305 views 3 mins

Gamificação: será que é para mim?

em Economia da Criatividade
quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Você com certeza já ouviu falar de gamificação mas talvez ainda não tenha considerado como essa técnica pode ajudar você e sua empresa.

Gamificar é incorporar elementos de jogos dentro de processos que não sejam jogos, como atendimentos vendas, pós vendas, apresentações, treinamentos, reuniões e qualquer outro momento de interação que possa existir em sua empresa.

Desde a infância nós, seres humanos, jogamos. A mágica do jogo é incrível: ela motiva, ilumina, torna tudo divertido. Quando gamificamos processos tomamos emprestada essa magia dos jogos para transformar interações em momentos divertidos, competitivos, colaborativos ou de recompensa. Processos gamificados estimulam seus usuários para que eles participem voluntariamente, sem obrigatoriedade, e simplesmente aproveitem a jornada.

Quer ver como você já conhece a gamificação? Dá uma olhada no seu celular, você com certeza tem vários aplicativos gamificados como Waze, aplicativos de fidelização de cartão de crédito, companhias aéreas, redes sociais. Lembra como seu avatar vai mudando conforme você utiliza o Waze? É um exemplo de gamificação: quando mais você usa, mais o seu avatar evolui. Sabe os pontos que você recebe quando viaja com a sua companhia aérea favorita? Também são exemplos de gamificação. O “like” dos posts das redes sociais? Gamificação. Até mesmo aquele cartãozinho de papel que você recebe em lojas e restaurantes e que você carimba a cada visita são exemplos de gamificação. E sabe por que as empresas usam todas as essas técnicas? Porque elas funcionam! Como usuários ficamos motivados a participar mais e mais, para ganhar selos, carimbos, descontos e bonificações.

Olhe para dentro e veja como sua empresa pode se beneficiar com processos gamificados. Aposto com você que existem dezenas de oportunidades internas (treinamentos, impulsionamento de metas junto aos times de vendas e marketing, campanhas de endomarketing) e externas (fidelização de clientes) de implantação de processos gamificados que podem trazer imensos benefícios para sua empresa e custar quase nada. Pronto, agora é sua vez!

Com graduação em Arquitetura, pós-graduação em Administração, MBA em Empreendedorismo e Inovação, atualmente cursando um mestrado internacional em Digital Marketing, Carol Olival é Community Outreach Director da Full Sail University, uma universidade americana que forma profissionais para a indústria criativa global.