Como fazer o marketing da sua empresa em 2020

Patrick Negri (*)

É de praxe, final de ano é o momento de fazer e refazer planos.

Alguns fazem meta para emagrecer, outros para fazer aquela festa de casamento, muitos pensam em juntar dinheiro para aquela tão desejada viagem; e, claro, existem aqueles que querem tirar do papel o projeto para empreender. Como um grande número de desempregados – 13 milhões, segundo o IBGE -, cresce também o número de pessoas que desejam ser donas do próprio negócio.

São os chamados empreendedores modernos, que encontraram na necessidade uma oportunidade de negócio. Sei que são muitas as dificuldades que surgem nessa hora – na verdade, em todas! “O que eu tenho de fazer para minha marca ser destaque? Conheço o meu público-alvo? Quais são as necessidades dele? Quanto o cliente está disposto a pagar pelo meu serviço ou produto?”, são só algumas perguntas constantes.

Não precisamos ver números e pesquisas para saber que o mercado digital é um dos que mais cresce no mundo. É também considerado o melhor ambiente de rentabilidade para o empreendedor moderno. Então, é preciso entender a importância da tecnologia como aliada aos negócios. Sendo assim, o marketing digital deve fazer parte desde o processo criativo até a prática.

Para tanto, apostar no desenvolvimento de sites é crucial. Ter uma página é uma exigência para quem quer obter destaque e a preferência na escolha dos clientes. É a ferramenta ideal para tornar a empresa acessível a qualquer pessoa que queira conhecê-la melhor, pois lá é o espaço que contém informações importantes, como segmento do negócio, produtos ou serviços oferecidos.

Vou listar cinco etapas para um bom plano de marketing:

1 – Objetivos – Nessa primeira fase, você determina suas metas: aumento de vendas, reconhecimento de marca; reconhecimento de produtos e serviços; e/ou ampliação da atuação online na internet.

2 – Perfil do Público-Alvo – Para a definição da persona, você tem de considerar todas as características que seu cliente tem, como: desejos, medos, hobbies, interesses, desafios, preocupações, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais você conhece seu público, mais fácil fica para oferecer uma solução.

3 – SEO – A primeira coisa que qualquer pessoa faz quando tem desejo ou dúvida sobre um produto é pesquisar na internet. Para ser encontrado, uma boa técnica é o SEO — sigla para otimização de mecanismos de busca. São ferramentas e técnicas para colocar o seu site entre os primeiros resultados do Google quando palavras-chave específicas são pesquisadas.

4 – Marketing de Conteúdo – O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de melhorar o seu SEO, mas ele vai muito além disso. Esse modelo de marketing tem o objetivo de produzir material como blog posts, e-books e artigos que sejam relevantes para a sua persona, eduquem e informem o público sobre assuntos relacionados ao que sua empresa oferece.

5 – Redes Sociais – As redes sociais criaram uma nova dinâmica entre marcas e clientes, e sua persona vai querer se relacionar com a sua loja como se fizesse parte de sua rede de amigos. Portanto, não deixe perguntas sem responder e interaja o máximo possível sem parecer uma marca invasiva.

(*) – É co-fundador e CEO da iugu, primeira plataforma online para automação financeira do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares
Share via
Copy link
Powered by Social Snap