112 views 4 mins

Edtechs são protagonistas na revolução da aprendizagem

em Mercado
quinta-feira, 21 de julho de 2022

A tecnologia tornou-se grande aliada de diversos setores do dia a dia, através de suas ferramentas inovadoras a educação encontrou a possibilidade de tornar a sala de aula mais interativa e dinâmica. Chamado de “Educação 5.0”, o conceito ganha força no setor e tem como missão preparar os alunos para o mercado de trabalho e impulsionar o protagonismo, a comunicação e o relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, empatia e resiliência aos alunos.

Para o empreendedor e CEO do aplicativo de reforço escolar TutorMundi, Raphael Coelho, o novo conceito vai além e apresenta uma proposta capaz de unir conhecimento digital às demais habilidades humanas. “A educação 5.0 tem como objetivo criar pessoas inteligentes emocionalmente e capazes de fazer da transformação digital uma ferramenta para a transformação social”, explica.

A partir dessa nova mentalidade, a expectativa é de que a escola se afaste um pouco da sua imagem recente de funcionar quase que exclusivamente como um curso preparatório para vestibulares e volte a ter a sua identificação voltada como um auxiliar importante na formação do indivíduo, através de um processo de aprendizagem mais humanizado.

“Na era dos nativos digitais, é comum que cada vez mais a tecnologia faça parte da rotina escolar dos estudantes, não apenas pela melhora no processo de aprendizagem, mas também porque a capacidade de adaptação a essas ferramentas [tecnológicas] é mais rápida”, comenta Raphael. O papel fundamental da tecnologia na educação 5.0 coloca as edtechs como protagonistas nesse movimento.

Responsáveis por conseguir implementar de maneira competente essas ferramentas tecnológicas ao ensino, as soluções desenvolvidas por essas startups são cruciais para a boa aplicação desse novo conceito, porque fornecem os instrumentos necessários para dinamizar e otimizar o ensino em sala de aula. Uma das edtechs que tem feito um trabalho importante nesse sentido é o TutorMundi.
Pioneira no mercado nacional, a empresa possui uma plataforma de reforço escolar por meio de tutoria online, em que o aluno entra em contato com o tutor no momento em que surge uma dúvida ou dificuldade em algum exercício.

A companhia contribui com o desenvolvimento pedagógico de estudantes de todo o Brasil uma vez que é capaz de conectar em tempo real alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e pré-vestibulares com os melhores universitários do país, para auxiliar em exercícios e tirar dúvidas de tarefas escolares.

“Por pautar-se nas metodologias ativas e com foco no ensino personalizado, o TutorMundi promove o desenvolvimento de cada aluno respeitando sua individualidade, ressaltando seu potencial e preenchendo as lacunas de aprendizagem, além de contribuir para o aumento de sua autoestima e confiança nos estudos.

Em suma, é necessário dizer ainda que esse novo modelo de educação atua como complemento ao método “tradicional” e não o anula, mas sim potencializa as capacidades de cada aluno. “A educação 5.0 é considerada uma evolução, com o intuito de estimular os alunos para que tenham um aprendizado mais interativo, humanizado e com foco mais diversificado”, finaliza Raphael. – Outras informações: (https://tutormundi.com/).