132 views 57 secs

As vantagens e desvantagens do Open RAN

em Mercado
terça-feira, 14 de dezembro de 2021

O Centro de Segurança Cibernética do Inatel – CxSC, juntamente com o Centro de Referência em Radiocumincações – CRR, lançaram o White Paper “Open RAN: A conexão do futuro”. O trabalho apresenta de forma condensada os principais resultados já publicados sobre o Open RAN e faz um paralelo entre suas vantagens e desvantagens, comparando-o às redes tradicionais baseadas em soluções proprietárias.

O documento é voltado para especialistas que atuam na área de Tecnologia da Informação e Comunicações, gestores do setor de Telecomunicações e pesquisadores dessas áreas que queiram se aprofundar sobre o tema. O lançamento foi feito durante um Summit que reuniu representantes de órgãos governamentais e empresas do setor de Telecomunicações para debater sobre o mercado de Open RAN.

Com a chegada do 5G, o OpenRAN surge como um novo paradigma para a implantação da rede de acesso da nova geração das comunicações móveis. O conceito defende o desenvolvimento de hardware, software e interfaces abertas para permitir maior flexibilidade nas redes de acesso celulares.

Esse novo paradigma promete trazer uma série de benefícios para as operadoras, como redução de custos com equipamentos, mais abertura para criação de novos serviços e soluções, além de aumentar o número de fabricantes dessa tecnologia para o setor. Verifique no link:: (https://inatel.br/cxsc/publicacoes).