Negócios em Pauta 02/08/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 01 de agosto de 2022

A – Celebrando 90 mil motos produzidas no Brasil

A BMW Motorrad celebrou, na última quinta-feira (28), o marco de 90 mil motocicletas produzidas em solo brasileiro. A imponente e estilosa BMW R 1250 GS Triple Black, concebida para todas as condições de uso, simboliza essa conquista para a marca. “O sentimento é de felicidade e satisfação por esse marco coletivo, fruto da dedicação do time em todas as etapas do processo de produção. O público que adquire motocicletas da marca BMW Motorrad produzidas na fábrica do BMW Group em Manaus pode ter certeza de que esses produtos carregam o mais alto nível de qualidade”, afirma Jefferson Dias, Diretor Geral da fábrica. “Seguiremos trabalhando forte, com foco e paixão, agora rumo às 100 mil”, complementa. A planta própria do BMW Group em Manaus, é a única fora da Alemanha a produzir, de forma exclusiva, motocicletas BMW Motorrad.

B – Apoio à Cultura

Reconhecida pelo incentivo às artes cênicas e visuais em todo país, a Vivo amplia sua atuação apoiando também a dança, com o patrocínio ao Grupo Corpo. Fundado em 1975, em Belo Horizonte, consagrou-se como uma das mais relevantes companhias de dança contemporânea brasileira. Com um trabalho focado na brasilidade, ousadia e rigor estético, construiu um repertório importante, com apresentações realizadas nos cinco continentes. A companhia já tem temporadas confirmadas para São Paulo (agosto), Belo Horizonte (setembro e dezembro) e municípios do interior de Minas Gerais. A Vivo investe na cultura como elemento de transformação da sociedade, fomentando patrocínios no âmbito das artes cênicas e visuais em todo o território nacional.

C – Futuros Cientistas

A Ilum Escola de Ciência abriu as inscrições para o processo seletivo do curso superior de Ciência e Tecnologia. Com duração de três anos, em período integral, o curso é gratuito, tem a nota máxima do INEP e coloca em prática propostas e metodologias pedagógicas inovadoras para a formação de cientistas e pesquisadores conectados com a realidade da pesquisa científica e com os desafios do futuro. Sem fins lucrativos, a escola conta com financiamento do MEC. São 40 vagas e metade será destinada a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. A escola oferece gratuitamente aos alunos moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop para uso pessoal, com os softwares para as atividades acadêmicas instalados. Saiba mais: (https://ilum.cnpem.br/).

D – Fibra de Vidro

Alinhada ao propósito de buscar soluções sustentáveis e inovadoras para melhorar a rede, a TIM lançou em Salvador o primeiro biosite realizado com um compósito que utiliza fibras de vidro, carbono e aramida em sua matriz. A solução é uma criação exclusiva da operadora, em parceria com o fabricante Comba Telecom, que ficou responsável pelo estudo de viabilidade dos materiais compósitos, fabricação e instalação da antena. A nova torre marca um importante avanço tecnológico, pois é mais leve e tem durabilidade maior em comparação com o modelo tradicional metálico, além de ser tão resistente quanto o aço, porém não suscetível à corrosão. O biosite, além de ampliar a qualidade da rede 4G, já possibilitando a instalação das antenas 5G.

E – Pintura Muralista

O Museu WEG de Ciência e Tecnologia divulgou o lançamento do edital para criação de uma obra de muralismo em grande formato nas paredes externas do Museu, na cidade de Jaraguá do Sul (SC). A temática do projeto é mostrar a evolução de uma fábrica até a alta tecnologia, envolvendo os temas de energias renováveis (solar, eólica, biomassa, hidrelétrica e resíduos sólidos urbanos), fazendo link com o passado, presente e futuro. A referência é: sustentabilidade, tecnologia e inovação, tendo o Museu WEG como ponto central para a construção de todo o desenvolvimento. A proposta selecionada receberá o valor total de R$ 18.000,00 para custeio integral do artista selecionado. As inscrições acontecem por meio do preenchimento do formulário online (https://bit.ly/3NzjEOY). Visita virtual no Museu WEG em: (https://www.museuweg.net/tour-virtual/?lang=pt-br).

F – Novidades em Tecnologia

O desenvolvimento tecnológico é sempre oportuno e existe hoje para potencializar as capacidades humanas, seja em momentos de lazer ou para fazer negócios. De olho em trazer as novidades em tecnologia para o mercado brasileiro, o Digitalks Expo acontece nos dias 24 e 25 de agosto, no São Paulo Expo, e conta com a participação de referências da tecnologia no Brasil e no mundo. O evento contará também com a presença de CEOs e executivos de empresas altamente disruptivas tecnológicamente como Amazon, Adobe, Rappi, IBM, WeWork, Banco Inter, TikTok, Meta e muitas outras. Outras informações no site: (https://digitalks.com.br/expo).

G – Inovação para Startups

O Parque Bondinho Pão de Açúcar se uniu à MSW Capital para criar um programa de inovação dedicado ao impulso de startups inovadoras nas áreas de turismo, entretenimento, mídia e sustentabilidade. O programa chamado 110 Ventures objetiva fortalecer o ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador e incentivar o uso da tecnologia para contribuir para uma melhor experiência aos turistas por toda América do Sul. O programa terá duração de quatro meses e as startups selecionadas terão acesso a espaço de co-working no Parque Bondinho Pão de Açúcar (Praia Vermelha, Rio de Janeiro), participarão de workshops estratégicos, receberão mentoria de executivos e possibilidade de investimento ao final do período de aceleração. Inscrições no site: (https://www.mswcapital.com.br/fundos/110-ventures-bondinho-pao-de-acucar).

H – Metrópole Digital

A Lenovo anuncia as obras de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento voltado ao estudo da conexão 5G em parceria com o Instituto Metrópole Digital, no Metrópole Parque, dentro do campus da UFRN, em Natal. O espaço abrigará o quarto centro de pesquisas em 5G da companhia no mundo – os outros centros estão localizados na China, Estados Unidos e França, e deve ficar pronto em aproximadamente 18 meses. A Lenovo está investindo cerca de R$ 60 milhões nesse centro de pesquisa, que objetiva fortalecer o ecossistema e suportar o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas nas mais variadas verticais da indústria. As expectativas despertam interesse não apenas para a comunidade acadêmica como também para a sociedade local, cujo acesso à internet 5G deverá ser disponibilizado a partir deste mês.

I – Setor Imobiliário

Nos dias 22 e 23 de agosto, na sede do Secovi-SP, acontece a Convenção Secovi 2022, evento que vai congregar lideranças e profissionais do setor imobiliário, oferecer educação, networking e oportunidade de negócios, além de proporcionar um ambiente de atualização e formação para os participantes, integrando todos os agentes do setor imobiliário. É é o maior fórum de negócios e debates, celeiro de sugestões voltadas ao crescimento, ao aprimoramento das atividades imobiliárias. O encontro tem patrocínio de Atlas Schindler, Brain Inteligência Estratégica, Porto Seguro, Grupo Souza Lima; BTG Pactual; Ret Capital; Modulocker e Desentupidora Júpiter. Confira em: (https://convencaosecovi.com.br/).

J – Cooperativa Hollandeza

Na última segunda-feira, 1º de agosto, a Frísia Cooperativa Agroindustrial completou 97 anos de história. Tudo começou em 1925, quando sete produtores fundaram a Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios. A ideia original, do que viria a ser a primeira cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil, era facilitar a transformação do leite em queijo e manteiga. 97 anos mais tarde, o trabalho dos pioneiros e o desenvolvimento cooperativo fizeram da região dos Campos Gerais a mais expressiva bacia leiteira do país atualmente. A Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Os valores da cooperativa são (F)idelidade, (R)esponsabilidade, (I)ntercooperação, (S)ustentabilidade, (I)ntegridade e (A)titude (https://www.frisia.coop.br/).

K – Banco para Imigrantes

Zero burocracia para abrir uma conta em mais de 15 países. Essa é a proposta do Movepay, novo banco digital voltado para imigrantes, lançado na Irlanda pelo empresário Tiago Mascarenhas, CEO do Grupo SEDA – que inclui agência de intercâmbios no Brasil, uma escola de idiomas em Dublin, entre outros negócios. Além de desburocratizar diversos processos, o novo banco permite a criação de uma conta online antes mesmo que os viajantes saiam de suas casas. Considerado como o primeiro banco digital para imigrantes, o Movepay foi desenvolvido para ajudar todos aqueles que enfrentam uma dificuldade constante de quem se muda para o exterior: abrir uma conta bancária. Saiba mais: (https://movepay.eu/pt).