92 views 5 mins

Varejo, agronegócio e telecomunicações contrataram mais em junho

em Mercado
segunda-feira, 20 de julho de 2020

O mês de junho começou mais animador para quem está em busca de emprego. Um levantamento feito pela empresa de tecnologia para RH Pontomais mostrou que o número de novos colaboradores cadastrados na plataforma de ponto digital cresceu 36% em todo o país, se comparado ao mês de maio. Numa base de dados com mais de 10 mil empresas cadastradas e 300 mil funcionários ativos, os setores que registraram maior aumento de contratação foram varejo com 133,5% de novos colaboradores, agronegócio com 105,2% e telecomunicações com 57,8%.

No setor transporte (50,2%), RH (43,9%) e construção (37,3%) também houve aumento de admissões, mostrando um movimento de recuperação da crise. A Pontomais, que é líder em registro de ponto digital no Brasil e América Latina, contabilizou no fim de junho o maior registro de admissões durante a quarentena. “Inovação e adaptabilidade são as palavras chaves do momento. Tanto empresas como colaboradores terão que se moldar ao mundo atual”, comenta Hendrik Machado, empreendedor e CEO da Pontomais.

Mesmo com a crise econômica gerada devido à pandemia, a reabertura gradual e as novas tendências de mercado fizeram surgir oportunidades de trabalho. Por conta disso, os profissionais devem estar atentos às necessidades que o momento exige, isso inclui se preparar e adequar suas qualificações e habilidades para o novo momento. Segundo a psicóloga Aline Santos, responsável pelo recrutamento na Pontomais, os profissionais devem se preparar da forma correta para garantir uma vaga.
Um dos erros comuns apontados pela especialista – e que tem aparecido muito durante a pandemia – está logo na descrição: não citar o objetivo de trabalho na empresa para qual está se candidatando. “É importante para o recrutador entender qual é o cargo que esse candidato deseja. Não adianta o profissional citar diversos cargos como objetivo, porque isso pode demonstrar que ele não tem foco e que para ele qualquer vaga estaria valendo a pena”, explica.

Para cada vaga que a pessoa for se candidatar, é importante que ela se lembre de olhar o currículo com muito cuidado e até mesmo direcionar suas qualificações principais e experiências que têm mais a ver com a vaga. Veja 5 dicas para ser um candidato atraente em tempos de crise:

1- Faça um currículo assertivo – Seja breve e direto no currículo quando for falar de experiências profissionais, sem enrolação. Não precisa expor que foi desligado de uma empresa, por exemplo. Isso pode ser explicado na entrevista de emprego. Se tiver em dúvidas, na internet há inúmeros modelos para você se inspirar.

2- Adapte seu currículo de acordo com a vaga – Não mande o mesmo currículo para todas as oportunidades que você pode se encaixar. Aposte em vagas que você tenha o perfil e adapte seu currículo para elas.

3- Descreva habilidades diante da pandemia – Nesse momento em que que grande parte das empresas ativas estão em home office, os recrutadores estão buscando pessoas que tenham habilidades como adaptação, flexibilidade, organização, boa comunicação, inteligência emocional. Portanto, tanto no seu currículo como na entrevista de emprego, procure mostrar as suas habilidades nesses quesitos. Elas podem ser o seu diferencial para garantir uma vaga de emprego nesse momento.

4- Se aperfeiçoe nesse período – Enquanto a vaga dos sonhos ainda não aparece, busque cursos, palestras, webinars na internet. Se não conseguir pagar um agora, o que não faltam são alternativas gratuitas para aprimorar seu currículo e seu conhecimento. Toda a informação é bem vinda e pode ajudar você a se desenvolver como pessoa e profissional, aproveite!

Fonte e mais informações (https://pontomais.com.br/).