317 views 5 mins

As principais habilidades do empresário do século 21

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 07 de outubro de 2021

Assista a qualquer filme sobre um empresário de sucesso e uma coisa o impressiona imediatamente: eles são focados, têm uma forte crença e são movidos por resultados. Então, como um aspirante a empreendedor, você desenvolve essa capacidade? Eles nascem assim, já desenvolveram isso ou é um pouco dos dois?

Esta é uma questão que tenho explorado ao longo da minha carreira de educador e sinto que é algo que pode ser desenvolvido ao longo da vida com o treino certo e tendo a atitude certa. Nascemos com dons e talentos únicos, todos temos algo que podemos compartilhar com o mundo, mas muitas vezes o que inibe nossa grandeza é não ter a mentalidade adequada para realizar o que queremos. É nossa mentalidade que determina nosso pensamento e nosso pensamento determina as ações que realizamos. Portanto, são as ações que desbloqueiam nossa verdadeira grandeza e nossa mentalidade é o precursor das ações que realizamos.

Mudança de Abordagem

Normalmente, quando um empresário deseja melhorar ou garantir o sucesso de seus esforços, ele primeiro pensa em aprender a escrever um plano de negócios, criar um novo produto, estabelecer ou melhorar um sistema de vendas e assim por diante. Embora essas habilidades e estratégias sejam essenciais, o conjunto de habilidades que precisa ser expandido para alcançar resultados no século 21 é muito diferente no início de sua jornada. Para ter um negócio de sucesso, você precisa mais do que um público, uma gama de produtos e um plano, você precisa da mentalidade empreendedora certa para ver oportunidades, criatividade e inovação para transformar ideias em sua cabeça em um produto de sucesso.

Traços emocionais e mentais

O empreendedorismo requer traços emocionais e mentais específicos que podem ser agrupados sob o termo atitudes. As atitudes que as pessoas trazem para o trabalho determinarão se são adequadas para o empreendedorismo ou não. De acordo com a pesquisa, as atitudes específicas que os empreendedores mais bem-sucedidos compartilham incluem coragem, persistência, adaptabilidade, curiosidade, colaboração, foco no futuro, autorrealização, desejo de aprender e vontade de agir.

Concentre-se no tempo

Empreendedores de sucesso protegem e priorizam seu tempo. Quantas pessoas você conhece que planejam o dia antes de começar? O bem mais valioso que temos é nosso tempo. É muito importante planejar nossos dias, semanas, meses e anos.

Embora isso não seja suficiente no século 21

Os empreendedores muitas vezes começam sua jornada no lugar errado, focando no objetivo final em vez das etapas para chegar lá. Isso é semelhante a dar a partida em um carro na 5ª marcha, você pode colocá-lo em movimento, mas a tração será lenta e dolorosa, comece com uma marcha mais baixa e passe pelas marchas para chegar ao resultado desejado. Muitas pessoas se concentram nos métodos mais recentes e escalam prematuramente seus negócios, levando ao fracasso e tornando-se uma estatística. Essas mentalidades são uma maneira fundamentalmente nova de pensar sobre a construção de uma start-up. Você deve vivê-las e respirá-las ao longo de sua jornada para permitir que se tornem um novo hábito. Então, por que estou mencionando hábitos? Os hábitos são o seu cérebro no piloto automático, é tão eficiente que não pensamos conscientemente sobre o que fazemos e pensamos. Como mencionei no início deste artigo, a forma como pensamos influencia a forma como agimos, portanto, focar nesse elemento é fundamental.

Prof. Ms Almir Vicentini é mestre em Educação, Coordenador e Professor de Pós-Graduação de cursos na área da Educação, Curador do “Programa Escola da Família” e das LIVES “Universo Educação”, ambas da Full Sail University. Autor de livros sobre Gestão Escolar, Competências Socioemocionais e Comportamentais.