Negócios em Pauta 02/09/2021

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 01 de setembro de 2021

A – Reta final para o Novo Museu do Ipiranga

O governo de São Paulo começou a contagem regressiva para a entrega do Novo Museu do Ipiranga. A reforma, que começou em 2019, está com 70% das obras concluídas e entra agora na etapa de restauro e recuperação do Jardim Francês.
O projeto prevê a restauração de toda a área construída e botânica, além da construção de um restaurante com 270m², modernização da iluminação, requalificação das vias de acesso e o resgate de duas fontes do projeto original. A reabertura está marcada para 7 de setembro de 2022 com as festividades de comemoração dos 200 anos de independência do Brasil. “A proposta é um mês de festividades e atividades. Na parte externa, a partir de 7 de agosto, e na parte interna, a partir de 7 de setembro. Uma celebração de verdade, autêntica, dos 200 anos da nossa independência”, disse o governador João Doria (ABr).

B – Itália Libera Entrada


Entrou em vigor na terça-feira (31) uma nova portaria do ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, que autoriza a entrada de pessoas provenientes do Brasil por motivos de estudo. No entanto, turistas que tenham transitado pelo território brasileiro nos 14 dias anteriores à chegada na Itália continuam proibidos, ao contrário de alguns países da Europa, como Alemanha, Espanha, França e Suíça, que já liberaram vacinados. As outras exceções para viajantes provenientes do Brasil são para pessoas com residência fixa na Itália; indivíduos que tenham cônjuges ou filhos menores de idade residentes em solo italiano; e “sujeitos em condições de absoluta necessidade autorizados pelo Ministério da Saúde”.

C – Associativismo Médico


A Associação Médica Brasileira (AMB) promove, nos dias 1 e 2 de outubro, o I Congresso de Associativismo Médico da AMB. Inédito, com foco no fortalecimento da atividade em Medicina, traz uma pauta bem ampla com destaque a pontos como formação médica, o médico e a sociedade, síndrome de Burnout, defesa profissional, perspectivas da Saúde do País. De acordo com o presidente da AMB, César Eduardo Fernandes, a programação prioriza a interatividade, para que os participantes esclareçam conceitos e polemizem com os palestrantes. O evento será 100% on-line e gratuito. Inscrição: (https://tao.iweventos.com.br/cam2021. No mesmo link, você tem acesso ‘a programação e às demais informações.

D – Inovação da Indústria


A CNI e o Sebrae marcaram para 20 de outubro o lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento virtual tem expectativa de público de 10 mil participantes e já está com inscrições abertas gratuitamente pelo site (www.congressodeinovacao.com.br). A grande atração será o norte-americano Steve Wozniak, engenheiro eletrônico e cofundador da Apple, que falará sobre o futuro da inovação. O evento antecipa um pouco das novidades do Congresso de Inovação, realizado a cada dois anos. A última edição ocorreu em 2019. Em função da pandemia, o formato foi alterado e a data, que seria em 2021, transferida para março de 2022, em São Paulo.

E – Educação Financeira


O C6 Bank está lançando a terceira edição do Prêmio C6 de Jornalismo, cujo foco é educação financeira e finanças pessoais. Objetiva reconhecer reportagens que abordem a cidadania financeira, conceito usado pelo BC para se referir à inclusão financeira, à educação financeira e à proteção ao consumidor de serviços financeiros. Também serão consideradas reportagens que facilitem a compreensão do mercado e ajudem os brasileiros a tomarem decisões informadas em relação a finanças pessoais. O prêmio terá duas categorias. A primeira é dedicada a reportagens publicadas em veículos impressos ou online. A segunda categoria reunirá conteúdos jornalísticos veiculados em podcasts, rádios, TV ou YouTube. Mais informações: (www.premioc6.com.br).

F – Segmento Mais Vendedor


O Melhor Envio, plataforma de gestão de frete do Grupo Locaweb, analisou mais de 9 milhões de transações em sua plataforma para saber quais segmentos mais venderam no e-commerce brasileiro em 2020. O resultado deu origem a pesquisa Me Envia e traz o grande destaque para Moda, que ganhou disparado como o mais vendido, com quase o dobro do segundo lugar. Foram comercializados mais de 1,8 milhão de produtos, representando 19% do total. O aumento de vendas apresentou um crescimento expressivo. O número de vendas saltou de mais de 50 mil em abril de 2020, para mais de 100 mil no mês seguinte. Além dela, as categorias que mais cresceram no ano foram Jóias e Relógios e Beleza e Cuidado Pessoal. Saiba mais em: (www.melhorenvio.com.br).

G – SP Oktoberfest


A retomada da 4ª edição da São Paulo Oktoberfest, o já tradicional festival cultural, musical e gastronômico que celebra com muita animação a amizade entre a comunidade alemã e a brasileira, vai acontecer de 25 de novembro a 12 de dezembro (das quintas-feiras aos domingos) de 2021 na Vila Alemã, uma nova e típica estrutura alemã que será montada na Av. Dr. Chucri Zaidan. A organização do evento adotará todos os protocolos sanitários vigentes para garantir a segurança e a saúde dos visitantes. Ela irá exigir, por exemplo, o certificado digital de vacinação contra a Covid-19 ou apresentação de comprovante de teste realizado há menos de 48 horas para a entrada no evento. Para mais informações acesse: (www.saopaulooktoberfest.com.br).

H – Inovação e Sustentabilidade


Nos próximos dias 23 e 24, o evento da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo reunirá em uma plataforma digital um time de peso de especialistas para discutir as principais tendências que estão transformando a sociedade e o ambiente empresarial. Não é por acaso que o tema central neste ano é Tools for the future (ferramentas para o futuro). É o Congresso Brasil-Alemanha de Inovação e Sustentabilidade. Entre os destaques da programação a palestra sobre Sociedade 5.0 que será ministrada por Gil Giardelli, Co-Founder da 5 ERA e professor na ESPM. Outro tema, a evolução do mercado de carbono e o potencial do hidrogênio verde, a partir da visão de grandes especialistas. Inscrições e mais informações: (https://www.ahkbrasil.com/iframes_site_ahk_typo3/v2/verEventoDetalhado.aspx?id=4591).

I – Mercado Logístico


Entre os próximos dias 21 e 23, virtual, acontece a Expo Logweb W6connect – Feira e Congresso Virtual de Logística. Através de uma plataforma digital completa, que oferece um excelente espaço para negócios e networking, os principais executivos da área terão acesso aos melhores produtos e serviços do mercado logístico e a conteúdo atual e relevante. Entre os temas que serão abordados, estão: torre de controle, logística pós-pandemia, transformação digital, sustentabilidade, logística humanitária, lean, logística do e-commerce, last mile, UX (userexperience), cadeia do frio, digital Supply Chain, entre outros. A proposta é unir fornecedores e compradores de soluções logísticas. Mais informações:
(www.feiravirtualdelogistica.com.br).

J – Programas de Trainee


A Ambev acaba de abrir as inscrições para seus programas de Estágio, Trainee e Representa 2022. Busca candidatos que pensam além dos rótulos, sonham grande, querem transformar a si e todo o ecossistema relacionado à indústria, tenham perfil colaborativo e valorizam a diversidade. As mais de 300 vagas são para as unidades da Ambev de todo o país e os processos seletivos, 100% online. Além de ser uma das poucas empresas do mercado que oferecem feedback em todas as etapas do processo, também não exige os testes de inglês, para tornar os programas mais inclusivos. As vagas são para talentos de todas as gerações e que queiram se desenvolver nos mundos de Finanças, Tecnologia, Negócios, Supply e Logística. Inscrições: (https://www.ambev.com.br/carreiras/nossos-programas/).

K – Inovação da Indústria


A CNI e o Sebrae marcaram para 20 de outubro o lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. O evento virtual tem expectativa de público de 10 mil participantes e já está com inscrições abertas gratuitamente pelo site (www.congressodeinovacao.com.br). A grande atração será o norte-americano Steve Wozniak, engenheiro eletrônico e cofundador da Apple, que falará sobre o futuro da inovação. O evento reunirá especialistas de cinco continentes, que vão refletir sobre como a inovação uniu o mundo a partir da pandemia, levando as experiências de suas regiões no enfrentamento aos grandes desafios globais, como a pobreza, as mudanças climáticas e as guerras. O Congresso busca contribuir para que a inovação seja incorporada na estratégia das empresas e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação no país.