Foco nos clientes pode aumentar os resultados do negócio

Para quem tem um empreendimento, manter a clientela ativa é um dos maiores desafios. Além dos gastos com fornecedores, contas mensais e fluxo de caixa, o lucro do negócio vem sempre da venda dos produtos ou da prestação de um bom serviço, portanto, é mais que necessário manter eles constantemente satisfeitos e é claro, interessados. Para a master coach Valéria Bax (*), formar uma boa base de clientes costuma ser demorado.

“Para ocorrer a fidelização, a pessoa interessada deve ter certeza da qualidade superior em seu produto em relação aos outros, e enquanto isso, fica migrando entre vários locais”. Mas, quando existe a identificação do cliente com o negócio, e o proprietário percebe que a presença dele já é recorrente, como manter ele sempre por perto? Um dos pontos principais é garantir que os seus compradores permaneçam ali pelos mesmos motivos que chegaram.

“Se foi pela qualidade, pela rapidez na entrega dos produtos ou na prestação de serviços, pelo ótimo atendimento, pelas diferentes formas de pagamento oferecidas, alguma dessas coisas é o principal que deixa os clientes fixos em um negócio. Para isso, o ideal é manter essas características sempre ativas”. Uma boa dica é realizar pontualmente algumas pesquisas de satisfação, mas de forma natural.

“Solicitar que o cliente avalie a compra e dê sugestões, enviar formulário aos clientes principais para que eles mostrem qual é o motivo de preferir o seu negócio em detrimento de outros, são algumas das atitudes que o empreendedor consegue fazer um apanhado geral e ver como está o seu desempenho com a clientela”.

Outra dica importante é investir em inovação, pois nada melhor que novidades que acompanhem as tendências do mercado. “Anotar ou ir guardando as sugestões de coisas que os clientes fixos sempre perguntam se você tem em seu negócio é uma boa estratégia para o lançamento ser um sucesso, pois, quando ele surgir, aquele cliente irá sentir que houve uma preparação e um cuidado para atender aos compradores, e que a qualidade desse novo produto ou serviço será muito boa”, pontua Valéria.

Clientes fiéis se tornam embaixadores da marca, sendo assim, ao proporcionar a eles experiências positivas, são altas as chances deles compartilharem esses benefícios com amigos e familiares. “Muitas pessoas são influenciadas por outras que conhecem, portanto, os clientes fiéis oferecem à marca um avanço positivo quando se trata de quem não está familiarizado com o seu negócio ainda.

E, é claro, estar presente no pós-venda ou após a prestação de determinado serviços, garantindo que o cliente está satisfeito com a escolha que fez e que o que você ofereceu provocou realmente alguma mudança importante na sua vida ou rotina”, finaliza a empresária.

(*) – Empresária do varejo e Master Coach na Área de Negócios, é formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial e sócia do Instituto Evex, em Belo Horizonte.

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