Negócios em Pauta 06/03/2024

em Negócios em Pauta
terça-feira, 05 de março de 2024

A – ‘Gigante de pedra’ de templo grego volta a ficar em pé

Após 20 anos de estudos e restaurações, o “gigante de pedra” de Akragas, antiga cidade grega situada na ilha italiana da Sicília, se levantou novamente. O “telamão”, uma das colossais estátuas antropomórficas que sustentavam a arquitrave do Templo de Zeus Olímpico (Olimpeu), símbolo do Vale dos Templos, em Agrigento, foi recolocado em posição ereta. A obra tem quase oito metros de altura e é sustentada por uma estrutura em aço de 12 metros, que conta com espécies de prateleiras para apoiar cada parte individual da estátua. O “telamão” é um elemento arquitetônico que consiste em uma coluna antropomorfa e também é conhecido como “atlante”, em referência a Atlas, o titã condenado por Zeus a carregar o globo terrestre por toda a eternidade. A próxima etapa será a reconstrução de parte do entablamento (estrutura situada acima das colunas) e da moldura do templo, de forma a dar uma ideia mais concreta das dimensões colossais e da singularidade do monumento, que data de 2,5 mil anos atrás. “O telamão se tornará um ponto de atração do Vale dos Templos, um novo embaixador internacional de um sítio arqueológico único no mundo”, disse o secretário de Cultura da Sicília, Paolo Scarpinato (ANSA).

B – Jabuti Acadêmico

As inscrições para a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), seguem abertas até o próximo dia 19 de março, por meio do site (https://www.premiojabuti.com.br/academico/). A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e tem como objetivo valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que atuam nesses segmentos no Brasil. Podem participar as obras publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023. A premiação contém dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, com um total de 29 categorias.

C – Agro Day Talks

Desafios e tendências no Agro são tema do Agro Day Talks 2024. Para debater estes e outros assuntos, grandes nomes do agronegócio brasileiros vão participar do Agro Day Talks, o maior evento que une os principais C-Levels do agro no país e acontece no amanhã (7), às 18:30, em Ribeirão Preto. O evento Agro Day Talks é patrocinado pelas empresas Macfor, Laure Defina Advogados, Ouro Fino e Empresômetro e tem o apoio da Abag. Será realizado na Av. Contábil Romano, 957. As vagas são limitadas. Mais informações e credenciamento – Whatsapp: 11 91099-3131.

D – Capacitando Jovens

Mais de 2 mil jovens concluíram com sucesso a formação da terceira turma do programa Bolsa Jovem em fevereiro. Administrado pela Secretaria do Trabalho da Prefeitura de São Paulo, a iniciativa tem como objetivo capacitar jovens entre 16 e 20, proporcionando qualificação profissional em tecnologia e administração de negócios, por meio de cursos, além de dicas e auxílio para a iniciação ao mercado de trabalho com atividades de desenvolvimento pessoal. Durante seis meses os jovens tiveram acesso a conteúdo da área de administração de empresas, empreendedorismo, agricultura urbana, economia criativa, planejamento de futuro, algoritmos, UX, mercado de games, entre outros, recebendo uma bolsa-auxílio mensal de R$ 683,10, como apoio financeiro no período de capacitação.

E – Fundos de Luxemburgo

Amanhã (7), a ALFI (Association of the Luxembourg Fund Industry) vai realizar o ALFI Roadshow to Latin America São Paulo, um seminário gratuito voltado a profissionais de toda cadeia de valor de gestão de ativos e fundos de investimento. Voltado a administradores de fundos de pensão, gestores de ativos e outras organizações do setor de investimentos, o evento reunirá diversos empresários e especialistas para trocarem informações e debaterem atualizações regulatórias e de mercado. Acontece das 9h00 às 14h00, no Hotel Meliá Jardim Europa, com entrada franca. Inscrições (www.alfi.lu/events/alfi-roadshow-to-latin-america-2024).

F – Jornalismo e IA

A escola de jornalismo Craig Newmark, da City University of New York está selecionando candidatos para um novo programa de jornalismo e inteligência artificial (IA). Durante três meses, os escolhidos para integrar o AI Journalism Lab participarão de aulas, seminários e sessões práticas com especialistas para desenvolverem habilidades no uso da IA de forma estratégica e ética na profissão. As inscrições está abertas até 12 de março, com 20 vagas. Podem concorrer jornalistas de todos os níveis que atuem em redações e também acadêmicos de jornalismo. Não é preciso experiência prévia em IA, mas o programa dará prioridade a candidatos que tenham facilidade com tecnologia, histórico de inovação e interesse sobre o tema. Saiba mais em: ((https://www.journalism.cuny.edu/j-plus/ai-journalism-lab/).

G – Bares e Restaurantes

O mercado de alimentação está em constante evolução, impulsionado pela criatividade dos chefs e pela busca dos consumidores por experiências gastronômicas diferenciadas. No que se refere a bares e restaurantes, os empresários que investem no aprimoramento constante ganham destaque aqueles que não ficam pelo caminho. Estar atento às mudanças e às oportunidades não apenas permite o crescimento, mas também a conquista de novos públicos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentou um levantamento em 2023 que sinaliza a existência de 213.126 bares no país, porém, um número pouco expressivo de franquias no segmento, com percentual de 1,37%.

H – Voos nos Aeroportos

Companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021, a Latam acaba de programar um aumento de 5% no seu número de voos em São Paulo. Isso porque a operação da empresa nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos passará de 1712 voos semanais no primeiro trimestre do ano para 1801 voos semanais no segundo trimestre. O incremento de 89 voos por semana em São Paulo a partir de abril abrange 19 destinos, incluindo o investimento na nova rota Congonhas-Caxias do Sul, que será inaugurada no mesmo mês com 5 voos semanais. Mais eficiente e competitiva, a empresa é a companhia aérea que mais cresce no Brasil desde 2021, liderando o setor aéreo nacional por três anos consecutivos, segundo a ANAC. Atualmente, opera a maior malha aérea da sua história no Brasil e é a única a voar do País para 90 aeroportos no exterior.

I – Construção Civil

Na edição 2024 do Ranking INTEC, que destaca as 100 maiores construtoras do Brasil, a área construída mostrou um crescimento de 15,34% comparado com a Edição 2023, totalizando 55.696.187 m², acima das expectativas iniciais. O volume construído equivale a um estado da Paraíba ou um país do tamanho da Croácia. A Direcional Engenharia, sediada em Belo Horizonte, lidera a lista, seguida pela Pacaembu Construtora, de Bauru, e pela Construtora JL, de Curitiba. No Top 100, São Paulo domina com 55 construtoras, seguido pelo Paraná, com 10; Santa Catarina, com 9; Minas Gerais, 6; Pernambuco, 4; Goiás, 4; Rio Grande do Sul, 4; Espírito Santo, 2; Paraíba, 2; Amazonas, com 2 construtoras, Rio de Janeiro e Distrito Federal, com uma representante cada. A lista completa está disponível no site (https://100maioresconstrutoras.com.br).

J – Prêmio do Estudante

O Global Student Prize, ou Prêmio Global do Estudante, em tradução livre, da Chegg.org, está com inscrições abertas até 28 de abril. Estudantes com pelo menos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição acadêmica ou programa de educação continuada. Alunos em meio período e matriculados em cursos online também são elegíveis para o prêmio. Os candidatos ao prêmio serão avaliados com base em seu desempenho acadêmico, impacto em seus colegas, como fazem a diferença em sua comunidade, como superam as adversidades para alcançar o sucesso, como demonstram criatividade e inovação, e como agem como cidadãos globais. Inscrições e mais informações: (www.globalteacherprize.org).

K – Liderança da Fiat

Fevereiro costuma ser um mês historicamente desafiador para o mercado automotivo devido ao menor número de dias úteis por causa do carnaval. Mesmo assim, a Fiat fez bonito e garantiu a liderança do mercado brasileiro, com 22% de market share e 34.328 unidades emplacadas, 11% a mais do que o mês anterior e uma vantagem de mais de 10 mil unidades sobre a segunda colocada. Quem também manteve o topo do pódio foi a Fiat Strada, que com 8.568 emplacamentos se consolidou, mais uma vez, como veículo mais vendido do país. A Fiat teve ainda três modelos no Top 5 do ranking.