88 views 3 mins

Preservação dos pequenos negócios em cadeias produtivas

em Negócios
quarta-feira, 17 de junho de 2020

As micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva de grandes setores da economia terão acesso a crédito facilitado pelo Programa Crédito Cadeias Produtivas do BNDES. A iniciativa faz parte de uma estratégia de atuação do Sebrae, por meio do Ministério da Economia, para fazer com que o crédito chegue aos pequenos negócios com melhores condições de juros e prazos de carência e pagamento.

O programa funciona através da concessão de crédito entre R$ 10 milhões e R$ 200 milhões para as grandes empresas – chamadas de empresas âncora, que se responsabilizam pelo risco de crédito e pelas eventuais garantias, e repassam, nas mesmas condições pactuadas com o BNDES, o financiamento para os seus pequenos e médios fornecedores ou distribuidores – chamados empresas ancoradas, garantindo assim, emprego e renda na cadeia produtiva.

Para as grandes empresas, a medida evita a perda de fornecedores e distribuidores, ao manter o fôlego financeiro desses pequenos negócios, quando a economia começar a reagir e atua contra atrasos de pagamentos ou de entregas na cadeia. Além disso, a empresa âncora poderá incluir na sua solicitação até 5% do valor total a ser repassado para os pequenos negócios, a título de capital de giro para seu próprio uso.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a iniciativa é uma forma de equacionar o problema do capital de giro das micro e pequenas empresas durante a crise, tendo em vista que grande parte dos custos dessas empresas (67,2%) envolve compra de materiais e insumos. Ele esclarece que a preservação das cadeias de produção e distribuição funcionando no país são fundamentais para a retomada econômica de um país.

“Preservar as cadeias de produção não é apenas uma condição atual de manter micro e pequenas empresas ativas, mas possibilita que elas continuem sendo parte da cadeia de produção de grandes e médias empresas; o que acaba repercutindo positivamente em uma retomada e na possibilidade de um avanço em termos de renda e ocupação no país”, destacou (AI/Sebrae).