62 views 2 mins

Secretário de Estado: EUA preparam mais sanções contra a Venezuela

em Manchete
quarta-feira, 14 de junho de 2017
Divulgação

Divulgação

Secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, afirmou que o governo de Donald Trump está trabalhando em uma “lista robusta” de indivíduos da Venezuela para ampliar as sanções aplicadas às violações de direitos humanos no país. “Estamos trabalhando com o Departamento do Tesouro para elaborar uma lista muito robusta de indivíduos para sancionar”, disse Tiller durante uma audiência no Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes.
A declaração foi uma resposta à pergunta da congressista republicana Ileana Ros Lehtinen, que pediu que o governo dos EUA inclua mais pessoas que estejam violando direitos humanos na Venezuela nas punições, citando as várias mortes ocorridas nos protestos registrados no país nos últimos dois meses. Tillerson recordou que, há menos de um mês, o Departamento do Tesouro já puniu juízes do Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela por “usurparem a autoridade” da Assembleia Nacional.
Uma fonte do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca afirmou que uma “ampla gama de sanções” contra a Venezuela está sendo considerado. O governo Trump está avaliando, inclusive, sanções contra o setor energético, e um dos alvos poderia ser a petrolífera estatal PDVSA. A Casa Branca, porém, não confirma informação. A estratégia da diplomacia americana, disse Tillerson, deve ser “produtiva e construtiva” para evitar ser utilizada pelo regime de Nicolás Maduro como uma ferramenta para justificar suas ações.
A Venezuela vive desde 1º de abril uma onda de protestos contra e a favor do governo. Alguns deles terminaram em violência e foram reprimidos pelas autoridades, deixando até o momento 69 mortos e mais de 1 mil feridos, segundo o Ministério Público (Agência EFE).