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Do marketing ao frete: como preparar seu e-commerce para o Natal

em Negócios
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Com a chegada do Natal, é importante que os empreendedores estejam preparados para as vendas, já que essa é a melhor época comercial do ano e, para quem tem loja online o desafio é ainda maior. Nesse período, os clientes estão mais propensos a novas compras e o desejo de presentear familiares e amigos facilita as vendas de Natal, mas elas também dependem da atuação ativa das lojas para acontecerem.

Neste ano, as vendas seguirão o fluxo da Black Friday e serão feitas, em larga maioria, no e-commerce já que houve um aumento de 40% dos adeptos a compra online, de acordo com os dados da 42ª edição do Webshoppers, pesquisa da Ebit|Nielsen. Segundo a pesquisa, o e-commerce cresceu 47% e tem relação direta com o fechamento das lojas físicas por causa da pandemia, o que causou necessidade e o aumento na confiança sobre os pagamentos online por parte dos clientes.

Mas é preciso ficar atento para que a conversão da venda física para a venda online seja feita de forma organizada e com preços competitivos. A praticidade conta na hora de fechar o negócio. Para o diretor comercial e de marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, Thiago Mazeto, é importante ficar atento a todos os sinais que o mercado está dando, conhecer seu cliente e investir no que ele procura.

“O empreendedor tem que conhecer seu público, fazer campanhas nas redes sociais, que hoje é um dos maiores meios de comunicação e, principalmente, investir em tecnologia, já que só assim o cliente poderá ter uma ótima experiência de compra.”
Aqui vão algumas dicas que os empreendedores poderão apostar nesse final de ano:

• Conheça seu produto: é importante que o vendedor conheça muito bem o que está vendendo, já que assim conseguirá passar as informações necessárias para o cliente.

• Invista em redes sociais: Facebook, YouTube, WhatsApp, TikTok e Instagram podem alavancar as vendas. Já que esses canais permitem anúncios mais reais e que geram mais engajamento.

• Tecnologia é sempre bem-vinda: Você não vai querer que seu cliente se estresse ao fazer a compra, não é? Por isso, é importante que ele esteja navegando em um site de confiança, ágil e que tenha a cara do seu produto. Não esqueça que para fidelizar seu cliente, é importante que ele tenha uma ótima experiência de compra em todas as épocas do ano.

• Estoque: Não adianta ter um grande estoque de produtos que ninguém quer, por isso, é muito importante armazenar o que é necessário, o que tem maior saída, assim a margem de lucro vai ser mais assertiva.

• SAC: É necessário ter diferentes canais para atender uma alta demanda no período de final de ano.. Além de Chatbot, também ofereça maior tempo de atendimento para seus usuários.

De olho no frete: Oferecer serviços de logística eficiente é crucial para que a compra seja concluída. Ter um alto custo de frete ou tempo grande para entrega pode deixar o consumidor desinteressado fazendo-o optar pelo concorrente.

• ketplaces: Estar no maior número de marketplaces é essencial para seu e-commerce. Mas certifique-se em qual deles está seu público-alvo, e aposte na plataforma certa. – Fonte e mais informações: (www.tray.com.br).