Negócios em Pauta 06/04/2016

em Negócios em Pauta
terça-feira, 05 de abril de 2016

A – Repelindo Insetos

Com o agravamento da epidemia de doenças como Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, novos estudos foram desenvolvidos para criar soluções de combate à estas doenças. E o mercado têxtil de decoração saiu na frente com o Proofelex®, um tecido exclusivo que recebe através da nanotecnologia um tratamento que repele com eficácia comprovada o Aedes Aegypt e também outros insetos como o Anopheles transmissor da Malaria, os carrapatos transmissores de doenças como Febre Maculosa, Doença de Lime e o mosquito-palha, transmissor da Leishmaniose. Pioneira em inovação, a Lalitex, especializada na fabricação de tecidos para decoração, desenvolveu através de estudos de especialistas brasileiros e holandeses, o produto exclusivo que tem como base a mesma tecnologia utilizada nos uniformes das forças armadas dos EUA. Mais informações tel. 3879-4141 ou (www.lalitex.com.br).

B – Alimentação Fora do Lar

A 32ª Fispal Food Service, Feira Internacional de Produtos para Alimentação Fora do Lar, está repleta de inovações e lançamentos para o setor de alimentação fora do lar. Promovida pela Informa Exhibitions, o evento que se reafirma como principal encontro do setor, acontece de 14 a 17 de junho, no Expo Center Norte. A edição de 2015 contou com a presença de 1.450 marcas expositoras e um público altamente qualificado de 51 mil profissionais. Em 2016 os visitantes terão acesso as principais tendências do setor, tecnologia e eficiência de produção, produtos de maior valor agregado, inovação, fidelização de clientes, sustentabilidade, legislação, gestão de pessoas, entre outros assuntos relevantes para o dia a dia do seu negócio. Mais informações: (www.fispalfoodservice.com.br).

C – Exposição Fotográfica

Abre nesta sexta-feira (8), e vai até o dia 24, no MorumbiShopping, a exposição “Bom Dia SP”, com fotos de Flaviz Guerra. A atração gratuita estará no Atrium para provar que a capital paulista pode ser colorida e poética mesmo nos dias mais cinzas. Os cliques valorizam a arquitetura, imagem e luz da cidade. Para a concepção da série de obras, Guerra criou uma proposta inovadora: fez uma foto por dia útil para mostrar que, com um pouco de boa vontade, podemos ver São Paulo mais bonita e mais completa. Para essa jornada foram utilizadas fotos com e sem edição, também foram testadas diversas formas de linguagem, produzidas com aplicativos do próprio celular, edição em computadores e montagens. Outras informações (www.morumbishopping.com.br).

D – Valores da Sustentabilidade

A 15ª edição do Prêmio Marketing Best Sustentabilidade está com as inscrições abertas. A iniciativa visa estimular e disseminar os melhores exemplos de empresas, fundações, institutos e associações que atuam na promoção e demonstração prática de valores e princípios da sustentabilidade. Podem ser inscritos cases de marketing em ações voltadas à sustentabilidade, de cunho social, ambiental e cultural, nas áreas de Meio Ambiente; Economia Verde; e Incentivo à Cultura. Além disso, também será eleito o “Cidadão Sustentabilidade 2016” — uma homenagem ao profissional com a mais relevante contribuição ao conceito de sustentabilidade no Brasil. Os vencedores são anunciados após a análise crítica e cuidadosa da Comissão Julgadora, composta por até cinco integrantes. As inscrições e mais informações estão no site: (www.marketingbest.com.br).

E – Shopping e Cultura

Até o dia 6 de maio, o Shopping Light, em parceria com o Museu da Língua Portuguesa, promove, gratuitamente, a Mostra Internacional Agustina Bessa-Luís, Vida e Obra. Por meio dos 20 painéis ilustrados com textos e fotografias, a exposição apresenta ao público a trajetória da grande escritora, desde sua chegada ao Porto para estudos, em 1935, até o lançamento do livro de estreia, como neo romântica, a novela “Mundo Fechado”, em 1948. Em 1950, Agustina volta ao Porto onde reside até os dias de hoje. O sucesso e o reconhecimento vieram em 1954, com o lançamento do romance “A Sibilia” que já apresenta toda a maturidade do seu original processo criativo. Escritora mundialmente conhecida sob o pseudônimo literário de Agustina Bessa-Luís, é autora de várias obras, entre romances, contos, peças teatrais, livros infantis e crônicas. Informações (www.shoppinglight.com.br).

F – Universo da Cachaça

Um grande encontro para aprender sobre cachaça. É assim que a Confraria Paulista da Cachaça vai receber o público durante o 9º Encontro Aberto da Confraria Paulista da Cachaça, que acontece no próximo dia 19, a partir das 19h00, na Praça São Lourenço, na Rua Casa do Ator, 608, na Vila Olímpia. O valor da entrada é de R$ 40,00 e contemplará a degustação de até 20 rótulos de cachaças e água. O evento se estende ainda ao encontro com grandes nomes do universo da Cachaça, que farão palestras sobre o tema. No valor pago também está incluso a participação em três palestras. Para se ter ideia, o Mestre Derivan falará sobre Caipirinha, destacando como se faz e o porquê da importância de usar a Cachaça no drink mais conhecido do Brasil. Outras informações no site (www.pracasaolourenco.com.br).

G – Empreender na FEA/USP

O Empreender, organizado pela empresa júnior da FEA/USP e patrocinado pelo Banco Itaú, será realizado nos próximos dias 18 e 19. Os participantes serão inseridos numa perspectiva diferente em relação às anteriores, na qual serão motivados a identificar e formar uma nova cultura do empreendedorismo a partir do conhecimento de novas vertentes. As atividades serão divididas em dois dias: o Eureka!, que visa uma aproximação do público com o universo empreendedor, e o Mão na Massa, voltado para a habilitação prática dos interessados na área. A programação conta com palestras com participantes referência na área, atividades expositivas e workshops interativos, como o Design Thinking. Dentre os convidados, Milton Jung, Alexandre Serodio e Renata Moraes. Mais informações (www.empreenderfeajr.com.br).

H – Marcas Novas

A 41ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW N41) acontece entre os próximos dias 25 e 29, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, com novos segmentos se associando à moda e celebrando a chegada de novas marcas ao calendário, do beachwear à moda masculina. Na temporada em que o evento assume sua crença na independência da moda em relação às estações do ano, estão previstas as estreias de A.Brand, À La Garçonne, Amir Slama, Cotton Project, Murilo Lomas e Vix. A marca capixaba Amabilis, selecionada no projeto Top Five, realizado pelo IN-MOD em parceria com o Sebrae, também desfilará nesta edição. Com o tema “Mãos que valem ouro”, o SPFW celebrará a capacidade humana de se repensar, de colocar a mão na massa, se reinventar e recomeçar (facebook.com/SPFW).

I – Treinamento Gerencial

Entre os próximos dias 26 e 27, no Espaço FranklinCovey, na Rua Florida, 1568, acontece o workshop Metodologia Avançadas para a Gestão de Pessoas. Indicado para profissionais que ocupam cargos de gestão – diretores, gerentes, supervisores, líderes de projetos, bem como empresários de pequenas e médias empresas, interessados em melhorar a busca de resultados pela gestão de pessoas. Este workshop foi desenhado para que o gestor que tenha como desafio saber influenciar e se relacionar com várias tipologias de pessoas. Para um líder que necessita ser vitorioso publicamente pode ser necessário passar por uma mudança interior cujo resultado será a incorporação de alguns hábitos e atitudes essenciais para que possa se tornar uma pessoa e um profissional respeitado por todos sem exceção. Outras informações ([email protected]) ou (www.activetreinamentos.com.br).

J – Circular Susep 521/2015

A Editora Roncarati coloca em discussão um tema que interessa aos profissionais da área de gestão de riscos, controles internos e auditoria. Trata-se do workshop “Estrutura de Gestão de Riscos – Praticando a Circular Susep 521/2015”, que acontece no próximo dia 27, das 8h00 às 13h00, no auditório da KPMG. O workshop será ministrado por Assizio de Oliveira, presidente da Comissão de Controles Internos da CNseg, juntamente com outros profissionais da área. No conteúdo programático constam os esclarecimentos sobre a circular, bem como as definições gerais e conceitos, além das ações a adotar, os prazos e a auditoria. Assizio vai abordar o assunto da forma mais prática e produtiva possível, discorrendo sobre as razões da norma, as referências globais e locais e, ainda, as ações práticas aplicáveis, tanto na operação como no seu monitoramento. Mais informações tel. 3073 0106 ou (www.editoraroncarati.com.br).

K – Dois Tipos de Celulose

O Projeto Puma, nova fábrica de celulose da Klabin em Ortigueira (PR), iniciou os testes operacionais em 1º de março com a extração de cavacos alimentando o digestor e produziu o primeiro fardo de celulose no dia 4, dois anos após o início do projeto que contou com o gerenciamento do BOP-1 realizado pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia. Projetado para produzir 1,5 milhão de toneladas de celulose anualmente – 1,1 milhão de toneladas de fibra curta (eucalipto) e outras 400 mil toneladas de fibra longa (pinus) –, o empreendimento dobrará a capacidade de Klabin, que se torna a única fabricante no Brasil a produzir simultaneamente estes dois tipos de celulose, além de celulose fluff, obtida a partir da conversão de celulose de fibra longa. Saiba mais em (www.poyry.com.br).

L – Setor de Eventos

Nos próximos dias 11 e 12, no Centro de Convenções Rebouças, acontece o Fórum Eventos 2016 – Experiência Convertida em Conhecimento. Considerado o maior encontro internacional do setor de eventos no país, a 4ª edição do Fórum irá reunir especialistas do Brasil, Estados Unidos e Europa para discutir tendências, plataformas e ferramentas deste mercado. O programa é voltado para agências, promotores e organizadores de eventos, fornecedores de serviços e equipamentos, assim como destinos, hotéis, centro de convenções, entidades e associações também interessados neste mercado. A Ampro – Associação de Marketing Promocional – é uma das entidades apoiadoras do Fórum. Mais detalhes e inscrições no site: (www.forumeventos.net).

M – Tributos Federais

Amanhã, quinta-feira (7), e sexta-feira (8), acontece na sede do IBPT, a 4ª edição do Seminário Nacional do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT, que busca orientar e esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre mudanças na legislação nos últimos meses, e que são motivos de grandes dúvidas de advogados, contadores, tributaristas, administradores, controladores e diretores das empresas. O debate traz relevantes questões sobre economia de tributos, conflitos de incidências tributárias e aborda a racionalização de procedimentos fiscais aptas à eliminação de contingências nas áreas do IPI, ICMS, ISS, IR, PIS e COFINS. Entre os assuntos, a alterações na legislação dos tributos federais para 2016, os procedimentos na gestão tributária em vendas de produtos industrializados e diversas questões relevantes no universo da gestão tributária. Inscrições: (http://seminario.ibpt.com.br/).

N – Contabilidade para PMES

O Sindicato dos Contabilistas realiza palestra sobre o tema, no próximo dia 16, das das 9h00 às 11h00. O encontro objetiva o uso da Contabilidade Gerencial como ferramenta de gestão para PMEs, desmitificando sua aplicabilidade somente para empresas de maior porte. É oferecido gratuitamente pelo Sindcont-SP a profissionais da contabilidade, estudantes de Ciências Contábeis, gestores de PMEs e a profissionais que atuam na área contábil. A palestra será ministrada por Geni Francisca dos Santos Vanzo, mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fecap, que vai pontuar as diferenças entre a Contabilidade Financeira e Contabilidade Gerencial e estará à disposição para esclarecer as dúvidas referentes ao assunto, além de falar sobre as ferramentas de Contabilidade Gerencial, como finanças e custos e controles internos aplicáveis às PMEs. Inscrições devem ser feitas pelo Portal do Sindcont-SP. Inscrições tel. 3224-5125 ou (www.sindcontsp.org.br).