75 views 3 mins

Alta de 1,0% no volume de serviços em abril é a maior desde março de 2016

em Manchete Principal
quarta-feira, 14 de junho de 2017
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles ressaltou que o transporte foi o destaque neste crescimento, tendo avançado 1,0% na mesma base de comparação.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles ressaltou que o transporte foi o destaque neste crescimento, tendo avançado 1,0% na mesma base de comparação.

O setor de serviços cresceu 1% em abril, depois de ter fechado março com retração de 2,6% na série livre de influências sazonais. Ainda assim, este é o melhor resultado para os meses de abril desde os 2,1% de 2013 e o melhor resultado para o setor desde o 1,2% de março último. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal, divulgada pelo IBGE. Mesmo com o crescimento de abril diante de março, o setor de serviços encerrou os primeiros quatro meses do ano com queda acumulada de 4,9%.
Os dados indicam, ainda, que o setor acumula, na comparação com abril de 2016 (série sem ajuste sazonal) retração de 5,6%, a maior para os meses de abril de toda a série histórica e acompanhando as retrações de 5,2% e de 5,3% de março e fevereiro na série do acumulado dos últimos 12 meses, sempre em comparação aos 12 meses imediatamente anteriores. Quando comparado a abril do ano passado, a retração é de 5,6%. Mesmo com a queda na atividade de serviços, a receita nominal do setor em abril acusou variação positiva de 0,5% em relação a março, embora tenha fechado com recuo de 0,4% na comparação com mesmo mês do ano anterior.
A receita nominal do setor fechou os primeiros quatro meses do ano com crescimento de 0,6%, enquanto a dos últimos 12 meses ficou estável (0,0%). Por atividade, o resultado de maior peso sobre o indicador global foi a do segmento de transportes, serviços auxiliares de transportes e Correios, que teve crescimento de 1% em abril sobre março. Os setores de serviços de informação e comunicação e outros serviços registraram queda de 0,2% e 5,8%, respectivamente. Regionalmente, os maiores crescimentos no setor de serviços foram registrados na série reajustada sazonalmente no Paraná (2,4% de março para abril, uma variação positiva de 1,4 ponto percentual); Rio Grande do Sul (2,2%) e São Paulo (2%).
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o avanço do setor de serviços é mais um sinal de recuperação da economia. Em sua conta no Twitter, ressaltou que serviços era o único componente negativo do PIB no primeiro trimestre. “Resultado de abril mostra reação deste setor”, completou. No Twitter, Meirelles ressaltou que transporte foi o destaque neste crescimento. Os serviços de transporte também avançaram 1,0% na mesma base de comparação(ABr/AE).