72 views 47 secs

Vazamento de óleo pode ter partido de ‘navio irregular’

em Manchete
terça-feira, 22 de outubro de 2019

O comandante da Marinha, Ilques Barbosa, disse ontem (22) que o governo está concentrando as investigações sobre as causas da mancha de óleo nas praias do Nordeste em 30 navios de dez países diferentes. Mas, para ele, a maior probabilidade é que o vazamento partiu de um navio irregular, chamado de dark ship. No entanto, nenhuma possibilidade foi descartada, mas os esforços estão concentrados nessa linha de investigação.

“O mais provável é de um dark ship ou um navio que teve um incidente e, infelizmente, não progrediu a informação como deveria”, disse, explicando que, por convenção internacional, todo incidente de navegação deve ser informado pelo comandante responsável. Empresas e instituições estrangeiras e 11 autoridades marítimas estão apoiando o Brasil nas investigações.

“É um tema que envolve agressão à nossa pátria e como é da nossa tradição, nós vamos encontrar”, disse. “Não posso assegurar se é breve ou longa (o tempo de investigação), mas vamos continuar até onde necessário”, ressaltou, ao informar que a quantidade de óleo que já chegou à costa brasileira é muito menor do que a capacidade dos navios investigados, em torno de 300 mil toneladas. Até segunda-feira (21), foram recolhidas 900 toneladas de resíduos de óleo cru nas praias do Nordeste (ABr).