeção e tecnologias digitais. As inscrições vão até o próximo dia 31, e as empresas podem receber até R$ 1,6 milhão por proposta para desenvolvimento e testes das soluções em ambientes produtivos. São considerados critérios: implantação da solução ao final projeto, consistência e competitividade da proposta, impacto e geração de valor, escalabilidade e abrangência da solução. Confira para as oportunidades no link: (https://tecnologia.petrobras.com.br/modulo-aquisicao-solucoes.html).

D – Vendas de Automóveis

Demonstrando que veio mesmo para ficar no primeiro lugar do podium, a Fiat encerrou junho na liderança do mercado brasileiro assim como fez com todo o primeiro semestre do ano. No topo do ranking de vendas, a marca garantiu 21,9% de market share e mais de 187 mil emplacamentos de janeiro a junho. Vale ressaltar que neste primeiro semestre a Fiat liderou não só em vendas diretas, mas também no varejo, com 17,3% do mercado. No total, são 18 meses consecutivos na liderança, ou seja, um ano e meio sendo número um de vendas de automóveis no País. O Fiat Pulse, lançado em outubro de 2021, é um dos principais destaques do semestre. O modelo ficou em evidência no competitivo segmento de SUVs, que atualmente é o maior do Brasil e representa 37% do mercado total

E – Profissionais de TI e Negócios

De scanner portátil a scanner de grande formato, a ScanSystem, referência em TI Brasil, apresentará suas novidades na Digital Expo 2022/Congresso Informationshow 2022, que acontece nos próximos dias 14 e 15, na Amcham Brasil R. da Paz, 1431 – Chácara Santo Antônio, São Paulo. O evento reúne profissionais das áreas de TI e negócios interessados em implantar tecnologias no gerenciamento inteligente de dados, informações e documentos de uso corporativo. Eles encontrarão nas soluções apresentadas pela ScanSystem as ferramentas ideais para garantir a agilidade e a qualidade desses processos. Mais informações, acesse: (https://iima.com.br/2022/digital-expo/).

F – Programa de Aceleração

Um dos mais bem sucedidos programas globais de aceleração está de portas abertas para startups brasileiras. Com inscrições abertas até 16 de agosto, a terceira edição do Sharjah Advanced Industry Accelerator (SAIA) busca projetos inovadores que estejam necessitando de mentoria e recursos para atingir seu pleno potencial. E com o diferencial de ajudar a inserir estes projetos na rica economia do Oriente Médio, cuja economia busca por novos eixos de crescimento econômico e social. Principal iniciativa do gênero no Oriente Médio e Norte da África, o SAIA está em sua terceira edição e conta com o endosso de big techs como Amazon, Google e Intel. Saib a mais: (https://signup.srtip.ae/en/lp-sharjah-advanced-industry-accelerator).

G – Cultura Hacker

Com uma programação de 24 horas e mais de 80 atividades como palestras, painéis, workshops e show, acontece em São Paulo, no próximo dia 9, na Arca, Av. Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina, o RoadSec – maior festival de cultura hacker da América Latina. O encontro contará com nove palcos simultâneos e reunirá diversas comunidades, desde desenvolvedores a cientistas e empreendedores em um mesmo ambiente para discutir temas relacionados a ataque, defesa, back end, front end, hardware, data science e cloud. Um dos objetivos é trazer à tona a reflexão sobre a gestão de dados e a segurança da informação relacionada à evolução tecnológica dos sistemas computacionais, além de abordar essa questão também sob o ponto de vista da computação quântica. Saiba mais: (https://www.roadsec.com.br/inscreva-se).

H – Aulão de História

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) realiza no Teatro CIEE, amanhã (7), às 14h, um aulão de história a respeito do Bicentenário da Independência do Brasil. O professor de história e jornalista Heródoto Barbeiro guiará os convidados entre os fatos históricos da época até a célebre “Independência ou Morte”. De acordo com a entidade filantrópica, esse é apenas o primeiro evento de uma série em celebração à data histórica. Evento online: (https://www.youtube.com/watch?v=PJsWWL9Aw4s). Presencial: inscrições no link: (https://docs.google.com/forms/
d/e/1FAIpQLSfQ2PP-yL-Fobru8weefijCHCjxCHCjxStrSbwzBK8tttTq_dWC5mQ/viewform
).

I – Impacto Ambiental

A Scania, referência mundial de soluções de transporte sustentável, celebra 65 Anos no Brasil reforçando suas ações de descarbonização e uso eficiente de recursos naturais na fábrica. Entre as iniciativas inauguradas, a fabricante sueca destaca a Estação de Tratamento de Efluentes, investimento que permitirá que quase a totalidade do processo produtivo da planta seja abastecido com água de reuso e que seu excedente seja cedido para o Município de São Bernardo do Campo/SP. Signatária da Rede do Pacto Global no Brasil, a Scania é comprometida com a Agenda 2030 e com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e, mais recentemente, aderiu ao Pacto pela Resiliência Hídrica e Energética para impulsionar a universalização do acesso à água e saneamento.

J – Inovação Aberta

A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, se juntou à Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios, para o lançamento do 4º ciclo do seu programa de inovação: AES Brasil Conecta. O programa busca por projetos que possam gerar inovação e que ajudem a solucionar desafios internos alinhados com a estratégia de crescimento da empresa, tais como Integração SAP, Análise de Crédito na Venda de Energia e Análise de Investimento para Reativação de Ativos Eólicos. Objetiva criar parcerias com startups compostas por equipes talentosas, com conhecimento de mercado, da tecnologia e com disposição para construir soluções em conjunto. Inscrições: (https://aesbrasilconecta.liga.ventures/).

K – Maratonas de Programação

O Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel vai assumir em toda a América Latina a gestão da Shawee, startup que se transformou em referência nacional na realização de hackathons. Com mais de 400 projetos executados, a empresa já atendeu marcas como Globo, Itaú e Mercado Livre na criação desse tipo de dinâmica. Hackathons são maratonas de programação que se popularizaram nos anos 1990 e que reuniam profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares durante um espaço delimitado de tempo para potencializar a geração de um grande número de soluções. Com o tempo, essa dinâmica foi adaptada para outras áreas e se consolidou como ferramenta de construção de cultura organizacional, apoio à criatividade e desenvolvimento de lideranças. Saiba mais em: (https://saidopapel.com.br/).