62 views 2 mins

Salles reafirma empenho federal em limpar e monitorar óleo

em Manchete
terça-feira, 22 de outubro de 2019

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou na manhã de ontem (22) em coletiva de imprensa, em Recife, que o governo está empenhando grandes esforços para a limpeza das praias, desde o início do aparecimento das primeiras manchas de óleo, em meados de setembro.

“O governo colocou todas as equipes, Ibama, Marinha, Petrobras, ICmBio, todos indicados a fazer o monitoramento dessas manchas e o recolhimento. Além disso, todos os esforços do ponto de vista de satélites – nacionais, estrangeiros, americanos –, a guarda costeira, a Marinha desde o início em contato com outras guardas marinhas de outros países pra fazer o reconhecimento e a identificação da origem deste óleo”, disse o ministro.

Salles destacou ainda que, desde o início, o Ministério fez a análise do óleo, a correlação com os barris que apareceram na costa e que em nenhuma medida deixou de ser tomada. Salles está na região com militares do Exército, da Marinha, equipes do Ibama, Defesa Civil, prefeitura e voluntários. O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou a liberação de R$ 2,58 milhões para o estado de Sergipe empregar na limpeza das praias atingidas pelo óleo cru.

A quantia representa pouco mais de 10% dos R$ 22 milhões que o governo estadual solicitou para custear as atividades de limpeza, monitoramento, contenção e recolhimento do óleo que já vem realizando. O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse que um grupo de cerca de 5 mil militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército estão reforçando as ações de limpeza das praias atingidas (ABr).