Economia da Criatividade
julho 29, 2021
503 views 6 mins 0

Aprenda a pivotar como um artista

César Munhoz Se tem uma coisa que o momento atual veio para nos ensinar de vez é que a mudança é a única constante. Lá no fundo, eu e você já sabíamos disso. Mas todo humano tem um pouco de “alergia” a mudanças, também conhecida como “ansiedade”. Tentamos nos enganar traçando planos de estabilidade e […]

Economia da Criatividade
julho 22, 2021
518 views 6 mins 0

PIX e o mercado de meios de pagamentos no Brasil

Em 2002, quando o Banco Central do Brasil implantou o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), boa parte dos pagamentos em lojas e outras transações comerciais era feita por meio de cheques (ou DOCs) e o processo de compensação demorava desde um dia até alguns dias, para gerar os créditos em conta. Com o SPB surgiu […]

Economia da Criatividade
julho 16, 2021
783 views 4 mins 0

Será que as redes sociais podem alavancar seu negócio?

As redes sociais e a internet parecem ser a bola da vez. Ninguém mais compra nada sem antes consultar a internet, seja para saber preço, seja para encontrar referências. Olhe para seus próprios hábitos de consumo e veja como você mesmo faz uso das informações da rede quando vai efetuar uma compra. Nesse ciclo as […]

Economia da Criatividade
julho 08, 2021
636 views 5 mins 0

Educação empresarial para o século 21

Adaptabilidade. Flexibilidade. Mudar. Se o século 21 é tudo sobre disrupção, o que isso significa para a Educação? Vamos tomar como base os últimos 25 anos, desde que as principais escolas de negócios estruturaram seus cursos para a área empresarial, e como os negócios mudaram nesse tempo. Em 1991, quase ninguém tinha ouvido falar da […]

Economia da Criatividade
julho 01, 2021
679 views 9 mins 0

A retomada da indústria do entretenimento no Brasil

O primeiro trimestre de 2020 trouxe a pandemia do Covid-19 e a partir daí o mundo mudou de maneira irreversível. Todos sabemos que o problema com o qual lidamos não é apenas a Pandemia, mas tudo o que vem junto com ela. A indústria do entretenimento como um todo foi o setor mais afetado pelas […]

Economia da Criatividade
junho 24, 2021
681 views 6 mins 0

Por que podcasts não trazem resultado?

Meu nome é Pedro (*) e eu produzo podcasts para influenciadores, marcas, empresas e empreendedores. Ao longo dos últimos anos, vi o mercado brasileiro aquecer e o podcast virou o novo “queridinho “ de empresas, influenciadores e marcas que querem um contato direto com seus clientes, fãs e seguidores. A promessa do podcast é incrível, […]

Economia da Criatividade
junho 17, 2021
742 views 10 mins 0

Qual será o futuro dos Subscription Video Demand?

Guilherme Canineo (*) Se nos últimos meses houve um protagonismo muito grande entre Netflix e Disney+, nas últimas semanas pode-se dizer que os holofotes se voltaram para outros serviços. Estamos falando da fusão entre a WarnerMedia e a Discovery e a compra dos icônicos estúdios MGM pela Amazon. Porém, o que isso significa para o […]

Economia da Criatividade
junho 10, 2021
889 views 5 mins 0

Todo artista é um empreendedor

César Munhoz (*) Todos temos contato com o resultado do trabalho de artistas, seja esse resultado uma música, um filme, série, quadro, escultura, uma estampa de camiseta, um meme… Mas pouco sabemos sobre como vive um artista. Sua rotina diária, seus processos de trabalho, seus horários, seu papel na economia de uma comunidade, sua matriz […]

Economia da Criatividade
junho 03, 2021
794 views 6 mins 0

Criptomoedas – modinha ou tendência?

Percorremos apenas 20% deste século e temos certeza de que ele promete mudanças cada vez mais rápidas em nosso cotidiano. A internet 2.0 já ficou no passado, a indústria já está no 4.0, os sistemas de comunicação na quinta geração (5G). Algumas das maiores empresas do planeta eram bebês na virada do século. A revolução […]

Economia da Criatividade
maio 27, 2021
829 views 3 mins 0

O mundo é digital e colaborativo

Você ainda acredita em meritocracia e competição? Sim, elas existem e ainda fazem parte do mercado, mas fico muito feliz em dizer que o desafio agora é outro: estamos entrando na era colaborativa, em que todos participam e contribuem de acordo com suas possibilidades. E adivinha só: os resultados de projetos colaborativos são, via de […]