147 views 54 secs

Toffoli: ‘cautela’ sobre financiamento de campanhas

em Manchete
segunda-feira, 01 de junho de 2015

Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Dias Toffoli, Renan Calheiros e Gilmar Mendes, em sessão especial do Senado para comemorar os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no país..

Brasília – O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, afirmou que, por “cautela”, prefere que oSTF aguarde uma decisão final do Congresso sobre o financiamento das campanhas eleitorais. Questionado sobre qual o efeito da decisão da Câmara – se for mantida pelo Senado – de permitir empresas doarem apenas para partidos políticos no julgamento do STF sobre o assunto, Toffoli respondeu que não são questões excludentes entre si.
“Esta questão, uma coisa não exclui a outra, mas, sem dúvida nenhuma, penso que é de cautela aguardar a deliberação do Congresso a respeito do tema”, afirmou Toffoli, após solenidade no Senado em homenagem aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral.
Também presente à solenidade, Gilmar Mendes reiterou que deve devolver o tema para julgamento no STF no final de junho ou “início de agosto”. Caberá ao Supremo decidir se aguarda o fim da votação sobre o assunto no Congresso – caso não tenha sido concluída. “Entendo que devo submeter no final de junho a início de agosto a matéria ao plenário. O tribunal saberá como encaminhar o assunto”, afirmou o ministro (AE).