72 views 2 mins

Dilma: mobilização geral para vencer luta contra Aedes aegypti

em Manchete
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Marcelo Camargo/ABr

Dilma Rousseff e ministros se reúnem na Sala Nacional de Coordenação e Controle da Dengue.

A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil precisa se mobilizar para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypti. “Não vamos ganhar a luta se ficarmos de braços cruzados. Se eu dissesse que nós estamos ganhando a luta, nós estaríamos em uma fase mais avançada. Vamos demonstrar que o povo brasileiro é capaz de ganhar essa guerra”, afirmou a presidente. Ela fez a declaração após reunião com os governadores dos estados de Pernambuco, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, por videoconferência, para tratar de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti.
A presidente minimizou as declarações do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que na terça-feira disse que o mosquito estava ganhando a batalha. “Por que criar um problema com a constatação da realidade? Dizer que nós estamos perdendo é porque nós queremos ganhar”, disse Dilma. Segundo ela, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que os testes para a vacina da dengue, que está sendo desenvolvida no Instituto Butantan, começam nesta segunda-feira (1º).
Em um momento de ajuste fiscal, a presidenta disse que não pode faltar dinheiro para o combate ao mosquito. “Tenho certeza que não só o governo federal considera que não pode [faltar dinheiro], mas o Congresso também. Esta despesa tem a ver com a saúde pública no país. Não sofre contingenciamento nem limites. Vamos colocar todos os nossos recursos”, concluiu (ABr).