137 views 2 mins

Você já ouviu falar de Maturidade Digital?

em Espaço empresarial
terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Não é novidade que a digitalização reflete diretamente no crescimento dos negócios, pois impacta na produtividade e, consequentemente, no aumento dos lucros. Neste sentido, um conceito que precisa ser levado em consideração é o de maturidade digital, que é a mensuração do conhecimento e da integração de tecnologias de uma empresa, que pode ser de diversos portes e segmentos.

Conforme estudo desenvolvido pelo Google e pelo Boston Consulting Group sobre o nível de maturidade das empresas brasileiras no campo do marketing data-driven, ele pode ser divido em quatro estágios: nascentes, emergentes, conectadas e multimomento. No Brasil, apenas 2% das corporações já atingiram o último patamar, quando a tecnologia é empregada em experiências personalizadas. Nesses casos elas conseguem aumentar a receita em 20% e reduzir os custos em até 30%.

De acordo com um levantamento da Mckinsey Analytics and Digital Quotient, as organizações mais maduras apresentam desempenho financeiro superior com taxa de crescimento de EBITDA até 5 vezes maior que as outras em nível global e 3 vezes aqui no país. “As empresas necessitam entender que o processo de transformação digital pode acontecer gradualmente, não precisa ser da noite para o dia e com grandes investimentos, basta traçar as estratégias corretas e escolher as melhores soluções.

Esse desconhecimento é um dos motivos de resistência principalmente para as PMEs”, comenta Giovani Pacifico, diretor de produtos e vendas da Zyxel, multinacional taiwanesa especializada em soluções de conectividade e redes corporativas. É importante ressaltar que neste processo é fundamental a integração entre os setores da empresa, fornecedores e clientes, tanto para as que já nasceram exclusivamente digitais, como diversas startups, quanto para as que estão caminhando nesse processo.

Somente com isso é possível alcançar uma maturidade digital sustentável em um mundo onde tudo evolui com muita velocidade. – Fonte e mais informações, acesse (www.zyxel.com.br).