72 views 2 mins

Volkswagen vê embarques de veículos crescerem 63%

em Manchete
quarta-feira, 14 de junho de 2017
Divulgação

Divulgação

Argentina, México e Colômbia foram os principais destinos dos automóveis exportados pela Volks.

São Paulo – Se no mercado doméstico as vendas da marca ainda patinam, nas exportações a Volkswagen vive um de seus melhores momentos no País. Por ser a maior exportadora de automóveis do Brasil, a montadora está puxando o desempenho recorde da indústria automobilística nas vendas ao exterior. De janeiro a maio, os embarques da Volks cresceram 63%, chegando a 71,1 mil carros, ou 23% do total exportado pela indústria de veículos no período.
Argentina, México e Colômbia foram os principais destinos dos automóveis exportados pelas três fábricas de veículos da Volkswagen no Brasil. Seu modelo mais vendido é o Gol, com 32,2 mil unidades embarcadas nos cinco meses, seguido por Voyage (13 mil), Saveiro (11,8 mil) e o subcompacto Up! (8,4 mil). O desempenho positivo das exportações tem ajudado a Volks a reduzir a ociosidade de suas linhas de produção, ao compensar a queda no mercado doméstico, onde vendeu, no acumulado até maio, 3,8 mil carros a menos do que em igual período do ano passado.
Balanço divulgado na semana passada pela Anfavea mostra que as exportações de veículos, incluindo caminhões e ônibus, crescem num ritmo de quase 62%. Tanto em maio, quando foram exportadas 73,4 mil unidades, quanto no acumulado dos cinco primeiros meses de 2017 – período em que as vendas externas chegaram a 307,6 mil unidades -, os embarques registraram, entre períodos equivalentes, as melhores marcas da história da indústria automobilística nacional (AE).